terça-feira, 2 de agosto de 2016

Mizar

.

Localizada na Ursa Maior, Mizar, é uma estrela dupla, possivelmente binário, brilhante como esmeralda branca e pálida na cauda da Ursa Maior.

A estrela companheira é Alcor, uma estrela de magnitude 4 e apenas pessoas com visão excelente poderia distingui-lo como uma estrela em separado.

Mirak era seu antigo nome; mas o estudioso francês do século 16 Scaligerincorretamente mudou para o presente Mizar, do árabe Mi'zar, que é o nome de um cinto ou cintura-pano; Mizat e Mirza são suas outras variantes.

Este nome também foi citado na Bíblia como "o monte Mizar" a palavra hebraicamis'ar original e significa "a pequena colina", já que o monte Mizar fica no menor pico do monte Hermon situado em Israel Mizar A foi a primeira estrela binária espectroscópica a ser descoberta.

Na lenda Calisto, filha de Lycaon, rei de Arcadia, de quem estava apaixonadoJúpiter, tornou-se um seguidor de Diana por conta de seu amor a caça. Júpiter procurou Calisto e esta assumiu a forma de Diana. Juno (esposa de Júpiter) descobrindo isto transformou Calisto em um urso. Irritado que o urso foi colocado no céu, Juno pediu seu irmão Netuno nunca deixar essas estrelas no interior de seu reino, e por esta razão eles estão sempre acima do horizonte na Europa [nunca desaparecem abaixo do horizonte, é sempre visível na noite céu, todas as noites, durante todo o ano]. Júpiter, irritado com isto puxou a ursa e com isto criou-se uma cauda, que ficou esticado por causa de seu peso e a distância da Terra ao céu. Por este motivo esta estrela está localizado na cauda da Ursa Maior e a Ursa Menor.

Mizar é um nome masculino usado em pouca escala em países anglófonos e árabes. É um nome cheio de história e muito pouco conhecido pelos lusófonos. Tem um toque especial por ser um nome masculino de uma estrela, ao mesmo tempo tem aquela aura mitológica e cheia de mistérios. Por estes fatores citados no texto, Mizar pode atrair pessoas que procuram estas qualidades, que nem sempre são fáceis de achar principalmente num nome do gênero masculino, a usá-lo posteriormente em seus filhos.


Luinara Menezes

** Texto publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui). 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário