sexta-feira, 24 de junho de 2016

Viviana & Viviane

.


Viviane é a forma francesa de Viviana, que pode ser tanto uma das variantes de Vivien ou então, uma forma feminina do nome latino Vivianus.

Como forma feminina de Vivianus, derivaria portanto da palavra latina “vivus”, ou seja “vivo”, então, Viviana significaria “viva”, “a que traz vida”, "que possui vida". Santa Viviana, também conhecida como Bibiana, foi uma santa e mártir romana do século IV.

Já como uma forma de Vivien, ele foi usado por Alfred Lord Tennyson, como o nome da Dama do Lago, em seu épico Rei Artur (1859). Tennyson pode tê-lo baseado em Vivienne, mas possivelmente surgiu como uma leitura errada de Ninian. Uma portadora famosa foi Vivien Leigh, interprete de Scarlett O’hara em “E o vento levou”.

Ninian poderia ser uma forma latinizada de Niniavus, a partir do nome galês Nynniaw, que presumivelmente tem origem galesa. Segundo o cronista do século 12, Geoffrey de Monmouth, este era o nome de um príncipe galês que lutou contra as forças invasoras de Julio Cesar. Também foi levado por um historiador do século 8, geralmente conhecido pela forma latinizada, Nennius. Em muitos sites que levam em consideração essa fonte etimológica dizem que Viviane significaria “bela dama”, com origem no gaélico Bébinn.

Na lenda arturiana, dependendo de suas imensas versões diferentes, Viviane seria o nome de uma fada da época da Távola Redonda, que teria recolhido Lancelot e tornando-o seu escravo amoroso. Na maioria das obras, porém, essa personagem leva o nome de Nimue.

Em francês, temos as variantes Vivianne ou Vivienne (Vivien é um nome masculino, na França e Viviano é usado moderadamente na Itália). Em outras línguas temos: Vivian, Vivi (dinamarquês), Vivian, Vianne, Viviette, Vivyan (inglês), Viivi (finlandês), Viviana, Bibiana (italiano, romano antigo, espanhol), Vivien (literatura), Vivian, Vivi (norueguês).

Uma das personalidades mais populares com este nome é a cantora, atriz e modelo brasileira Viviane Araújo. Em São Paulo, no ano de 2015, foram registradas 3 meninas chamadas Viviana, e 52 meninas chamadas Viviane. 

Esse já foi um nome mais popular em outras gerações, mas agora se tornou raro entre bebês e crianças. O preferido continua sendo Vivian (119 registros), e ainda existe a ocorrência de Viviany (6), Viviani (4), Vivianny (2), Vivienne (2), Viviann (1), e acrescente-se várias outras grafias com o Y substituindo os mais diversos “i”s encontrados no nome.  





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário