sábado, 31 de outubro de 2015

Hermes

.

Hermes provavelmente origina-se do elemento ερμα, do grego “herma” que significa “monte de pedras, marcador de fronteira, divisa". Hermes era um deus grego associado com velocidade e boa sorte, que serviu como um mensageiro de Zeus e os outros deuses. Ele foi também o padroeiro dos viajantes, escritores, atletas, comerciantes, ladrões e oradores.

Este também foi usado como nome pessoal, sendo suportado, por exemplo, por um santo e mártir primeiro século. A variante feminina é Hermione. Em outras línguas temos Ermes, Ermete (italiano), Ermolai, Germogen, Yermolai (russo).

Na mitologia grega, Hermes era filho de Zeus e Maia, possuidor de vários atributos. Acabou chegando até outras terras e criou-se então o personagem Hermes Tremenegisto, que quer dizer "Hermes três-vezes-mais", divindade sincrética que combina características do deus grego Hermes e do deus egípcio Toth.

Uma das referências mais interessantes em termos de Brasil é Hermes Rodrigues da Fonseca que foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Era sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, 1º presidente do Brasil.

Apesar de ser um nome bem conhecido no Brasil e em outros países de língua portuguesa, não há referências de registros de Hermes nas últimas listas divulgadas.


Acredito que o significado não seja muito auspicioso, pois monte de pedras não é lá o que se espera do significado de um nome, porém, a associação com um deus grego famoso e a originalidade da escolha do nome hoje tornam-no interessante. 


By




.

Aparecida


.

Segundo o relato contado pelos populares, uma imagem de uma santa negra foi encontrada por pescadores em um rio. Deram a ela o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e o culto à ela sempre foi muito forte no Brasil, tanto que esse título da Virgem Maria é o mais usado e ela se tornou padroeira do Brasil.

A Nossa Senhora Aparecida - que é uma imagem - atribui-se curas milagrosas. Esse é evidentemente o primeiro passo para pessoas religiosas de todo o país terem feito promessas e homenagens à santa, dando este nome à suas filhas. Assim, Aparecida passou a ser usado como nome próprio tipicamente brasileiro. 

O nome, obviamente, tem significado literal e é considerado mais um dos atributos à Virgem Maria, como por exemplo, Conceição, Remédios, Socorro, Consuelo, Amparo, Anunciação, Pilar, Assunção, Guadalupe, Penha, Auxiliadora, Fátima, Montserrat, Lourdes, e mais uma boa quantidade. 

E também vem acompanhado de uma enorme carga religiosa. Além de ter pessoas com o nome, que evidentemente são filhas de pessoas devotas, ainda tem várias cidades brasileiras chamadas Aparecida, inclusive aquela onde construiu-se a Basílica de Aparecida, em Goiás, que recebe milhares de fiéis por ano. 

Além de ser literal, ele logo remete ao apelido "Cida, Cidinha", que ficou bem marcado em determinada época e determinada classe social no Brasil. Hoje, não há nenhuma referência a registros de Aparecida nas últimas listas disponíveis. Os nomes de cunho católico, aos poucos, foram sendo substituídos pelos nomes bíblicos, na tendência evangélica mais atual. 

Há poucas notícias de Aparecida registrado nos dias de hoje, apesar disso, eu conheço uma pequena Maria Aparecida, batizada em honra a Nossa Senhora por conta de uma promessa feita pelos pais ou avós. Entendo a escolha desse nome como algo muito especial para os pais que são devotos e querem homenagear ou agradecer a uma promessa feita, então, costumo compreender suas motivações.



By



.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ibrahim




Ibrahim é uma das formas possíveis de Abraão, usada em turco e em árabe, que significa ou "pai de muitos" em hebraico, ou ainda, "multidão". As formas Ibraim (aportuguesamento) e Ibraheem (hebraico), além de Ebrahim (persa) são encontradas também. No Brasil, a versão mais conhecida deste nome é Abraão, e em inglês Abraham. 

Segundo a Wikipédia, Ibrahim seria a versão semita de Abraão. 

Em São Paulo, a forma turca e árabe tem adeptos: de acordo com a Arpen/SP, foram registrados 11 meninos com o nome Ibrahim em 2014. Não há nenhum registro da forma aportuguesada. Em Portugal, temos apenas dois registros no ano de 2014.

Penso que Ibrahim é uma versão bem mais suave que Abraão. O segundo tem além do som do BR, a terminação em ão, que é suavizada imensamente ao terminar em "him".

Pode se constituir em uma boa alternativa para pais que desejam usar nomes bíblicos, especialmente do pai de muitas nações, mas não gosta da sonoridade forte de Abraão. 

Algumas referências encontradas na Internet:

Ibrahim I - sultão do Império Otomano de 1640 até 1648.
Ibrahim Abboud - político sudanês.
Ibrahim Abi-Ackel - político brasileiro.
Ibrahim al-Shiqr al-Jaafari - primeiro-ministro do Iraque de fevereiro de 2005 até abril de 2006.
Ibrahim Ba - futebolista francês, de origem senegalesa.
Ibrahima Bakayoko - futebolista costa-marfinense.
Ibrahim Ferrer - cantor cubano.
Barzan Ibrahim al-Tikriti - irmão de Saddam Hussein e antigo diretor do Mukhabarat.
Ibrahim ibn al-Aghlab - general e fundador da disnatia dos aglábidas.
Ibrahim Rugova - ex-presidente do Kosovo.
Ibrahim Sarsur - político árabe-israelense.
Ibrahim Sued - jornalista e colunista social brasileiro.




By





.

Kailani

.


Kailani não teve referências nas listas de nomes registrados ano passado. Porém, Kaylane foi registrado 29 vezes em São Paulo, no ano de 2014 (Arpen/SP). Em Portugal, há uma Kailani nascida em 2014, provavelmente filha de imigrantes. 

Segundo fontes razoavelmente confiáveis, como o site Nameberry (em inglês) é um nome havaiano que quer dizer "mar e céu" (Kai, mar, e Lani, céu). Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, é um dos muitos nomes havaianos usados em língua portuguesa, especialmente no Brasil. 

Kailani foi o nome de uma personagem da série teen "Malhação", em sua nona temporada. Ela era filha do personagem César (Kadu Moliterno), um viúvo ex-campeão de surfe e famoso apresentador de um programa de esportes radicais. Kailani era fruto de um rápido romance entre César e uma surfista havaiana, por isso o nome.

Muitas vezes percebe-se que as pessoas preferem o nome com K do que com C, e acabam colocando K onde não existe. Por isso, é preferível buscar um nome cuja grafia original seja com K e então, não haverá erros de escrita e nomes visualmente mal grafados. 

Nesse sentido, Kailani se torna uma boa alternativa para quem gosta de nomes com K e com origem mais exótica. Porém, outras grafias como por exemplo Kaylane, que é a preferida dos brasileiros, é desaconselhável pois possui um Y desnecessário e uma terminação em E incorreta. 



By




.



quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cibele




Cibele é um nome de significado desconhecido, possivelmente a partir de raízes frígias, significando tanto "pedra" como "pêlo". Este era o nome da deusa frígia da fertilidade e da natureza, mais tarde adorada pelos gregos e romanos. A grafia Cybele é usada no inglês e em grego, a grafia é Kyveli. Em Roma, era conhecida com Magna Mater. 

Em Portugal, na lista de nomes mais registrados, encontrei apenas em compostos: Melissa Cibele, Maurícia Cibele, Taíssa Cibele; Aparentemente, portugueses acham que a terminação "issa" combina com Cibele. 

Em São Paulo (Arpen/SP, 2014), foram 21 meninas chamadas Cibele, 14 na grafia Cibely, outras 14 na grafia Cibelle e 45 Cibelly. Ainda encontrei 15 registros da grafia Sibelly, que eu fico em dúvida se era para ser Cibele ou Sibila, ou uma mistura dos dois. 

No Brasil, podemos citar Cibele Breide, atiradora esportiva brasileira e Cibele Larrama, atriz brasileira; Além dessas, há uma artista plástica brasileira chamada Cybele Varela e uma cantora brasileira conhecida apenas por Cybele.

Cibele é um nome, na minha opinião, bastante doce e feminino, adequado para pessoas que buscam essas características para nomear uma filha. 



By



.

Yoren

.
Yoren é um nome utilizado pelo autor George R.R Martin para um personagem secundário da sua obra "Crônicas de Gelo e Fogo", adaptado para uma série da HBO chamada Game of Thrones. 

A dificuldade de encontrar fontes de significado e origem deste nome aponta para a possibilidade dele ter sido totalmente inventado. Mas possivelmente, George teve várias inspirações:

Primeira hipótese: Ele pode ter baseado-se em Yoram (Yeroham), forma hebraica de Joram ou Jehoram, que significa "exaltado pelo Senhor". Este era o nome de um rei de Judá, no Antigo Testamento.

Segunda hipótese: George pode ter inspirado-se em Yori, nome masculino japonês que significa "confiança".

Terceira hipótese: George pode ter retirado o K e colocado um N no final do nome de Iorek Bymison, personagem do "urso" de Fronteiras do Universo, adaptado para o cinema como "A Bússola de Ouro". 

De qualquer maneira, Yoren me parece bastante familiar. Tem uma sonoridade parecida com outros nomes iniciados com "I" seguido de vogal, como Iago. A terminação em "en" é suave e contrapõe a masculinidade exagerada que muitas vezes se exige de um nome para menino.

Acho que Yoren poderia sair da literatura e vir a nomear alguns meninos na vida real. Talvez soe estranho para Portugal, onde as pessoas são tradicionais em relação a nomes, mas para o Brasil com certeza pode ser atraente e apelativo, visto que existe um gosto mais acentuado por nomes estrangeiros anglófonos. 




By





.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Fabiana

.

Fabiana é a forma feminina de Fabianus, encontrado também nas formas masculinas Fabiano (italiano, português), Fabián (espanhol), e também na variação Fabienne (francês). Fabianus é o nome de família romana que foi derivado do latim "faba", ou seja, "feijão".

Trata-se de um nome que foi razoavelmente popular em determinada geração, mas que não foi totalmente esquecido. É comum encontrar adolescentes com o nome e também, bebês. Em Portugal, no ano de 2014, nasceram 53 bebês com esse nome, enquanto no Brasil, em São Paulo, no mesmo ano, nasceram 59. 

No Brasil, encontramos com certa frequência também as grafias Fabiane, e por vezes, Fabiéle, que é a invenção a partir do nome, trocando o "ana" pelo "ele", feita aliás, com vários nomes semelhantes.

Quem se chama Fabiana tem uma plantinha só para si: existe um gênero botânico pertencente à família Solanaceae que se chama assim. 

Planta chamada Fabiana

No Brasil, temos atleta de salto com vara chamada Fabiana Murer, e uma remadora chamada Fabiana Beltrame. Além dessas, Fabiana Scaransi, apresentadora de TV e jornalista; Fabiana Karla, atriz e comediante brasileira; Na Argentina, uma cantora e compositora de Rock conhecida é Fabiana Cantillo. 


Apesar de ter sido um nome usado nas gerações passadas, e pouco visto agora na geração que está nascendo, é um nome que tem uma pegada romana e por isso sustenta certo charme. Ao mesmo tempo que soa moderno e fresco, como poucos nomes romanos antigos. 

Valeria a pena hoje essa escolha para um bebê. 




By




.

Cleópatra

Lana Del Rey caracterizada como Cleópatra 


Não é preciso ser um grande historiador para perceber que na antiguidade ou na Idade Média era quase impossível de uma mulher se destacar no governo, na política ou em qualquer outra atividade predominantemente masculina. Por isso, as que de destacaram de modo arrebatador nos causam fascínio até hoje, pois com certeza eram mulheres incríveis e poderosas.


Cleópatra é uma delas. Ela tem uma repercussão incrível na mídia por ser uma figura histórica bastante conhecida e por ter sido explorada em inúmeras releituras em filmes, seriados, pinturas, etc. A representação mais famosa da governante do Antigo Egito é a da atriz Elizabeth Taylor, sendo assim é comum pensar que a Cleópatra antiga também era estonteantemente linda: o que não é bem assim. 

A segunda ideia que temos é que Cleópatra foi a única do seu nome. Na verdade, existiram várias: a mais famosa delas chamava-se Cleópatra Thea Filopator, ou Cleópatra VI. Estima-se que ela viveu entre 69 a 30 a.C, convivendo com outras figuras históricas de renome como Julio César e Marco Antônio;

Se ela não era bonita nem mesmo a única, o que a fez tão importante para a história? A inteligência. Cleópatra foi uma grande estrategista e sabia bem como governar, falava mais de quatro idiomas, estudava filosofia, literatura e arte gregas. Rica como toda grande líder, conquistava os homens com, além de sua sedutora inteligência, presentes e favores. Apesar de ter governado a princípio, com seus irmãos Ptolomeu XIII (casou-se com este, como e de costume para a sociedade egípcia, para preservar o “sangue nobre”) eXIV, não demorou muito para que ocupasse sozinha o “trono” egípcio.

De acordo com a história, Cleópatra teria se envolvido com Julio Cesar, e depois de sua queda, com Marco Antônio. Mas durante disputas deste com Otávio Augusto, deixou uma cobra venenosa picar-lhe o seio e suicidou-se junto a Marco Antônio. 

O nome Cleópatra é composto a partir do nome grego Κλεοπατρα (Kleopatra) que significa "glória do Pai", derivado de κλεος (kleos) "glória" combinado com πατηρ (pater) "pai". Este foi o nome de várias rainhas do Egito a partir da família real ptolomaica, incluindo Cleópatra VI. A tragédia de Shakespeare "Antônio e Cleópatra '(1606) baseia-se ela.

Pode ser encontrado ainda na variante Kleopatra, na forma masculina Kleopatros e mais comumente, no diminutivo Cléo

Como nome próprio no mundo atual talvez soe pretensioso, pois foi muito marcado como o nome de uma personalidade histórica específica e pela sonoridade pesada do "patra". Cléo é uma boa alternativa, que é mais suave e ao mesmo tempo preserva a referência histórica. 



By




.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Imaculada




Imaculada é um nome literal, que remete para "sem mácula", ou seja, "sem nenhum pecado". O nome deriva da imaculada concepção da Virgem Maria, que teria engravidado sem manter relações sexuais. Em inglês usa-se Inmaculada, e o apelido provável é Inma

No Brasil, existe um município na Paraíba com o nome Imaculada, nomeado por um Padre em honra ao santo do dia. É um nome com pouquíssimas referências a não ser questões religiosas, como nome de ordens monásticas, mosteiros, igrejas, etc. 

Maria Imaculada foi o nome usado para o personagem de Luciana Braga na novela Tiêta, onde ela era uma das "rolinhas" do prefeito que oferecia as meninas abrigo, alfabetização e comida em troca de favores sexuais. Esperta, ela consegue driblar o prefeito por muito tempo (numa clara referência a personagem Sherazade de Mil e Uma Noites). 

A novela teve até uma Trilha especial em que Elba Ramalho gravou a música Imaculada, para esta personagem.

É um nome inegavelmente de cunho religioso, e tem forte apelo moral. Uma pequena Imaculada parece nascer com a obrigação de não ter pecado nenhum ao longo de toda a vida. Nesse ponto, sempre pode acontecer da filha ser praticante do ateísmo ou então não ter nenhuma característica de uma pessoa imaculada. 

Se trata do risco que pais que escolhem nomes que são atributos da Virgem Maria ou tem conotação puramente religiosa precisam correr. Mas tudo é uma questão de gosto pessoal, e a sonoridade de Imaculada me agrada, ao contrário da maioria dos nomes literais que são qualidades/atributos. 




By






Cléo

.
O Behind the Name, um dos sites mais confiáveis de pesquisas sobre nomes próprios, diz que Cléo é abreviação de Cleópatra. A verdade é que Cléo significa "Glória", em grego, sendo que Cleópatra quer dizer "Glória do pai" (Cleo= glória + patra= Pai).

O nome ficou conhecido e famoso no Brasil através da atriz Cléo Pires, filha de Glória Pires e Fábio Jr., que já interpretou grandes papeis incluindo Ana Terra no filme O Tempo e o Vento. 

Cléo de Merode (nascida Cleópatra) era uma dançarina francesa do Belle Époque. Em 1806, o rei Leopold II participou do balé, viu Cléo dançando e se apaixonou por ela. Era uma mulher bonita e lendária. Outras referências são Cleo Laine, cantora de jazz britânica, Cleo Moore, atriz americana, Cléo Martins, escritora e romancista brasileira. 

De qualquer forma, trata-se de um grande nome (apesar de curtinho), pois é sofisticado e elegante. Ele é raro no Brasil, mas de qualquer modo, não é totalmente estranho. Em São Paulo, em 2014, foram registradas 14 meninas com o nome Cléo. Em Portugal, no mesmo ano, foram apenas duas. Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP foram apenas 10 meninas chamadas Cléo registradas. 

Vale lembrar que Cléo também pode vir do nome grego Cleofas e por isso, ser masculino. Cleo Anthony é um homem, ator que atuou como figurante no filme Divergente.  Então, dependendo do ponto de vista, Cléo pode ser considerado também um nome masculino. No Brasil, por exemplo, havia um jogador de futebol que atuava como meia chamado Cléo Hickman e nos Estados Unidos, também havia Cleo Montgomery, um jogador de futebol americano.


No Brasil inteiro, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), temos 4.839 pessoas chamadas Cléo, sendo que o destaque fica por conta do Rio Grande do Sul (para se ter uma ideia, de todos os registros de Cléo, 1.521 são no território gaúcho), na década de 1980.


Porém, 2.967 pessoas dessas quase 5 mil, são homens, e os representantes do Rio Grande do Sul são praticamente todos homens (1.433). Podemos dizer então que a maioria das pessoas chamadas Cléo no Brasil são do sexo masculino! 

Embora na minha opinião Cléo seja absurdamente feminino e de achar totalmente estranho um homem chamado assim, entendo que as pessoas o achem masculinizado por conta da terminação em "o" que não é comum nos nomes femininos.

Cléo soa bem mais "humano" que Cleópatra, que por mais que seja referência por se tratar de um dos personagens históricos mais conhecidos, tornou o nome demarcado e caricato. Portanto, Cléo é mais próximo da realidade.


By





.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Paula




Paula é a forma feminina de Paulus, o nome de uma santa romana do século IV, mais conhecida como Santa Paula de Roma, que foi companheira de São Jerônimo, co-patrona da ordem fundada em homenagem à este. Esse nome origina-se a partir do nome de família romana “Paulus”, que significa “pequeno” ou “humilde” em latim.

No Brasil, teve seu auge na década de 70, e por isso ficou um pouco datado. É muito usual a composição de Paula com Ana ou Maria, o que tornou o nome ainda mais popular. É difícil encontrar o nome Paula em crianças nos dias de hoje, mas não impossível, pois continua sendo um nome esporadicamente registrado. Uma das personalidades mais notórias com esse nome, no momento, é a cantora brasileira Paula Fernandes.

Nos Estados Unidos, Paula aparece em todos os Rankings de 1000 nomes femininos publicados até hoje desde 1880, sendo que sua melhor colocação foi em 1963 na posição #42. Em 2014, o último ranking publicado, Paula figura entre os últimos nomes da lista, na posição #989         com apenas 0.014% de percentual de uso.

O nome Paula tem popularidade em vários países, como por exemplo:

Áustria: em 2013, ele aparece no 45º lugar no ranking, e aparece no top desde 2006.

Canadá: aparece pela última vez no ranking em 1977, na 88ª posição.

Catalunha: Em 2013, encontrava-se no 4º lugar, mas foi o primeiro colocado nos anos de 2008 e 2009, e antes disso, de 2003 a 2005. Está dentro do top 10 desde 2003, sendo bastante popular em crianças por lá.

Chile: aparece nos rankings de 2006 e 2005, nas posições #38 e #30, respectivamente.

Croácia: aparece no Ranking do ano de 2009, na posição #31.

Galícia: Encontra-se no top 10 desde 2005, estando em 9º no ano de 2013.

Polônia: Aparece pela última vez em 2009, na 99ª posição.

Espanha: Em 2014, encontra-se no 4º lugar, e varia entre as primeiras posicoes desde 2002.

Suíça: ficou dentro do top 100 de 1968 a 1977.

Podemos concluir, portanto, que Paula é um nome bastante internacional, se julgarmos a ocorrência dele em vários países. Uma Paula que tenha intenções de morar no exterior, dificilmente terá problemas, exceto a pronúncia um pouco diferenciada.

No Brasil, nas listas disponibilizadas pela Arpen/SP, Paula aparece com 154 registros em 2015, e 208 registros no ano anterior. Ou seja, apesar de menos expressivo que os populares Sofia, Julia ou Laura, Paula continua sendo bastante registrado, a considerar o fato de ter sido amplamente usado até a exaustão na década anterior.

Variante: Paola (Espanhol)

Diminutivos: Pauletta (Inglês), Paulinha (Português), Pavica (croata)

Outras línguas: Pavla (Checo), Paule, Paulette (francês), Pala (islandês), Paola (italiano), Pavla (esloveno).


Algumas referências:

Paula - uma ex-jogadora brasileira de basquete
Paula Fernandes - Cantora mineira de sertanejo.
Paula Julie Abdul é uma dançarina, coreógrafa, cantora e atriz norte-americana.
Paula Toller, é uma cantora e compositora brasileira atualmente em carreira solo, também conhecida como vocalista da banda Kid Abelha.
Paula Picarelli é uma atriz brasileira de televisão e teatro.



.

Lilith

.


Lilith é daqueles nomes controversos. Ela aparece como demônio noturno na crença tradicional judaica e islâmica, sendo a primeira mulher de Adão. Ela seria a predecessora de Eva, criada anteriormente a esta, mas que não se adequou ao papel esperado. O mito hebreu relata que a primeira mulher teria sido criada do pó, tanto quanto Adão, e por isso, reivindicava igualdade perante o homem. 


Lilith não aceitava ficar por baixo nas relações sexuais, e não aceitava ser dominada pelo homem. Então foi expulsa do Éden e, para algumas culturas e algumas lendas, foi transformada em um demônio. Sempre digo que Lilith e um nome que se tornou contestador, místico e feminista. Pois até onde consta, ela foi a primeira a questionar a sociedade patriarcal. 

Portanto, demônio ou não, o movimento feminista teria tido uma precursora a dezenas de milhares de anos atrás. Ser "a feminista original" é um título digno de suportar. Lilith é cultuada em vários movimentos de misticismo e magia, bruxaria, etc. como um símbolo do poder feminino. 

Além da Torá, ela é citada na mitologia Assíria e na região mesopotâmica, e muitas vezes é associada com a deusa grega Hécate, que cuida as portas do Hades montada no cão Cérbero, de três enormes cabeças. Portanto, Lilith é um personagem mitológico muito antigo. 

Quanto ao nome em si, Lilith deriva do acadiano Lilitu, que que dizer "noturna". No letão, a grafia translitera-se para Lilita. Pelo fato de significar "noturna", ela também é associada a animais noturnos, especialmente a coruja. O significado não é problemático: não há nada de errado com a noite, muito pelo contrário, e inclusive o nome Laila/Leila também significa noite e é aceito com aplausos. 

Nos últimos tempos, ela tem sido mais associada a seus atributos de beleza e sensualidade e sua referência vem sendo usada em romances e obras de fantasia. Por exemplo, ela aparece em Instrumentos Mortais (Cassandra Clare) e em Supernatural, série de TV, onde ela é retratada como um demônio nas características tradicionais de um deles. 

Acredito que não é um nome muito bem visto por aqueles que levam as histórias hebraicas/cristãs muito a sério. A todos os outros, parece um nome carregado de simbolismo, questionamento e contestação feminina. Aliás, muito adequado para os dias atuais, onde a espiritualidade, o poder, o potencial e os direitos femininos estão aflorando como nunca.

Parece um pouco melancólico o fato de um nome tão bonito estar associado a um espírito demoníaco (Pense um pouco: quem escreveu os mitos, mulheres ou homens?), então, prefiro pensar como a famosa portadora estava disposta a sacrificar seu lugar no paraíso em vem de submeter-se a autoridade masculina. Faz parecer forte, tem aquele tão valorizado tom de rebeldia e liberdade. 

Ela apenas foi expulsa por que expressou sua opinião, por que não queria submeter-se, por que queria dar a mulher um status de igualdade. Ok, estou falando como se Lilith realmente tenha existido (mas, quem sabe...), pois o simbolismo é tão forte que contagia. 

De qualquer forma, não temos que sucumbir aos significados da mitologia. Temos que desfrutar desse belo nome. É um nome para uma mulher linda, charmosa, inteligente, independente, forte, lutadora e até mesmo sensual. 




By





.






Desdêmona

.


Desdêmona deriva do grego δυσδαιμων (dysdaimon) que significa "malfadada", ou seja, "Aquela que tem má sorte". Este era o nome da esposa assassinada de Otelo na peça homônima de Shakespeare (1603).



É um significado pouco animador, tendo em vista ainda que a personagem de Shakespeare, esposa de Otelo, é assassinada por ele que sofre de enlouquecedor ciúme. Iago, o vilão, incrimina-a usando um lenço que lhe é roubado, e faz Otelo acreditar que ela é adúltera, em vingança por não ter sido promovido.

A peça foi transformada em ópera por Verdi e é considerada um dos clássicos de maior sucesso deste. 

Uma lua de Urano, descoberta em 1986, recebeu o nome de Desdêmona em referência a peça de Shakespeare. 


Apesar do significado, acho que é um nome bonito, ideal para quem  não liga para o significado. Afinal, ninguém se apresenta dizendo: "Olá! Sou Desdêmona e significa má sorte". E apesar do destino, a heroína da peça de Shakespeare era bondosa e honesta, só teve mesmo má sorte! 

Além disso, como as Cecílias não nascem cegas, nenhuma Sara que eu conheço é princesa, nem as Déboras nascem com cara de abelha, não significa evidentemente que uma Desdêmona terá má sorte. Isso é superstição. 

Ao longo dos últimos 90 ou 100 anos, apenas 93 pais pensaram assim. Esse é o número de pessoas chamadas Desdêmona que temos no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maioria delas nasceu antes de 1930, e quase a metade em São Paulo. 

Gosto de nomes que se destacam, e com certeza Desdêmona é um deles. Gosto muito da ênfase fechada da segunda sílaba, do acento circunflexo e do fato do nome ser longo (tem 9 letras), pois nomes longos sempre me parecem mais potentes.




By




.


domingo, 25 de outubro de 2015

Valquíria

.

Forma portuguesa de Valkyrie. Significa “Seletor do massacrado” ou então, “a que escolhe os mortos”, derivado do nórdico antigo Valr (o morto) e Kyrka (seletor). Na mitologia nórdica, Valquírias eram donzelas que lideraram heróis mortos em combate a Valhalla (o paraíso).

Além dos seres mitológicos, a primeira coisa que vem à mente depois de ouvir o nome é a Operação Valquíria, onde a resistência entre os militares alemães armou um plano para assassinar Hitler, mas ele sobreviveu.

Algumas referências incluem:

Valquíria Ribeiro (São Paulo, 16 de junho de 1977) é uma atriz que atualmente é uma das estrelas da Rede Record, emissora que a revelou no papel de Juliana, em A Escrava Isaura.

Valquiria Melnik Blicharski Dalagnol é uma modelo e jornalista brasileira que venceu o concurso de Miss Brasil Mundo em 1994.

A Valquíria - uma ópera de Richard Wagner, a segunda parte de quatro que compõem a tetralogia Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo).

As Valkírias - livro do escritor Paulo Coelho.

No Brasil, esse nome sempre foi raro, inclusive nas gerações passadas. Agora, não possui nenhum registro nas listas atuais disponíveis. Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 58.921 pessoas chamadas Valquíria no Brasil, durante o período da pesquisa. A maior frequência é em Alagoas, e a década da maior parte dos nascimentos, por incrível que pareça, é os anos 80. Assim, a maioria das moças chamadas Valquíria estão na casa dos 30 anos hoje. Esse total de pessoas com o nome faz dele o número 259 no ranking dos nomes femininos mais usados no Brasil, dentro da pequisa do IBGE. 

Em Portugal, consta apenas uma pequena Maria Valquíria, nascida em 2014, mas é a única referência do nome na lista portuguesa.

Entretanto, acredito que apenas o nome não foi ainda redescoberto, ele tem muito potencial assim como Valéria e Valentina, precisa apenas ser desvendado para os olhos do mundo. É um nome elegante e sofisticado, que está sendo subutilizado nos países de língua portuguesa.



By







.

Nívea

.

Nívea é um nome derivado do latim "niveus", que significa "branca de neve". Ele foi usado pela escritora Isabel Allende para um personagem do seu romance em língua espanhola "La Casa de Los Espiritus" (1982), traduzido para o português como "A casa dos Espíritos".

Considero-o um nome sensacional, tanto pela sonoridade, pela dificuldade de achar nomes verdadeiramente bons com N, e pelo significado maravilhoso que ele tem de extra. No Brasil, ele nunca foi realmente muito usado, mas tem lá suas representantes, como a atriz Nívea Maria e Nívea Stelmann, mais jovem, nomeada em homenagem à primeira. 

Também temos outra atriz chamada Nívea Helen e uma cantora e compositora chamada Nívea Soares

O que infelizmente estraga o nome Nívea no Brasil - na opinião de muitas pessoas, não na minha - é a marca de cosméticos Nívea, que apesar da sede alemã, tem muitos consumidores por aqui. Eu não vejo demérito nenhum em ter uma marca com nome de pessoa e isso é algo que não podemos levar em consideração, caso contrário, não haverá mais nomes bons para serem usados, visto que a maioria deles nomeia alguma outra coisa além de pessoas. 

Talvez essa seja a explicação para no Brasil - e em Portugal também - não haver a mais remota referência de Nívea nas últimas listas de registros disponíveis. Nos últimos anos, portanto, nascem pouquíssimas Níveas nos países de língua portuguesa. O que é uma pena: é um tesouro escondido.

Como tem 5 letras, é curto, sonoro e tem toda uma vibe moderninha, deve ser uma boa alternativa para substituir os cansadíssimos Sofia, Julia, Luísa, Laura e adjacentes. 



By




.

sábado, 24 de outubro de 2015

Jezebel & Jezabel

.


Jezebel ou Jezabel origina-se a partir do hebraico אִיזֶבֶל ('Izevel) o que significa que, provavelmente, "onde está o príncipe?", pergunta de um ritual falado em cerimônias em homenagem a Baal. Em alternativa, pode significar "não exaltado". Em outros sites o significado apontado é "Baal exalta".  No Velho Testamento Jezebel é a esposa de Acabe, rei de Israel. Ela é uma rainha muito poderosa, que institui o culto a Baal, recriminando os sacerdotes do deus de Israel. 

Jezebel se torna mais importante e mais influente que o rei, e acaba dominando totalmente o governo de Israel, causando revolta entre os seguidores do deus de Israel. Elias a confronta, assim como Jaú, e no final este último manda eunucos jogarem-na da janela, e ela é comida por cães, cumprindo a profecia de Elias. Mais tarde, Jaú manda sepultá-la, já que ela era uma rainha, mas só encontram o crânio e os ossos dos pés e das mãos. Toda a história de Jezebel pode ser lida aqui. 

Por causa da personagem bíblica, Jezebel é considerada uma mulher sedutora e sem escrúpulos. Muitas religiões apoiam suas crenças do não uso de maquiagem ao fato dos cães não terem comido o rosto de Jezebel que estava pintado. 

No hebraico bíblico, na verdade, a grafia do nome é Izevel. Pode ser encontrada ainda nas grafias Jezabelle e Jezebelle. Existe uma atriz de filmes pornôs norte-americana chamada Jezebelle Bond (nome artístico).

Jezebel (em Portugal Jezebel, a Insubmissa) é um filme estadunidense de 1938, do gênero drama, produzido e dirigido por William Wyler. O filme é ambientado na cidade de Nova Orleans no século XIX, na época em que a região era dominada pela aristocracia rural sulista algodoeira, e assolada por surtos de febre amarela.

Quanto à sonoridade, penso que Jezebel e Jezabel sejam bastante parecidos com Isabel e portanto, bastante plausíveis. Já a associação com a personagem bíblica não é muito agradável, mas não é muito digna de importância nos dias atuais. A tal Jezebel viveu há milhares de anos, e é de se esperar que haviam várias no seu tempo, mas somente ela ficou famosa.

Por outro lado, mulheres poderosas e dominadoras, que ocuparam espaços masculinos são sempre descritas na Bíblia como pecadoras, logicamente, algo que legitima a dominação masculina ao longo dos séculos. 

Portanto, pessoalmente, não vejo nada que desabone o nome. Usaria sem problema nenhum e adoraria conhecer uma pequena Jezebel ou Jezabel. 

Jezebel também felizmente vem com o benefício da originalidade: No Brasil, apenas 152 pessoas se chamam Jezebel, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), a maior taxa de frequência é no Rio Grande do Sul, e a maioria nasceu nos anos 80. Também encontrei outras grafias, como Jesebel, que tem 269 pessoas. O IBGE ainda revela grafias como Gezebel e Gesebel.

Já a grafia Jezabel é ainda mais rara e tem 85 representantes apenas, segundo o IBGE. 






By





.