sábado, 31 de março de 2018

Elaina

.

Elaina  é um nome feminino, uma variante de Elaine, que é uma forma francesa antiga de Helena, que aparece nas lendas arturianas. Na compilação de Thomas Malory, que data do século 15, Elaine é a irmã de Pelleas, o amor de Lancelot e a mãe de Galahad. Não era comumente usado em inglês até seu aparecimento no épico arturiano de Tennyson, “Idylls of the King”, que data de 1859.

Em outras palavras, Elaine é um nome usado nas lendas arturianas, para a dama do lago, que normalmente é chamada de Nimue ou Viviane, entre outros.

Variantes: Elaina  (Inglês)

Diminutivos: Lainey, Laney (Inglês)

Outras linguagens: Shelena (afro-americano), Helena, Helene (grego antigo), Elena (Bulgária), Helena, Jelena (Croata), Helena, Alena, Lenka (Checo), Elin, Helena, Helene, Eli, Ella, Lena, Lene (Dinamarquês), Heleen, Helena, Heleentje (Holandês), Helena, Jelena, Leena (Estoniano), Eliina, Elina, Helena, Ella, Heleena, Heli, Leena (Finlandês), Hélène (Francês), Elene (Georgiano), Elena, Helena, Helene, Alena, Lena, Lene, Leni (alemão), Elene, Eleni (Grego), Helen, Helena, Helene (mitologia), Heléna (Hungria), Léan (Irlanda), Elena, Ileana (Italiano), Elīna, Helēna, Jelena, Jeļena (Letão), Elena, Jelena (Lituânia), Elena (Macedônia), Elin, Helena, Helene, Eli, Ella, Lena, Lene (Noruega), Helena, Lena (Polonês), Helena, Lena (Português), Elena, Ileana, Ilinca, Lenuța (Romênia), Elena, Yelena, Alyona, Lena (Rússia), Jelena (Sérvia), Elena, Helena, Alena, Lenka (eslovaco), Helena, Jelena, Alena, Alenka (Esloveno), Elena, Ileana (espanhol), Elin, Elina, Helena, Helene, Ella, Lena (Sueco), Olena, Lesya (Ucraniano), Elen, Elin (galês).

Nos Estados Unidos, o nome Elaina consta no ranking de nomes femininos mais usados de 2015, no 291º lugar. No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 1.241 pessoas com o nome Elaina. O estado de maior frequência é Sergipe, e a década de maior número de nascimentos é 1980.

Como referência podemos citar Elaina Joyce Oden, que é uma ex-jogadora de voleibol dos Estados Unidos que competiu nos Jogos Olímpicos de 1992 e 1996. Em 1992, ela fez parte da equipe americana que conquistou a medalha de bronze no torneio olímpico, no qual atuou em seis partidas.





.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Dalia

.


Dalia é um nome que tem várias possibilidades de origem e significado. Podendo ser:


1)    Um nome feminino usado em espanhol e na América hispânica sendo uma versão de Dahlia, sendo a Dahlia a flor nacional do México. A flor foi nomeada em homenagem ao botânico sueco Anders Dahl.

2)    Significa "destino, sorte" em lituano. Este era o nome da deusa lituana da tecelagem, destino e parto, muitas vezes associada com a deidade Laima.

3)    Também é um nome hebraico feminino que significa “ramo”.


Assim, estamos diante de um nome que pode ser o nome de uma flor em espanhol e na botânica em geral, pode ser um nome da mitologia lituana e também um nome hebraico. Todos os significados são bonitos e não depreciam o nome.

A popularidade de Dalia nos Estados Unidos encontrou um movimento interessante. Ele entrou no ranking de nomes femininos mais usados no ano de 1994, já na 485ª posição. Nos anos seguintes ele continuou constando, mas sua posição foi caindo ano após ano, até que em 2014, Dalia fez sua última participação no ranking norte-americano no 947º lugar. Apesar de não constar no ranking, a lista da Social Security contem 255 registros de Dalia em 2015. Já na Bosnia e Herzegovina, Dalia está no 40º lugar no ranking divulgado do ano de 2015.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 2.714 pessoas chamadas Dalia. O estado de maior frequência é o Mato Grosso do Sul, e os registros aconteceram em dois momentos, nos anos 50 e mais tarde, nos anos 90.

Já na lista da Arpen/SP do ano de 2015, consta dois registros de Dalia, um com acento e outro sem. Portanto, um nome muito raro para bebês no Brasil de hoje.

Referências:

Dalia Penn, atriz israelense, falecida em 2011.
Daliah Levi, atriz israelense.
Dalia Fernández, modelo dominicana;
Dalia Gaberscik, empresária italiana;
Dalia Grybauskaitė, política lituana;
Dalia Henry, jogadora de basquete cubana;
Dalia Itzik, política israelita;
Dalia Kurtinaitienė, jogadora de basquete lituana;
Dalia Sofer, escritora iraniana;

Dalia Mahmoud Quotb El Behery, uma atriz egípcia. Ela ganhou o título de Miss Egito em 1990, também ganhou 27º lugar Miss Universo no concurso em Los Angeles no mesmo ano.





.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Tamiel

.


Aparentemente, segundo o Behind The Name, significa "perfeição de Deus" em hebraico, a combinação de “Tamiym” (perfeição) e “El” (senhor). Este é o nome de um dos anjos caídos listados no Livro de Enoque. Às vezes é traduzido como “O senhor é perfeito” ou “perfeição do Senhor”.

Tamiel teria ensinado “às crianças dos homens todos os ataques dos espíritos, demônios, os ataques ao útero para expelir a criança (aborto)”. Segundo o livro de Enoque, teria também ensinado astronomia.

Tamiel – ou Tumiel, em aramaico) também escrito e pronunciado Tâmîêl, é um anjo caído, o décimo segundo mencionado entre os 20 anjos sentinelas, líderes dos 200 anjos caídos no Livro de Enoque.

Tamiel não tem nenhum registro encontrado no IBGE (Nomes no Brasil, censo 2010), tampouco nas listas recentes, incluindo a Arpen/SP.


Tamiel (Tamiel Baiocchi Jacobson) é o nome de um ex-BBB que participou da edição do Big Brother Brasil de 2016, natural de Goiânia e que foi eliminado do programa sem premiação. 



.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Darinka

.


Darinka é um nome feminino usado em esloveno e croata, predominantemente. Trata-se de um diminutivo de Darija – forma eslovena, sérvia e croata do nome Daria, que por sua vez, é a forma feminina de Darius, a forma romana de Δαρειος (Dareios), que era a forma grega do nome persa Dārayavahush, que foi composto dos elementos dâraya "possuir" e vahu "bom", podendo ser interpretado como “possuidor de bondade” ou “possuir o bem” -  ou um derivado de uma palavra eslava cujo significado é "dom".

As formas masculinas são Darijo e Dario (croata), enquanto em outras línguas temos Daria (bielorusso), Darina (búlgaro), Darina, Darja (tcheco), Daria (inglês), Tarja (finlandês), Daria (italiano), Dareia, Daria (romeno), Darya (russo), Darija (sérvio), Darina (eslovaco), Dariya, Daryna, Odarka (ucraniano).

Encontramos poucas referências do nome Darinka, justamente pela dificuldade de pesquisar em línguas eslavas. Mas uma delas, que chamou atenção, é Darinka Kvekić, a primeira princesa-consorte do Principado de Montenegro, como esposa de Danilo I. O Principado de Montenegro foi um antigo principado no sudeste da Europa que existiu de 13 de março de 1852 a 28 de agosto de 1910, mais tarde anexado à Sérvia.

Esse nome é citado no título do livro Guerreiros de Darinka, que nessa ficção, é um nome de lugar, ou seja, uma denominação geográfica. O livro é de autoria de Renata Castanhede.


Darinka é o nome de 24 pessoas no Brasil, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010). Dado o diminuto número de registros, não há informações sobre década ou local de nascimento. 






.

terça-feira, 27 de março de 2018

Tisha

.


Tisha é a forma diminutiva dos nomes Letitia e LaTisha. Titty e Lecia são variantes. Letícia quer dizer “alegria, felicidade”. Embora não esteja nem remotamente relacionado, só consigo pensar na forma como Gomes chamava sua amada Morticia em “A família Addams”.

Nos Estados Unidos, Tisha entrou no ranking em 1967, e saiu em 1985, sem nunca ultrapassar a 800ª posição. Não consta em rankings de nenhum outro país que tenha lista disponível.

No Brasil, não tem nenhum registro do nome Tisha, em nenhuma lista a qual podemos consultar. Embora seja praticamente inexistente no Brasil, ele se parece com Aisha, um nome que tem ganhado terreno pouco à pouco devido à personagens em novela e o crescente contato com a cultura árabe. 

Referências:

Tisha Campbell-Martin, nascida Tisha Michelle Campbell, é uma atriz e cantora americana conhecida por seu papel como Janet na série All in the Family, no qual ele interpreta o papel da esposa de Michael Kyle (Damon Wayans).

Tisha como pode referir-se a:

Tisha Abundo, comissária esportiva das Filipinas;
Tisha Martin, atriz e cantora britânica;
Tisha Sterling, atriz americana.
Tisha Terrasini Banker, atriz americana;

Nusrat Imrose Tisha, atriz e modelo do Bangladesh;





.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Septimus

Septimus, personagem em Stardust. 


Septimus é um prenome romano, que significa “sétimo” em latim. Possivelmente tenha sido dado ao sétimo filho ou coisa parecida. No Brasil, não há nenhum registro de Septimus, nem em listas recentes, nem no IBGE (Nomes no Brasil). Uma variação é Septimius, em português escrevemos Septímio e em italiano a grafia é Settimio.

Septimus nunca foi particularmente comum em Roma, mas deu origem ao patronímico Septimia. A forma feminina é Septima. O nome não era abreviado regularmente. O prenome Septimus era muito raro em Roma, mas parece ter sido mais popular na Itália rural. Certamente foi usado pelos antepassados da gens “Septimia”.

Sendo a palavra latina para “sétimo’, o nome pertence à mesma classe que de prenomes masculinos baseados em números como Quintus, Sextus, Octavius, Nonus e Decimus, assim como os nomes femininos Prima, Secunda, Tertia, Quarta, Quinta, Sexta, Octavia, Nona, e Decima.

Possivelmente, esse prenome teria sido utilizado para um sétimo filho ou filha. No entanto, também poderia se referir ao mês do ano em que a criança nasceu (no caso do nosso calendário, em julho) ou até mesmo o dia que a criança nasceu.

O cognato oscano - Uma língua itálica extinta do sul da Itália, relacionada com a Úmbria e que sobrevive apenas em inscrições, principalmente dos séculos IV a I a.C – é Seppius ou Seppis, que parece terem sido prenomes bastante comuns na época.

A maior referência atual a Septimus está em Stardust, um filme que trata da saga de um jovem rapaz, que ao prometer trazer para sua amada uma estrela cadente, se envolve em muitas aventuras. Para cumprir o que disse, precisa atravessar um reino mágico com bruxas, feitiços e personagens fantásticos. Septimus foi interpretado poro Mark Strong.

Poucos sabem, mas Septimus Weasley é o avô paterno de Rony Weasley e seus irmãos na série Harry Potter.


Referências:


Septimius foi um dos assassinos de Pompeu, o Grande (48 d.C).

Septimius Severus (Lucius Septimius Severus),  foi imperador romano de 193 a 211. Foi o primeiro cidadão oriundo de província, sem ascendentes romanos, a atingir o trono. Quando morreu foi proclamado Divus pelo senado.

Sétimo (português brasileiro) ou Septímio (português europeu) ou ainda Setimino (português brasileiro) ou Septimino (português europeu) (em latim: Septimius, Septiminus) foi um usurpador romano contra o imperador Aureliano. Ele foi proclamado pelas tropas na Dalmácia, mas sua revolta durou pouco e acabou depois que invasão dos godos perdeu ímpeto. Ele terminou morto por seus próprios soldados.

Septimius Bassianus, mais conhecido como Caracalla, o filho mais velho de Septimius Severus, imperador de 198 a 217. Em português, você encontra Septimio Basso.

Septimius Geta, o filho mais novo de Septimius Severus, imperador de 209 a 211.

São Septimus é um santo martirizado com São Felix, Januario, Fortunato e Audato, por volta do ano 303 d.C.

Septimius Acindynus, cônsul romano em 340 d.C;

Septimius também foi um governador de Britannia Prima no século IV.

Septimius Florens Tertulliano, mais conhecido como Tertuliano, teólogo;

São Septimius de Iesi (século V), bispo e santo;

Septimius Odaenathus, primeiro rei do Império de Palmira.

Septimius Antiochus, último imperador do Império de Palmira.

Septimius Worod, vice-rei do Império de Palmira.

Septimius Zabdas, comandante dos exércitos do Império de Palmira.

Septimus Atterbury (nascido em 1880), jogador de futebol (futebol)

Septimus J. Hanna, veterano da Guerra Civil Americana e juiz no Velho Oeste;                        

Septimus Kaikai, político e radiodifusor da Serra Leoa;

Sep Lambert, como é conhecido Septimus Drummond "Sep" Lambert, jogador de críquete irlandês;

Septimus Norris, Engenheiro mecânico americano e desenhador da locomotiva de vapor;

John Septimus Roe, primeiro topógrafo-geral da Austrália Ocidental;

Septimus Edwin Scott, pintor inglês;

Septimus Winner, compositor do século XIX;


Personagens fictícios:

Septimus Bean e His Amazing Machine, um livro infantil;
Septimus Heap, uma série de livros de Angie Sage, bem como o personagem principal da série;
Septimus Warren Smith, personagem do romance de Virginia Woolf, Sra. Dalloway;
Doutor Septimus Pretorius, é um personagem ficcional no filme “Noiva de Frankenstein” da Universal Pictures;
Septimus, um personagem ficcional no romance de Neil Gaiman, Stardust;




.


domingo, 25 de março de 2018

Remiel

.
Remiel é um nome masculino hebraico, forma variante de Ramiel, que significa "misericórdia de Deus", segundo o Behind The Name. O Livro de Enoque, apócrifo, o nomeia como um dos sete arcanjos.

Colaborando, a Wikipédia italiana diz que Remiel ou Ramiel é o sexto Arcanjo no livro de Enoque. Seu nome significa "relâmpago enviado por Deus", ou melhor "relâmpago divino"; A Wikipédia portuguesa coloca o significado como "trovão de Deus"; na tradição popular que é muitas vezes confundido com Azazel, também chamado Rameel.

No Livro de Enoque, Ramiel  ou Remiel é um dos anjos caídos, e também o responsável por manter a esperança no mundo. As suas funções eram trazer as visões de Deus aos homens e transportar as almas dos fiéis para o céu. De acordo com outras interpretações, segundo a qual os arcanjos são três (Gabriel, Rafael e Miguel), e outros quatro anjos corresponderiam aos quatro pontos cardeais, Remiel seria o anjo que permite Saturno orbitar.

Existem 20 líderes que são nomeados no Livro de Enoque, também chamado de Enoque I. A seção que menciona-os é:


“7. E estes são os nomes de seus líderes: Sêmîazâz, seu líder, Arâkîba, Râmêêl, Kôkabîêl, Tâmîêl, Râmîêl, Dânêl, Êzêqêêl, Barâqîjâl, Asâêl, Armârôs, Batârêl, Anânêl, Zaqîêl, Samsâpêêl, Satarêl, Tûrêl, Jômjâêl, Sariêl. 8. Estes são os chefes de 10." - R. H. Charles tradução, The Book of the Watchers, Capítulo VI.

No Brasil não consta nenhum registro do nome Remiel, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), mas Ramiel possui 51 representantes na mesma pesquisa. Como é um número pequeno, são irrelevantes as informações sobre década ou sobre estado de maior frequência.

Considerando a sua total inexistência em todas as listas atuais, incluindo a Arpen/SP, Remiel não só é um nome raro como quase inexistente. Ou seja, caso você escolha esse nome, seu bebê será provavelmente, o único.




.

sábado, 24 de março de 2018

Edwiges

.

Edviges ou Edwiges são formas portuguesas do nome Hedwig, derivado do nome germânico Hadewig, derivado dos elementos germânicos hadu “batalha, combate” e wig “guerra”. Este foi o nome de uma santa alemã do século XII, que é bastante popular e cultuada no Brasil. Depois foi o nome de uma rainha polonesa do século XIV, embora o nome grafava-se Jadwiga, que também é considerada santa.

Então, são duas santas veneradas com esse nome. Uma delas é a padroeira das questões financeiras. Depois da morte do marido e dos filhos, Santa Edviges passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.

Porém, não são as santas que primeiro vem à mente quando se trata de Edviges, e sim, a coruja do Harry Potter, que no original em inglês escrito por J.K Rowling é Hedwig, e acabou sendo traduzido para o português como Edwiges. É uma coruja-das-neves que leva mensagens para e do seu dono, onde quer que ele esteja. Harry ganhou a coruja do amigo Hagrid, antes de entrar em Hogwarts, enquanto compravam seus materiais escolares básicos e sua varinha mágica, no Beco Diagonal, ainda no primeiro livro da série.


Desde então Edwiges tem se tornado uma presença constante na vida do jovem bruxo, exercendo a principal função das corujas no ambiente de magia: são os correios dos bruxos. Assim como Harry possui Edwiges, também os demais bruxos as têm. A coruja da Família Weasley chama-se Errol, e é bastante atrapalhada e por muito tempo entregou o embrulhos para Rony Weasley, que posteriormente ganhou Pichitinho (que Rony chama de Píchi) de presente do padrinho de Harry, Sirius.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Edwiges é ferida enquanto leva uma mensagem entre Harry e seu padrinho Sirius Black. Não está dito claramente que foi o responsável pelo ataque contra a coruja, porém no próprio livro, mais tarde, é levantada a suspeita de que possa ter sido feito por Dolores Umbridge, quando esta começa a inspecionar todas as cartas que entram e saem para os alunos. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte Edwiges (Hedwig) é assassinada por um dos Comensais da Morte (Devoradores de Morte) durante a fuga de Harry Potter, de sua casa para A Toca. Segundo J. K. Rowling, a morte de Edwiges representa a perda da inocência e segurança, o fim da infância de Harry. (Fonte: Wikipédia)

Em outras línguas temos: Eduvixes (asturiano), Edubige (basco), Jadviga (búlgaro), Eduvigis (catalão), Hedvika (checo), Hedvig (dinamarquês), Edwige (francês), Eduvixes (galício), Hathuwic, Hatuwig, Haduwich, Haduwig, Hadewig, Hathwiga, Hedewih (alemão), Hedwig (inglês), Hedwigis (latim), Jadviga (letão), Jadvyga (lituano), Hedvig (norueguês), Hedda (apelido norueguês), Hadewych (holandês), Jadwiga (polonês), Jadzia, Iga (polonês).

O nome Edviges, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nomeia 431 pessoas no Brasil, somado à grafia Edwiges, que tem 833 pessoas. A maioria das brasileiras chamadas assim, nasceram nos anos 50. Agora, é algo muito raro encontrar uma bebê assim chamada, sendo que na lista da Arpen/Sp de 2015, não consta nenhuma.



Referências:

Edvige de Andechs, nobre, religiosa e santa polonesa;
Edvige Maria d'Asburgo-Lorena, arquiduquesa da Áustria e princesa de Toscana.
Edvige de Brandeburgo, duquesa de Brunswick-Wolfenbüttel;
Edvige Sofia di Brandeburgo, princesa prussiana;
Edvige de Dabo, condessa francesa;
Edvige da Dinamarca, princesa dinamarquesa;
Edvige Eleonora de Holstein-Gottorp, rainha da Suécia;
Edvige del Palatinato-Sulzbach, arquiduquesa da Austria e Tirol e duquesa de Saxônia-Lauenburg;
Edvige da Saxônia, duquesa dos francos e duquesa de Borgonha;
Edvige di Schleswig-Holstein, condessa dinamarquesa;
Edvige Sofia di Svezia, dama da nobreza suíça;
Edvige di Württemberg, condessa de Assia-Marburg;
Edvige Federica de Württemberg-Veltingen, princesa alemã;
Edvige Jagellone, dama da nobreza polonesa;
Edvige Mussolini, irmã de Benito Mussolini;
Edwige Fenech, atriz e produtora cinematográfica francesa naturalizada italiana;
Edwige Feuillère, atriz francesa;
Edwige Gwend, judoka italiana;
Edwige Lawson-Wade, jogadora de basquete francesa;






.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Félix

.

No momento, qualquer brasileiro razoavelmente noveleiro lembra do inesquecível personagem Félix, na novela Amor à Vida, onde Mateus Solano interpretou o vilão que roubou para si a cena, e acabou se tornando um dos personagens mais amados da história das novelas globais.

Para quem procura um nome de uso internacional, Felix (sem a acentuação) é o nome perfeito: ele é usado em alemão, holandês, sueco, norueguês, dinamarquês, inglês, romeno, e na grafia acentuada em português e espanhol. Ou seja, praticamente todas as línguas ocidentais conhecem o nome Félix e o usam.

Félix (ou Felix, como preferirem), deriva de um cognome romano que significa “afortunado”, ‘bem sucedido’, “sortudo”, em latim. Foi adotado como nome ou apelido pelo general romano homônimo do século I a.C. Também aparece no Novo Testamento pertencendo ao governador da Judéia que aprisionou São Paulo.

Devido ao seu significado favorável, este nome era popular entre os primeiros cristãos, sendo suportado por muitos primeiros santos e quatro papas. Tem sido usado na Inglaterra desde a Idade Média, embora tenha sido mais popular na Europa continental. Um notável portador foi o compositor alemão Felix Mendelssohn (1809-1847).

Na família real dinamarquesa, Felix Henrik Valdemar Christian, nascido em 2002 é o segundo filho do príncipe Joachim da Dinamarca e sua primeira esposa, Alexandra Manley, sendo neto da Rainha Margarida II da Dinamarca, e ocupa a 8ª posição na linha de sucessão ao trono dinamarquês.

Em outras línguas temos as opções Feliks (russo) e Felice (italiano).

No Brasil, Félix é o nome de 19.143 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que faz dele o 467º nome masculino mais usado no país no período da pesquisa. O estado onde Félix é mais frequente é Tocantins, e a maioria nasceu em 1990. Já em termos de listas recentes, Félix não é nada popular, é um nome super raro no Brasil e que merece mais atenção: em São Paulo, segundo a lista da Arpen/SP, apenas 14 meninos chamados Félix foram registrados em 2015.

Como já dito antes, uma das principais características do nome Felix é a internacionalidade. Ele está em vários dos rankings mais recentes de países como Estados Unidos (262º), Inglaterra e País de Gales (95º), Canadá (74º), Austrália (81º), Áustria (8º), Bélgica (53º), Dinamarca (23º), França (168º), Países Baixos (145º), Nova Zelândia (73º), Noruega (36º), Suécia (70º), Suíça (80º).

Referências:

Felix Bloch, físico suíço naturalizado norte-americano;
Felix Hausdorff, matemático alemão;
Felix Hoffmann, farmacêutico alemão;
Felix Klein, matemático alemão;
Felix Mendelssohn, compositor, maestro, pianista e organista alemão;
Felix Schwarzenberg, estadista austríaco;
Félix Bracquemond, pintor francês;
Félix Lope de Vega y Carpio, escritor, poeta e dramaturgo espanhol;
Félix Faure, político francês;
Félix Fénéon, jornalista francês;
Félix Guattari, médico, psicanalista, filósofo e político francês;
Félix González-Torres, artista cubano;
Félix Sánchez, atleta dominicano;

Félix Vallotton, pintor suíço.




.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Filomena

.


Filomena é um nome feminino, usado predominantemente em espanhol, português, italiano e holandês. É a forma usada, nessas línguas, do nome Philomena. Esse é um nome grego que combina os elementos φιλος (philos) "amigo, amante" e μενος (menos) "mente, propósito, força, coragem". Interpretando, seria como “amigo da força”.

Esse era o nome de uma santa e mártir dos primeiros tempos do cristianismo. O nome chamou a atenção do público no século 19, depois de um túmulo aparentemente marcado com o nome Filumena foi encontrado em Roma, supostamente pertencente a outra mártir assim chamada. Na realidade, pode nem ter sido o nome da pessoa, e sim, pode ter sido uma representação da palavra grega φιλομηνη (philomene) que significa "amado".

Posteriormente, o nome foi confundido com outro semelhante, Philomel, que deriva do grego Φιλομηλα (Philomela), que significa “amigo da música”, sendo composto por φιλος (philos, "Amigo"), no entanto, combinado com μελος (melos, “cantando"), sendo este presente na mitologia grega, onde Philomel é personagem de uma história trágica.

Em outras linguagens temos Philomena (inglês), Philomène (francês), Philomena (alemão), Philomena (grego antigo), Filimena (Macedônico).

Nos Estados Unidos, Filomena constou no ranking feminino até 1934 e não voltou a constar. Na Itália, constou no ranking até o ano de 2004, quando esteve na 197ª posição.
               
No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 19.082 pessoas chamadas Filomena, o que faz desse o 603º nome feminino mais usado no Brasil no período da pesquisa. A maior taxa de frequência é no Piauí e as décadas de nascimento da maioria delas foram entre os anos 40 e 60. Em contrapartida, apenas 1 menina chamada Filomena foi registrada no estado de São Paulo no ano de 2015, segundo dados da Arpen/SP.



Referências:

Filomena de Roma, santa italiana;
Filomena Marona Beja, uma escritora portuguesa;
Filomena Delli Castelli, professora e política italiana;
Filomena Moretti, guitarrista italiana;
Philomena Mealing, nome verdadeiro Bonnie Mealing, nadadora australiana;
Filomena Cautela, uma atriz e apresentadora portuguesa.
Filomena Gonçalvez, atriz portuguesa;
Filomena Serpa, uma poetisa portuguesa.

Filomena Brandão de Noronha, nobre portuguesa, 3ª viscondessa da Torre Bela.






.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Rudá

.


Rudá é um interessante nome ligado à cultura indígena brasileira, segundo a Wikipédia. Na mitologia tupi guarani, Rudá é o deus do amor. De acordo com a maioria das versões da lenda, Rudá vive nas nuvens e sua função é despertar o amor – assim como Eros na mitologia grega ou Cupido na mitologia romana. 

As índias cantam canções para esse deus, em busca de maridos. É uma das três grandes divindades tupis, junto com Guaraci e Jaci. Rudá é responsável pela Lua Cheia (Cairê) e pela Lua Nova (Catiti).

No romance de Mário de Andrade, Macunaíma, o personagem homônimo cita Rudá em uma passagem do livro:

Rudá, Rudá!... Tu que secas as chuvas, Faz com que os ventos do oceano Desembestem por minha terra Pra que as nuvens vão-se embora E a minha marvada brilhe Limpinha e firme no céu!. . . Faz com que amansem Todas as águas dos rios Pra que eu me banhando neles Possa brincar com a marvada Refletida no espelho das águas!...

(...) Rudá! Rudá! Tu que estás no céu E mandas nas chuvas. Rudá! faz com que minha amada Por mais companheiros que arranje Ache que todos são frouxos! Assopra nessa marvada Sodades do seu marvado! Faz com que ela se lembre de mim amanhã Quando a Sol for-se embora no poente! (...)”

Não sabemos ao certo seu significado, mas é provável que seja algo como “deus do amor” ou “divindade do amor”, pela sua ligação mitológica. É um nome masculino forte e com uma personalidade demarcada, já que reflete o mais sublime dos sentimentos – o amor – e ainda, reflete a importância da preservação cultural do país, uma vez que nomes indígenas são símbolos da identidade brasileira.

Uma das maiores referências do nome Rudá é o cineasta brasileiro Rudá Andrade, cujo nome completo é Rudá Poronominare Galvão de Andrade, filho de Patrícia Galvão – mais conhecida como Pagu – e Oswald de Andrade. Rudá Andrade é um dos líderes na implementação do movimento modernista no Brasil.

Quando Pagu e Oswald de Andrade escolheram o nome do filho Rudá, de acordo com o site Dicionário de Nomes Próprios, levaram em conta o espirito antropofágico presente naquele momento, que pretendia reafirmar a identidade cultural brasileira, em oposição aos movimentos homogeneizadores da cultura, típicos da política populista/ nacionalista. No caso de Rudá Andrade, enquanto o primeiro é o deus do amor, Poronominare é um deus cuja principal característica é a malícia.

Se formos consultar o Google Tradutor, no entanto, descobriremos que Rudá (ou Ruda, não pudemos tornar esse detalhe preciso) significa “vermelho” na língua tcheca.

Rudá é o nome de 468 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), um número bem pequeno em comparação à outros nomes indígenas mais usuais. A maioria deles nasceu no Distrito Federal, e a maior parte dos nascimentos ocorreram nos anos 80 e 90. Pela ousadia, é um nome que pode causar um pouco de estranhamento. A grafia Rudah também conta com 79 pessoas.

Já em termos mais recentes, podemos constatar que apenas 4 meninos receberam o nome de Rudá no estado de São Paulo no ano de 2015, segundo a lista da Arpen/SP.

Referências:

Rudá Ricci, cientista político, mestre e doutor na área, além de Diretor-Geral do Instituto Cultiva em Minas Gerais.

Rudá Franco é um jogador brasileiro de polo aquático.






.

terça-feira, 20 de março de 2018

Josefina

.


Josefina é uma forma feminina de José, usada predominantemente em espanhol, português e suíço. O significado é "ele/ela irá adicionar", do hebraico יוֹסֵף (Yosef), que em grego ficou Ιωσηφ (Ioseph), e que aos poucos foi dando origem a diversas formas em muitos idiomas. Uma variante interessante é Josefine, e em outros idiomas temos:

 Josipa, Jozefina, Finka, Ina (croata), Josefa (checo), Josefine (Dinamarquês), Josephine, Jozefien (holandês), Josephine, Jo, Joetta, Joey, Jojo, Joleen, Jolene, Josepha, Josephina, Josie, Posie, Posy (Inglês), Josefiina, Iina (Finlandês), Josée, Josèphe, Joséphine, Fifi, Josette, Josiane (Francês), Josefine, Josepha, Josephine (alemão), Jozefa (húngaro), Giuseppa, Giosetta (Italiano), Josefine (Norueguês), Józefa, Józefina (Polonês), Jozefína (eslovaco), Jožefa (esloveno).

Esse nome já constou em rankings passado dos Estados Unidos e da Suíça. Atualmente, encontra-se no ranking mais recente do Chile (35º lugar) e da República Checa (77º lugar).

No Brasil, ele acaba sendo o 471º colocado em termos de nomes femininos usados ao longo da pesquisa do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), tendo um total de 27.873 pessoas assim chamadas. Porém, a esmagadora maioria nasceu nos anos 40 e 50, e depois disso, as Josefina’s se tornaram raras. O estado onde é mais frequente encontrar uma Josefina é Sergipe.

Apesar de ser usado em ocasiões raríssimas no Brasil de hoje, Josefina foi o nome escolhido para três meninas no estado de São Paulo no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP.

Referências:

Josefina de Beauharnais - primeira mulher do imperador Napoleão Bonaparte.
Josefina de Baden - princesa de Baden, e segunda filha de Carlos, grão-duque de Baden.
Josefina de Dinamarca - princesa da Dinamarca.
Josefina de Leuchtenberg - rainha consorte de Óscar I da Suécia e Noruega.
Josefina de Lorena - princesa de Lorena e princesa consorte de Carignano.
Josefina Bakhita - religiosa italiana de origem sudanesa da ordem canossiana.
Josefina Moscardó Montalvá - mártir católica, morta durante a Guerra Civil Espanhola.
Josefina da Fonseca Costa - nobre brasileira.






.

terça-feira, 13 de março de 2018

Christophano & Cristófano

.

Apesar do Behind The Name dizer que Cristófano – ou as variantes gráficas Christophanos ou Christophano – ser um forma medieval toscana de Christophoros, isso não procede. O primeiro termo é igual, mas o segundo termo se refere à um significado diferente, por isso não se trata do mesmo nome.

Cristófania é um termo técnico da teologia cristã utilizado para designar as aparições de Cristo pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento. Assim, Cristófano pode ser considerado um nome religioso. As várias manifestações de Cristo podem ser conferidas nos seguintes versículos bíblicos:

Génesis 14:18-20
Salmos 110:4
Hebreos 7
Génesis 16:7
Oseas 12:4
Josué 5:13-15
Daniel 3:25
Génesis 32:30

Essas aparições teriam se dado através do Anjo do Senhor, que fez contato com personagens bíblicos, o Anjo da Revelação, que instruiu a Torá para Moisés no monte Sinai, o Anjo da Providência que guiava o povo de Israel pelo deserto através de uma constante nuvem, o sacerdote Melquisedeque que recebeu o dízimo de Abraão; um dos três mensageiros celestiais que visitaram Abraão para anunciar o nascimento de Isaque e Jacó e a destruição de Sodoma; o quarto homem visto por Nabucodonosor na fornalha ardente quando condenou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; entre outros.

A etimologia ver do grego Christophanos, originado dos elementos Χριστός (Christos), que refere-se à Jesus Cristo, e o “phany” ou “phanes”, do verbo verbo phaneroō, para ser revelado ou para manifestar. Assim, Cristófano e suas variações de escrita significam “manifestação de Cristo”. O nome pode ser comparado diretamente com Teofânia ou mesmo o termo religioso teofania (theo-phaneiamanifestação de Deus).

Na atualidade, não encontramos referências ao nome Cristófano ou outra forma de escrita, nem no Brasil (IBGE, Censo 2010), ou na Itália (Nomix). Pelas referências a seguir listadas, percebe-se que foi um nome usado na Itália no período do Renascimento.

Referências:

Cristofano Allori), pintor de retratos italiano;
Cristofano Berardi, um desenhista italiano;
Cristofano Bertelli, um desenhista italiano;
Cristofano dell'Altissimo, pintor italiano em Florença;
Cristofano Gherardi, pintor italiano do período tardio-renascentista ou maneirista, ativo principalmente em Florença e Toscana;
Cristofano Malvezzi, organista e compositor italiano do final da Renascença;
Cristofano Robetta, artista italiano, ourives e gravador;
Giovanni Cristofano Amaduzzi, ilustre filólogo italiano.






.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Judas

.


Judas é um nome hebraico bíblico como centenas de outros que são usados aos montes pelos cristãos e judeus do mundo inteiro. Porém, esse é um nome estigmatizado, por ter sido carregado por Judas Iscariotes, um dos discípulos de Jesus que entregou-o para seus captores romanos por 30 moedas, depois enforcando-se em arrependimento. Inclusive, Judas é o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro.

Judas deriva de Ιουδας (Ioudas), a forma grega de Judah. Na verdade, ele é o nome de vários personagens do Novo Testamento, incluindo o mais famoso e mais infame. O nome vem do hebraico יְהוּדָה (Yehudah) que significava "louvado". No Antigo Testamento, a tradução vem como Judá, e este é o quarto dos doze filhos de Jacó com sua esposa Léa. Uma explicação para seu nome é dada em Gênesis 29:35:

“Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: "Desta vez louvarei o Senhor". Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos”.

Em outras línguas temos Ioudas (hebraico), Yehudah (hebraico bíblico), Iudas (bíblia latina), Jude (inglês), Yehuda, Yehudah (hebraico), Judah (judaico), Yidel, Yudish (iídiche).

A sua tribo formou o reino de Judá, no sul de Israel, sendo que o rei Davi e Jesus estão entre seus descendentes, e de Tamar, sua esposa. O nome ainda foi levado por Judá Macabeu, o sacerdote judeu que se revoltou contra o domínio selêucida no século II a.C, conforme relato no livro de Macabeu. Judá e Judas são o mesmo nome, só em traduções diferentes da Bíblia.

Sua tribo formou o reino de Judá no sul de Israel. O rei Davi e Jesus estavam entre seus descendentes e Tamar, sua mulher. Este nome também foi suportado por Judá Macabeu, o sacerdote judeu que se revoltou contra o domínio seléucida no século II aC, conforme relatado nos Livros dos Macabeus.

Entretanto, foi o Judas que entregou Jesus que acabou ficando mais famoso, e assim, em todo o mundo cristão, esse nome não goza de muita popularidade. Apesar disso, no Brasil há 892 pessoas chamadas Judas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), a maioria nascidos nos anos 50, provavelmente em honra à São Judas Tadeu, que é bem popular entre santos louvados no país.


Esse nome é inclusive, proibido na Alemanha. Entre alemães, não se pode usar esse nome para batizar um bebê. Uma das poucas referências atuais que encontrei de Judas, é Judas José Romo y Gamboa, um cardeal espanhol. 






.

domingo, 11 de março de 2018

Lázaro

Lázaro Ramos


Lázaro é a forma espanhola e portuguesa de Lazarus, um latinização do grego Λαζαρος (Lazaros), forma traduzida na Biblia grega do nome hebraico Eleazar, usada no Novo Testamento. Lázaro é um homem da Betânia, irmão de Maria e de Marta, que é ressuscitado por Jesus.

Eliezer origina-se no hebraico אֱלִיעֶזֶר ('Eliezer), que significa "Deus é minha ajuda". No Antigo Testamento, este é o nome de ambos um servo de Abraão e um dos filhos de Moisés. Para ver uma explicação sobre o significado do nome, é só ler Êxodo 18: 4.

Na Bíblia, além do Lázaro que foi ressuscitado por Jesus, há também o pobre Lázaro, o protagonista de uma parábola contada por Jesus, que era um leproso, e passou a nomear hospitais onde esses doentes ficavam isolados na Idade Média.

"Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas. "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo'. "Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem'. "Ele respondeu: 'Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento'. "Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam'.
Lucas 16:19-29

O nome passou, então, na Idade Média, a indicar uma pessoa pobre ou desfavorecida, especialmente na língua espanhola. Daí deriva o termo “Lazarus”, com o qual os pobres de Nápoles foram designados. Dessa etimologia, que atesta a grande influencia dos espanhóis na Itália, também se aproxima da palavra italiana "Lazzarone", que significa “malandro”, “ladrão”, um preconceito associado aos “pobres” e “mendigos”.

Em outras linguagens temos: Eleazar, Lazarus (bíblia), Eleazar, Lazaros (bíblia grega), ‘El’azar (bíblia hebraica), Eleazar, Lazarus (bíblia latina), Lazar (búlgaro), Lazare (francês), Lázár (húngaro), Lazzaro (italiano), Elazar (judeu).

Nos Estados Unidos, esse nome constou no ranking de 1000 nomes masculinos mais usados até 1996, na 979ª posição, mesmo antes disso, sempre ficou nas últimas colocações.

No Brasil, há 56.218 pessoas chamadas Lázaro, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior parte nasceu nos anos 50, e o estado de destaque é Goiás. A versão Lasaro tem 3.586 pessoas.

No Brasil, uma das maiores referências do nome Lázaro hoje é o ator Lázaro Ramos (foto). 

Referências:

Lazzaro, arcebispo e santo italiano;
Lazzaro Anticoli, boxeador e antifascista italiano;
Lazzaro Baldi, pintor italiano.
Lazzaro Bastiani, pintor italiano.
Lazzaro Bonamico, humanista e escritor italiano.
Lazzaro Maurizio de Castiglioni, militar italiano.
Lazzaro De Maestri, pintor italiano.
Lazzaro de Soardi, tipógrafo italiano.
Lazzaro Donati, banqueiro italiano.
Lazzaro Gagliardo, político italiano.
Lazzaro Luxardo, pintor italiano.
Lázaro Borges, atleta cubano.
Lazaro Borell, jogador de basquete cubano.
Lázaro Bruzón, jogador de xadrez cubano.
Lázaro Cárdenas del Río, político e militar mexicano.
Lázaro Castro, esgrimista cubano.





.