. |
Fabiana é a forma feminina de Fabianus, encontrado também nas formas masculinas Fabiano (italiano, português), Fabián (espanhol), e também na variação Fabienne (francês). Fabianus é o nome de família romana que foi derivado do latim "faba", ou seja, "feijão".
Trata-se de um nome que foi razoavelmente popular em determinada geração, mas que não foi totalmente esquecido. É comum encontrar adolescentes com o nome e também, bebês. Em Portugal, no ano de 2014, nasceram 53 bebês com esse nome, enquanto no Brasil, em São Paulo, no mesmo ano, nasceram 59.
No Brasil, encontramos com certa frequência também as grafias Fabiane, e por vezes, Fabiéle, que é a invenção a partir do nome, trocando o "ana" pelo "ele", feita aliás, com vários nomes semelhantes.
Quem se chama Fabiana tem uma plantinha só para si: existe um gênero botânico pertencente à família Solanaceae que se chama assim.
Planta chamada Fabiana. |
No Brasil, temos atleta de salto com vara chamada Fabiana Murer, e uma remadora chamada Fabiana Beltrame. Além dessas, Fabiana Scaransi, apresentadora de TV e jornalista; Fabiana Karla, atriz e comediante brasileira; Na Argentina, uma cantora e compositora de Rock conhecida é Fabiana Cantillo.
Apesar de ter sido um nome usado nas gerações passadas, e pouco visto agora na geração que está nascendo, é um nome que tem uma pegada romana e por isso sustenta certo charme. Ao mesmo tempo que soa moderno e fresco, como poucos nomes romanos antigos.
Valeria a pena hoje essa escolha para um bebê.
By
By
.
Sensacional estudo sobre o nome Fabiana e suas derivações.
ResponderExcluir