segunda-feira, 30 de abril de 2018

Herman

.


Herman é um nome masculino usado em inglês, holandês, sueco, norueguês, dinamarquês, esloveno e alemão. Ele significa “homem do exército”, derivado dos elementos germânicos “hari” (exército) e “man” (homem). Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, ficou um tempo sem ser usado, e foi revivido no mundo de fala inglesa no século XIX. Foi portado por um missionário russo no Alasca, que é venerado como Santo na Igreja Católica Ortodoxa. Outro famos portador foi Herman Melville, autor de “Moby-Dick”.

Variantes: Hermanus (holandês), Hariman, Hermanus (antigo germânico)

Diminutivos: Harm, Mannes (holandês)

Outros idiomas / culturas: Hermanni (finlandês), Armand (francês), Hermann (alemão), Ármann (islandês), Armando, Ermanno (italiano), Maan (Limburguês), Armando (português), German (russo), Armando (espanhol).

Quanto à popularidade, ele consta no ranking mais popular apenas na Noruega, no 51º lugar. No passado, já constou nos Estados Unidos, na República Checa, nos Países Baixos e na Suécia.

No Brasil, há 746 pessoas chamadas Herman, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior taxa de frequência no Distrito Federal, e a década da maioria dos nascimentos foi 1980.

Referências:

Herman Mazino, jogador de rugby argentino;
Herman Melville, escritor e poeta americano;
Herman Miller, criador de línguas artificiais e sistemas de escrita;
Herman Rarebell, baterista Americano;

Herman van Veen, compositor, humorista, ator, apresentador de televisão e escritor holandês;





.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Analua & Ana Lua

.


O nome Lua já foi trabalhado pela Yasmim Paiva nesse post aqui, e por mim mesma, nesse outro post aqui. Ana tem vários posts sobre nomes compostos e sobre outras grafias, é só pesquisar na aba ao lado.

De qualquer modo, Ana é um nome clássico tradicional e muito usado para dar uma equilibrada em nomes hippies como Lua. A mistura de um clássico com um literal dá um toque de charme ao nome. Ana é a forma portuguesa do hebraico “Channah” que significa “cheia de graça”.

Lua (chamada de Luna em latim) era uma deusa romana representada dirigindo uma biga (carro de guerra) puxada por bois ou cavalos. Não é possível dizer que ela seria uma deusa única, já que Diana e Juno são associadas à Lua. A deusa também era conhecida como “Luna mater” (mãe Lua), e Luna Saturni (Lua de Saturno), e seu nome foi pensado a partir do latim “Luo”, ou seja “libertar”.

Analua, nessa grafia, teve 5 registros na lista da Arpen/SP do ano de 2015, o que significa que é uma composição rara, pelo menos no que tange o estado de São Paulo, somados à 1 registro de Annalua. Ana Lua, na grafia separada, teve 9 registros nessa mesma lista, somados à 4 registros de Anna Lua. Considerando apenas a fonética, tivemos então 17 meninas com esse nome em São Paulo.

Na ferramenta do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), não temos como verificar os resultados de Ana Lua pois ele não trabalha com nomes compostos. De qualquer modo, Ana é o terceiro nome mais usado no país ao longo do período da pesquisa, com 3.089.858 pessoas assim chamadas, então não é difícil supor que há algumas Ana Lua perdidas no meio dessa multidão. Já Analua é o nome de apenas 57 pessoas.

Lua, sozinho, é o nome de 2.542 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul. É um nome de uso moderno, tendo começado a ser registrado nos anos 70 timidamente, e atingindo sua maior parcela nos anos 2000.


Obviamente, qualquer um encontrará uma infinidade de gatinhas e cachorrinhas com esse nome, o que não diminui em nada sua validade, afinal, se a gente ama o bichinho, escolhemos um nome que gostamos, não é óbvio? Então, não se encanem com isso. Se os gatos pudessem falar, talvez diriam que acham Ana Lua super usável em “bípedes humanos”. 

Ana Lua tem a quantidade certa de hippie e a quantidade certa de elegante, na medida. Além de tudo isso, a pequena Ana Lua ou Analua vai ter uma música todinha para si, homônima, do Armandinho.






Confira a letra da música:


Analua
Armandinho

Por que você não sai de trás da nuvem?
Pro mar ficar mais lindo, só falta você
A minha alma fica mais tranquila
A vida harmoniza quando vejo você
E hoje eu caminhei a praia inteira
Com os pés na areia, coração em alto mar

Lembrar você me faz pensar besteira
Vida é brisa passageira, não deixa passar
Oh
Lembrar você me faz pensar besteira
Praia brava, lua cheia
Cadê Analua?

Por que você não sai de trás da nuvem?
Pro mar ficar mais lindo, só falta você
A minha alma fica mais tranquila
A vida harmoniza quando vejo você
E hoje eu caminhei a praia inteira
Com os pés na areia, coração em alto mar

Lembrar você me faz pensar besteira
Vida é brisa passageira, não deixa passar
Oh
Lembrar você me faz pensar besteira
Praia brava, lua cheia
Cadê Analua?

Uuuuuh ieieieie
Cadê você
Uuuuuh ieieieie
Por que você não sai?
Cadê Analua?







.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Nadiara

.

Possivelmente, Nadiara seja um nome inventado. Existe uma grande facilidade de se inventar nomes terminados com sufixos comuns, como –ara, -ela, -ana, etc. Então, é muito mais provável que simplesmente tenha sido formado da junção do nome Nádia com o sufixo –ara.

Porém, isso não diminui o nome, uma vez que vários nomes legítimos começaram a ser usados assim, como Rosemary, Maristela, etc.

Então, deixamos aqui três possibilidades: 1) pode ser uma variante de Nadira, que significa “rara” em árabe; 2) pode ser uma variante de Nadia/ Nadya, que significa “esperança” em eslavo; 3) pode ser uma variante de Nadiyya, que significa “delicado” em árabe.

No Brasil, Nadiara é o nome de apenas 74 pessoas segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maior frequência é no Rio Grande do Sul, e a década da maioria de nascimentos é 1990.

Uma referência que encontrei é a meteorologista Nadiara Pereira, que trabalha na Somar Meteorologia.




.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Alessa

.


Alessa é um diminutivo italiano de Alessandra, segundo o Behind The Name. Ele significa “defensora da humanidade”, sendo um dos femininos possíveis do nome grego Alexandros, a partir dos elementos gregos αλεξω (alexo) "defender, ajudar" e ανηρ (aner) "Homem" (com genitivo “andros”). Esse nome é bastante conhecido em todo o mundo, e tem muitas versões.

Por outro lado, a Wikipédia italiana diz que Alessa é uma variação de Alessia, essa uma forma feminina de Alexis, nome grego que significa “defensor”.

Nas muitas línguas em que o nome se espalhou, surgiram vários derivados. Esses são geralmente alterações gráficas, mas também diminutivos. Alguns desses derivados foram generalizados, e com o tempo ganharam total independência do nome de origem: como Sandra, no caso italiano; Alex e Sandy no caso britânico, Saša em russo;

Nos Estados Unidos, o nome Alessa não entra no ranking, mas segundo a Social Security, foi dado à 130 meninas no ano de 2015.

Alessa é o nome de 2.339 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior taxa de frequência é no Acre, e esse nome tem uso moderno: ele começou a ser usado por volta dos anos 70 e tem seu ápice nos anos 2000. Já na lista da Arpen/SP do ano de 2015, Alessa tem 14 registros.

Alessa é um nome fácil de se gostar, além de ser uma boa alternativa para – bonito porém comum – Alice e outros nem tão comuns assim como Alícia e Alissa.

Referências:

Alessa é uma cantora gospel brasileira;
Alessa Berkenkamp, política alemã;
Alessa Ries, nadadora profissional alemã;
Alessa Gillespie, um personagem fictício em Silent Hill;
Mohamed Mahmood Alessa, um radical muçulmano capturado na Operação Arabian Knight;





.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Igon

.

Igon é um nome masculino de uso em basco. Significa “ascensão” na língua basca. A forma feminina é Igone, mas nós conhecemos muito pouco desse, na versão masculina ou feminina.

No Brasil, há apenas 95 pessoas chamadas Igon, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maior concentração é no Rio Grande do Sul, e a década da maioria dos nascimentos é 1990.

Igon não tem nenhum registro nas listas recentes brasileiras. É portanto, um nome raríssimo no Brasil e na língua portuguesa em geral. Mesmo assim, não é um nome que soa estranho. É semelhante à Igor e Iago.

Igon é uma cidade de 1.055 habitantes, localizada no departamento de Pyrenees-Atlantiques na região de Aquitaine, na França. 




.



segunda-feira, 23 de abril de 2018

Vince

.
.


Vince é um nome masculino, usado em inglês e húngaro, sendo nessas línguas a forma diminutiva de Vincent. Vicente origina-se do nome romano Vincentius, que vem do latim "Vincere", ou seja, "conquistar". O nome foi popular entre os primeiros cristãos e carregado por muitos santos. 

Variantes: Vin, Vinnie, Vinny (inglês), Bence (húngaro);

Outras linguagens/culturas: Bikendi (basco), Vicenç, Vicent (catalão), Vinko (croata), Vincenc, Cenek (checo), Vincent (dinamarquês), Vincent (holandês), Vincent, Enzo (francês), Vinzent, Vinzenz (alemão), Uinseann (irlandês), Vincenzo, Enzo, Vincente (Italiano), Vincentius (latim), Vincentas (Lituano), Wincenty (polonês), Vicente (português), Vikenti, Vikentiy (russo), Vikentije (sérvio), Vincent (eslovaco), Vincenc, Vinko (esloveno), Vicente (espanhol), Vincent (sueco).

O nome Vince está no 20º lugar no ranking de nomes masculinos mais usados de 2015 da Bélgica, assim como no 49º lugar no ranking mais recente da Hungria e no 29º no da Holanda. No Brasil, no site do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 40 pessoas chamadas Vince, apenas. Na Arpen/SP do ano de 2015, apenas 1 Vince foi registrado.

Vince é um nome que se encaixa nos curtos e moderninhos como Theo e Gael que estão começando a serem usados com mais intensidade no Brasil atualmente, assim como os bastante populares que são os preferidos de mães e pais, como por exemplo, Davi, Arthur, Lucas, Miguel, etc.

Referências:

Vince Carter, jogador de basquete norte-americano;
Vince Clarke, compositor britânico;
Vince Edwards, ator norte-americano;
Vince Gilligan, cenógrafo, regista e produtor televisivo norte-americano;
Vince Neil, cantor norte-americano;
Vince Tempera, arranjador musical italiano;
Vince Vaughn, ator e produtor cinematográfico estadunidense;
Vince Young, jogador de futebol americano dos Estados Unidos.






.

domingo, 22 de abril de 2018

Sarangerel

.


Sarangerel é um nome do qual, infelizmente, teremos pouco o que falar. Sendo um nome feminino mongol, ele está longe de ser reconhecido no mundo ocidental. De todo modo, Sarangerel significa “luar” em mongol.

Sarangerel Tserevsamba é uma das componentes de uma banda de folclore mongol chamada Egschiglen são uma banda de folclore mongol, formada em Ulan Bator em 1991, uma das poucas bandas tradicionais da Mongólia populares no resto do mundo. Em português, "Egschiglen" significa "melodia harmoniosa".

Outra referência é Sarangerel Odigon (1963-2006), uma mulher com mãe mongol (buriata) e pai alemão, nascida nos Estados Unidos, começou a praticar o xamanismo (Tengerism, como ela preferia chamar) e viajou para a Mongólia para restaurar a antiga e original religião dos mongóis. Através de livros sobre o assunto, Sarangerel espalhou a mensagem mongol pelo mundo ocidental.

Sarangerel é um nome bastante incomum e exótico. Seria bom em um personagem, num cenário de ficção cientifica ou fantasia – até por que lembra os nomes élficos em Sindarin do nosso amado Tolkien, mas ainda me gera dúvidas sobre a aplicação desse nome nas nossas culturas para pessoas reais.

Por outro lado, devemos nos lembrar da dificuldade de colocar um nome de outra cultura em uma criança sem raízes mongóis, que pode soar um pouco extremo, mesmo para um segundo nome. Embora tenha esses pequenos apontamentos, é um nome que soa agradável aos meus ouvidos, e para o qual há uma abundância de apelidos pelos quais as pessoas lutam – como Sara, por exemplo.

O significado também é muito bom, bastante típico de significados de nomes asiáticos e turcos femininos – sempre exaltando beleza feminina em associações típicas com o luar, as flores, etc. – o que torna o nome bastante charmoso. Sarangerel é daqueles nomes não descobertos pelo mundo.


O Namepedia coloca algumas grafias alternativas já encontradas pelo mundo, como: Sorangerel, Salangerel, Sarrangerel, SSarangerel, Sarangerela, Sraangerel, Sarangerle, Sarangeerl;




.

sábado, 21 de abril de 2018

Araceli

.


Araceli é um nome próprio feminino espanhol. É composto dos termos em latim “ara” (altar) e “coeli” (céu), e portanto, significa “altar do céu”. O primeiro elemento é detectado também, em algumas fontes, no nome Arabella, enquanto o segundo é elemento constitutivo de Célia.

Araceli é usado como nome próprio a partir de um epiteto da Virgem Maria, sendo nesse sentido análogo à vários outros nomes de inspiração mariana como Consuelo, Dolores, Nuria, Candelária, Pilar, Rocío, Milagros, etc.

O dia de comemoração do nome em termos santoral é o primeiro domingo de maio, em honra do dia de Santa Maria de Araceli, padroeira da cidade de Lucena.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Araceli é o nome de 2.286 pessoas, com destaque para o estado de Santa Catarina. A esmagadora maioria das meninas chamadas Araceli nasceram nos anos 80. Na lista da Arpen/SP de 2015, foram registradas duas meninas chamadas Araceli.

Nos Estados Unidos, esse nome entrou no ranking feminino de nomes mais registrados em 1968 e permaneceu até 2013, quando encerrou sua participação no 958º lugar. O melhor desempenho de Araceli no território americano foi em 2002.

Dos nomes que são títulos da Virgem Maria, Araceli é um dos mais femininos, aceitáveis e que por ser leve não carrega todo o peso de ser demasiadamente religioso como Aparecida ou Conceição.

Referências:

Araceli Segarra , alpinista, atriz e fisioterapeuta espanhola;
Araceli Valdez, nome verdadeiro de Ara Celi, atriz norte-americana;
Araceli Ardón, escritora mexicana;
Araceli Castro Mendoza, atleta mexicana;
Araceli Gilbert, foi uma artista equatoriana;
Araceli González Campa, apresentadora e locutora de rádio;
Araceli González Vázquez, escritora espanhola;
Araceli González, actriz , modelo e apresentadora de televisão;
Araceli Mangas Martín, jurista especializada em direito internacional;
Araceli Morales López, ministra colombiana
Araceli Navarro Laso, deportista española que compite en esgrima
Araceli Segarra, alpinista, montanhista e modelo espanhola;
Virginia Araceli García Acosta, antropóloga e historiadora;
Yolanda Araceli de León Rojas, atriz;






.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Daina

.



Daina é um nome feminino usado em lituano e letão, que significa “canção”, nessas respectivas línguas. Assim, possui o mesmo significado de nomes Mahala e Melody.

Daina tem uma sonoridade legal, porém, como não é acentuado, ficamos sem saber se na língua original se trata de *D(á)ina* ou *Da(í)na*. Pessoalmente, prefiro a segunda opção.

No Brasil, há 3.597 pessoas chamadas Daina, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior frequência é no Amazonas, e a década de maior número de nascimentos é 1980.

Daina é um nome tradicional para a música folclórica nas línguas bálticas, preservadas na Lituânia e na Letônia. Os dainas lituanos (literalmente, canções), são notados frequentemente em relação à mitologia e mensagens históricas preservadas.


Referências:


Daina Gudzinevičiūtė, atirador lituana;

Daina Staugaitienė, jogador de basquete lituana.




.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Relva

.

Relva é um nome literal em português. Se refere ao substantivo feminino que usamos para definir gramado, erva rasteira; conforme o dicionário, conjunto de ervas rasteiras que juncam um terreno; lugar coberto por essas ervas; relvado.

Embora em vários países de língua portuguesa, as aplicações de Relva difiram entre si, enquanto em Portugal se refere à erva rasteira, no Brasil é o mesmo que grama e na Angola, por exemplo, é o mesmo que capim. Em suma, pode ainda ser considerado como uma vegetação selvagem e espontânea que serve de pasto para o gado.

Há, por exemplo, três lugares diferentes em Portugal chamados “Relva”, um em Ponta Delgada, outro em Oliveira de Azeméis e outra em São Mateus.

Relva é uma palavra muito utilizada tanto simbolicamente quanto para dar uma estética mais interessante aos textos, em livros e poesias. Consta inclusive em alguns títulos, como “Folhas de Relva” de Walt Whitman.

Relva é o nome de 177 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O destaque fica por conta do estado de Goiás, e a década da maioria dos nascimentos é 1960, exatamente a década da onda hippie no Brasil.





.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Heliandra, Eliandra & Aliandra

.


Eliandra é uma junção ou uma invenção moderna, que abre espaço para uma infinidade de interpretações. Pode ser simplesmente, uma variação de Leandra com um “E” na frente. Ou uma junção de Elena (ou outro nome que comece com –El, como Eloísa, Eleonora, etc) e Leandra/ Liandra. Portanto, é bem mais correto dizer que não há um significado.

Mas se nos tele transportarmos no tempo em que o grego antigo era falado, é bem possível que a palavra “Eliandra” tenha sido falada muitas vezes, embora não tenhamos como afirmar isso de jeito nenhum. Por exemplo, poderia vir da combinação dos termos gregos “helios” (sol) e aner (homem) através do genitivo “andros”. Assim, significaria “homem sol”. Nesse caso, uma grafia mais convincente teria que ser Heliandra.

Aliandra já muda um pouco as coisas. Considerando que Leandra significa “homem leão”, o sufixo –a em grego significa “não”, uma negativa, uma não existência, significaria negar o homem leão, dizer que o homem leão não existe. Uma condição estranha para um significado. Ou seja, melhor nem tentar formular uma hipótese.

Portanto, desses nomes e grafias, se você gosta e faz muita questão, é melhor adotar Heliandra, que em si é semelhante com Heliodora (presente de Hélio ou presente do Sol).

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Aliandra consta como sendo o nome de 705 pessoas, com destaque para o Espírito Santo. Já Eliandra é o nome de 4.641 pessoas, com destaque para o Amazonas. Heliandra, que na minha opinião, é a grafia que melhor engana no significado, tem 59 pessoas apenas. A esmagadora maioria das Aliandra’s, Eliandra’s e Heliandra’s nasceram nos anos 80.


 Não é difícil encontrar Heliandra, Aliandra ou Eliandra no facebook ou no Google, mas nenhuma notável o suficiente para que possamos considerar uma referência. 





.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Giordano

.

Giordano é um nome próprio italiano masculino, com apelidos na Itália como Gio e Giordi, e a forma feminina Giordana. O nome deriva do Rio Jordão, então, incluído no círculo de nomes relacionados à rios, como Nilo, Eridano, Volturno, Sabrina, Shannon e Clyde

Etimologicamente, é derivado do hebraico יַרְדֵן (Yarden), com base em יָרַד (yarad, "para baixo", "fluxo"), sendo que o significado é “fluir” ou “flui”. Outras fontes considerados que existem dois elementos jehor (ou yor, jor, "riacho") e Dan, uma antiga cidade bíblica (Tel Dan hoje), então "que flui de Dan".

Em outras línguas temos Jordan (búlgaro), Jordà (catalão), Jordán (checo), Yarden (hebraico), Jourdain (francês), Jordan, Jordon (inglês), Iordàin (irlandês), Iordanus, Jordanus (latim), Jordaan (holandês), Iordan (romeno), Jordán (espanhol), Jordão, Jordano (português).

Na história do Novo Testamento, o Rio Jordão é onde ocorre o batismo de Jesus por João Batista. Seu uso como nome próprio começou em círculos cristãos na época das Cruzadas, quando os cruzados trouxeram ampolas de água do Rio Jordão para casa, a fim de batizar seus filhos. Pode ter sofrido a influência de Jordanes, nome germânico derivado do elemento nórdico Jördh, que significa “terra”, e que foi portado pelo historiador bizantino Jordanes, antes que qualquer contato com o Rio Jordão pudesse ter influenciado sua nomeação.

No que se refere à Inglaterra, a utilização o nome terminou após a Idade Média, mas foi reavivado no século XIX, atingindo uma notável expansão nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, evidentemente, na forma inglesa Jordan.

É de conhecimento geral que os nomes italianos tem agradado muito os brasileiros, que andam substituindo sua preferência por nomes americanos para nomes visivelmente importados da Itália, como é fácil perceber por Pietro, Lorenzo, Enzo, Vincenzo, etc. Porém, Giordano ainda não encontrou seu lugar nessa expansão: apenas 1 registro de Giordano foi computado em todo o estado de São Paulo, no ano de 2015, segundo a Arpen/SP.

Já no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Giordano é o nome de 1.148 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde estão concentrados 283 deles. A década da maioria dos nascimentos é 1990. Além disso, 30 pessoas resolveram colocar um “n” a mais e registraram Giordanno (Não faça isso, por favor).

Na Itália, se chamam Giordano cerca de 27193 pessoas (345 ° nome mais comum) ou cerca de 0,0451% da população italiana, conforme levantamento do “Mapa do Nome”, do site Nomix, baseado nos registros telefônicos italianos.

Referências:

Giordano Berti, escritor italiano;
Giordano Bruno, filósofo, escritor e religioso italiano;
Giordano Caini, jogador de futebol e treinador italiano
Giordano Conti, escritor e político italiano;
Giordano Dell'Amore, economista, banqueiro e político italiano;
Giordano Gambogi, cantor, musicista e compositor italiano;
Giordano Bruno Lattuada, pintor italiano;
Giordano Negretti, jogador de futebol e treinador italiano;
Giordano Ottolini, militar italiano;

Giordano Riccati, físico, arquiteto, matemático e teórico da música italiano;





.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Mariele & Marielle

.


Mariele ou Marielle são duas grafias diferentes com a mesma origem: Mariele é um diminutivo alemão de Maria, enquanto Marielle é seu diminutivo francês.

Segundo o site do Baby Center, “Forma latina do nome hebraico Miryam, de origem obscura, provavelmente remontando ao antigo Egito. Especialistas chegam a apontar mais de 70 possíveis significados, mas os mais comuns são "rebelde" (pela raiz marah), bem-nutrida (pela raiz mara, com o significado mais amplo de "perfeita", "bela") e amada (para raiz mry)”. Ou seja, o significado exato é praticamente impossível de ser determinado.

Na lista da Arpen/SP de 2015 temos 14 registros de Mariele e mais 7 registros de Marielle, assim como outras grafias escangalhadas que não recomendamos.

O nome Marielle foi dado a 115 bebês nascidos nos Estados Unidos em 2015, segundo a Social Security americana.

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), constam 19.745 pessoas chamadas Mariele (RS, 1990), enquanto Marielle é o nome de 1.828 pessoas, Maryele 123 pessoas, Maryelle 214 pessoas, Mariely 1.275 pessoas, Marielly 1.210 pessoas; Não surpreende que o Rio Grande do Sul seja o estado com maior número de Mariele/Marielle, já que é possível encontrar várias em todo o canto possível.

Inclusive, se formos pesquisar nos dados do IBGE selecionando o Rio Grande do Sul como campo de pesquisa, descobrimos que Mariele é 347º nome feminino mais usado em território gaúcho. Em comparação ao Brasil, Mariele é o 589º colocado. Portanto, quer encontrar muitas Mariele? Vá ao Rio Grande do Sul. Em compensação, você achará apenas 21 mulheres assim chamadas no Acre! 

Ou seja, Mariele ou Marielle são nomes que abrem muita margem para uma infinidade de grafias alternativas e estropiações. Os pais se sentiram, pelo que se vê, muito a vontade para mudar grafias e escrever o nome como bem entendiam. Isso é um ponto prejudicial do nome, em termos de Brasil e também de internacionalidade.

Mariele e Marielle são nomes bastante internacionais, usados em inglês, francês, alemão, português, espanhol, etc. mas Marielly por exemplo, não existe em lugar nenhum além do Brasil. Qualquer nome com “lly” gera uma dor de cabeça monstruosa para quem o carrega, se caso essa pessoa for sair do país.

Referências:

Mariele Millowitsch, atriz alemã
Mariele Neudecker, artista alemã que é conhecida principalmente por suas instalações e esculturas.
Marielle de Sarnez, política francesa;
Marielle Gervais, escritora francesa;
Marielle Goitschel, esquiadora francesa;
Marielle Heller, atriz e diretora francesa;
Marielle Jaffe, atriz francesa;
Marielle Labèque, pianista francesa;

Marielle Nordmann, harpista francesa;





.

domingo, 15 de abril de 2018

Rayhana

.

Rayhana é um nome feminino árabe, que significa “manjericão. Este era o nome de uma das esposas do Profeta Maomé. Rihanna, como o nome da cantora, é um dos seus derivados, juntamente com Reyhan (turco).

Essa variante especificamente não obtém registros no Brasil, conforme o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Porém, temos outras variantes que poderiam ser consideradas “aportuguesamento” de Rayhana. Na lista da Arpen/SP, essas versões também encontram-se representadas, embora já em visível redução. Confira:


Raiane – 101.467 pessoas
(162º nome mais usado no Brasil no período da pesquisa do IBGE); 51 registros (ARPEN/SP 2015)

Rayane – 38.867 pessoas
(364º nome mais usado no Brasil no período da pesquisa do IBGE); 238 registros (ARPEN/SP 2015)

Raiana – 12.035 pessoas (IBGE); 2 registros (ARPEN/SP 2015)
Rayana – 4.378 pessoas (IBGE); 8 registros (ARPEN/SP 2015)
Rayanna – 689 pessoas (IBGE) ; 3 registros (ARPEN/SP 2015)
Raianna – 146 pessoas (IBGE); (sem registros na Arpen)
Raiany – 2.570 pessoas (IBGE); 29 registros (ARPEN/SP 2015)



Para mim, o nome nem remotamente lembra o “manjericão”, mas sim, lembra a palavra “raio” somado à “ana”. Pode ser tanto uma associação legal como uma associação ruim, dependendo da interpretação que se dá.

Por ser o nome de uma das esposas de Maomé, Rayhana deve ser bastante usado entre muçulmanos. Rayhāna bint Zayd era uma judia israelita da tribo Banu Nadir, que é reverenciada pelos muçulmanos como uma das “mães dos fiéis” – título dado às esposas de Maomé.




.

sábado, 14 de abril de 2018

Dorinda

.


Dorinda é um nome feminino, usado raramente em inglês, mas também em português. Basicamente é a combinação do nome Dora (que vem do grego “doron” e significa “presente”), com o sufixo –inda, comum em nomes femininos como Melinda, Belinda, Lucinda, etc.

Aparentemente, foi cunhado pelos escritores John Dryden e William D’Avenant para sua peça “The Enchanted Island” (1667). Na peça, uma livre adaptação de “A tempestade” de Shakespeare, Dorinda é a irmã de Miranda (e não é que forma um lindo par?).

Variantes: Dee, Dodie, Dólar, Dora, Dorean, Doreen, Dorine, Dory, Dot, Dottie, Dotty
Diminutivos: Doretta, Dorita

Formas Masculinas: Isadore, Isidore, Theodore

Outras Línguas / Culturas: Isidora, Teodora (antiga grego), Teodora, Todorka (búlgaro), Dorotea, Doroteja, Dora, chá (croata), Dorota (tcheco), Dorothea, Dorte, Dorthe, Teodora, Dorothée (Francês), Dorothea, Thea, Theda (alemão), Theodora, Dora (Grego), Dorottya, Teodóra, Dóra, Dorina, Dorka, Izidóra (húngaro), Theódora, Dóra (islandês), Dorotea, Teodora, Isidora (italiano), Dorothea (grego tardio), Dorotėja, Urtė (lituano) Teodora, Dorothea, Teodora (Português), Dorotéia (Teodora), Teodora (Romeno), Feodora (Português), Teodora, Todorka (Macedônica), Dorothea, Ea, Tea, Thea (Norueguês), Dorota, Teodora, Dosia Dorotea, Teodora, Dorotea, Teodora, Dorotea, Isidora, Doroteja, Isidora, Teodora, Dora (Sérvia), Doroteja, Teja (Eslovênia), Dorotea, Isidora, Ea, Tea, Thea (sueco)

No Brasil, apenas 200 pessoas se chamam Dorinda, de acordo com os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A década que reúne praticamente todas elas é 1940, e nenhum registro se verifica depois da década de 50. As Dorinda’s, hoje certamente vovós muito simpáticas, se concentram bastante no Rio de Janeiro.

Do mesmo modo, Dorinda entrou no ranking de nomes femininos mais usados nos Estados Unidos no ano de 1944, no 606º lugar (a melhor colocação que Dorinda atingiu no ranking ao longo de sua permanência nele), e continuou nele até 1969, quando fez sua última participação no 993º lugar.            

Referências:

Dorinda Thomas é a personagem de Sabrina Bryan nos filmes das Cheetah Girls. No livro Dorinda tem outro sobrenome: Rogers. 


Dorinda Grace Clark conhecida como Dorinda Clark-Cole (Detroit, Michigan em 19 de outubro de 1957) é uma Cantora e Compositora de Musica gospel estadunidense.




.

Ciro

.

Ciro é um nome masculino usado em italiano e espanhol, uma forma de Cyrus, que vem do grego Κυρος (Kyros), a forma grega do nome persa kurush, o que pode significar "muito perspicaz" ou "jovem". Por vezes é associada à palavra “kyrios”, que significa “senhor”.

Este foi o nome levado por vários reis da Pérsia, incluindo Ciro, o Grande, que conquistou a Babilônia. Ele é famoso no Antigo Testamento para libertar os judeus cativos e permitindo-lhes voltar para Israel. Como um nome inglês, ele entrou em uso entre puritanos após a Reforma Protestante.

Há ainda o diminutivo Cirino (em italiano e espanhol). Em outras línguas temos Cyrus, Kyros (grego antigo), Kurush (antigo persa), Cyrus (bíblico), Kyros (bíblia grega), Koresh (bíblia hebraica), Kir (russo).

Em termos de popularidade em outros países, Ciro é popular apenas na Itália, no ano de 2014, no 88º lugar.

Já no Brasil, Ciro é o nome de 13.880 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Isso faz de Ciro o 590º nome masculino mais usado no Brasil nesse período. O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul, e a década de maior número de nascimentos foi 1980. Além disso, ainda há 1.079 pessoas chamadas Cyro.

Referências:

Cyrus de Alexandria, médico egípcio e santo;
Ciro, o Grande, imperador persa;
Ciro, o Jovem, príncipe, general e Aquemênida persa;
Ciro Alegría, escritor, jornalista e ativista político peruano;
Ciro Bilardi, jogador de futebol italiano e treinador de futebol;
Ciro Caversazzi, escritor italiano;
Ciro Ferrara, jogador de futebol italiano e treinador de futebol;
Ciro Ferri, pintor e escultor italiano;
Ciro Immobile, jogador de futebol italiano;
Ciro Ippolito, ator, diretor e produtor de cinema italiano;
Ciro Menotti, patriota italiano;
Ciro Pinsuti, compositor italiano;
Ciro Scarponi, clarinetista e compositor italiano;
Ciro Gomes, político brasileiro. 




.