domingo, 30 de abril de 2017

Bernardino

Comprar muitas roupas estilosas pro Ben:
.

Bernardino é a forma diminutivo masculino de Bernardo usada em italiano, espanhol e português. Como já trabalhado em vários outros posts do Blog, Bernardo significa “Forte como um urso”, através da combinação dos elementos germânicos Bern (urso) com hard (força). A variante Bernadino também pode ser considerada correta.

Esse nome foi popular durante a Renascença Italiana, estando por volta do 340º lugar no ano de 1427, conforme dados disponibilizados pelo Behind The Name.

Em italiano, considera-se Dino um dos seus hipocorísticos, e em outros idiomas temos: Berinhard, Bernard, Bernhard (antigo germânico), Beñat (basco), Bernat (catalão), Bernard, Dino (croata), Bernard (Checo), Bernhard, Bernt (dinamarquês), Bernhard, Ben (Holandês), Bernard, Barney, Bernie, Berny (inglês), Bernard (francês), Bernhard, Benno, Bernd (alemão), Bernát (húngaro), Bernhard, Bernt (norueguês), Bernard (polonês), Bernard (esloveno), Bernhard, Bernt (sueco).

Existem no Brasil, três municípios que levam o nome: Bernardino de Campos - município em São Paulo; Bernardino Batista - município na Paraíba; São Bernardino - município em Santa Catarina. Existe um santo razoavelmente famoso na Igreja Católica chamado São Bernardino de Sena, um missionário franciscano.

Segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), existem 4.595 pessoas com o nome Bernardino no Brasil, ao longo de todo o tempo que compreende antes de 1930 até 2010, em todo o território brasileiro. A maior parte deles nasceu na década de 50, e o estado onde há maior frequência é Mato Grosso do Sul.

A variante ortográfica Bernadino tem 3.320 pessoas, registrados com maior frequência em Tocantins, com incidência em 1940 e 1950. Há também 210 pessoas chamadas Bernadinho e 98 pessoas chamadas Bernardinho.

Talvez, com o passar do tempo, a percepção sobre o nome Bernardino mude, e ele passe a ser novamente apreciado, como uma possível alternativa ao super popular Bernardo.

Referências:

Bernardino da Bissone, escultor italiano;
Bernardino da Ucria, religioso e botânico italiano;
Bernardino Baldi, matemático e poeta italiano;
Bernardino di Betto Betti, verdadeiro nome de Pinturicchio, pintor italiano;
Bernardino Butinone, pintor italiano;
Bernardino Corio, historiador italiano;
Bernardino Luini, pintor italiano;
Bernardino Machado, político português;
Bernardino Nogara, banqueiro italiano;
Bernardino Ochino, reformador italiano;
Bernardino Poccetti, pintor italiano;
Bernardino Telesio, filosofo e naturalista italiano;
Bernardino José de Campos Júnior - político brasileiro.





.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Nomes de Flores - Parte III

.

Quem já acompanhou nossos posts "Nomes de Flores" Parte I e II, já sabe que se você quer escolher um nome de flor para sua menina, e não quer um nome trivial, o que não faltam são opções. As flores tem centenas de espécies e muitas denominações em diferentes línguas, portanto, uma longa lista de alternativas se desenrola em nossos textos, e possivelmente não vamos trabalhar sua totalidade.

Confira alguns nomes de flores exóticos e pouco usuais que separamos para você:



Adênia - Adenia é um género botânico pertencente à família Passifloraceae.


Ajania


Ajania - Ajania é um género botânico pertencente à família Asteraceae.

Alisma - Alisma L. é um gênero botânico da família Alismataceae, nome genérico de um nome grego para uma planta de água

Aloysia - Aloysia é um género botânico pertencente à família Verbenaceae. Nome genérico foi dado em homenagem a Maria Luisa de Parma, 1751-1819, esposa do rei Carlos IV da Espanha.

Alstonia - é um género botânico pertencente à família Apocynaceae. Foi nomeada por Robert Brown em 1811, em homenagem a Charles Alston (1685-1760), professor de botânica em Edimburgo 1716-1760.

Amesiella -  é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Seu nome foi dado em honra de Oakes Ames, botânico americano dos anos 1900.

Amicia - Amicia é um género botânico pertencente à família Fabaceae. Esse nome foi dado em honra ao astrônomo italiano Giovanni Battista Amici. A palavra “amici” em italiano/ latim significa “amigo”.


Andira


Andira - é um género botânico pertencente à família Fabaceae.

Andromeda – Andromeda polifolia é um gênero descoberto e nomeado por Lineu, com base na personagem da mitologia grega.

Anemonella – é o nome geral do gênero Thalictrum thalictroides.


Angelonia

Angelonia - Angelonia é um género botânico pertencente à família Plantaginaceae. Tradicionalmente este gênero era classificado na família das Scrophulariaceae. Nativo da América do Sul. Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais.

Asystasia  - é um gênero botânico da família Acanthaceae. Foi descoberto e catalogado por Carl Ludwig Blume.


Azara


Azara - Azara (género) é um género botânico pertencente à família Salicaceae. O seu nome é uma homenagem a José Nicolás de Azara, diplomata e político espanhol.

Azolla – é comumente chamada de samambaia d’água, um gênero aquático, único gênero da família Azollaceae. O seu nome deriva das palavras gregas “azo” (seca) e ollumi ou olluo (destruir), interpretativamente significando “destruída na seca”, em referência à forma como as plantas morrem em condições secas.

Azorella – é um nome geral dado à um género botânico pertencente à família Apiaceae. Possivelmente tem relação com Azolla.

Aralia -  é um género botânico pertencente à família Araliaceae. Seu nome é uma latinização da palavra indiana, americana ou franco-canadense Aralie.

Ardisia - é um género botânico pertencente à família Myrsinaceae. Uma das espécies é usada na tradicional medicina chinesa.


Argemone


Argemone - é um género botânico pertencente à família Papaveraceae.

Aristea - um género botânico pertencente à família Iridaceae. Tem origem africana, e possui cerca de 56 espécies espalhadas entre Africa do Sul e Madagascar.

Artemísia - É um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. Artemísia é uma planta usada para fins medicinais, que na verdade é derivado do nome da deusa grega da caça, Ártemis. O significado é “dedicada à Ártemis”, sendo que Ártemis é um nome de significado desconhecido. Artemísia portanto, em significado, é correlato ao masculino Artêmio.


Babiana


Babiana - Babiana é um gênero da família Iridaceae. A babiana é uma planta bulbosa, de textura herbácea, que encanta a todos com suas flores azuladas e delicadamente perfumadas. Na natureza, babuínos recolhem os bolbos destas espécies como alimentos, daí o nome do gênero.

Brunnera - Brunnera é um gênero de plantas pertencente à família Boraginaceae.

Calandrinia - é um gênero botânico da família Portulacaceae, e seu nome foi dado em honra de Jean Louis Calandrini, botânico suíço do século XVIII.

Calamintha – é um gênero botânico da família Lamiaceae, nativo das regiões temperadas da Europa e Ásia. O nome deriva do grego “kallio” ou “kalos” que significa “belo”, e “minthe”, que significa “menta”, portanto, “bela menta”.

Callisia - é um género botânico pertencente à família Commelinaceae. O nome da planta deriva do termo grego “kallio” ou “kallos” que significa “beleza”.

Calpurnia – é um género botânico pertencente à família Fabaceae. Calpúrnia Pisônia foi a terceira e última esposa de Julio Cesar. Provavelmente vem de um nome romano derivado do latim calpurnias, que em última análise, vem da palavra “calpar”, que significa “cálice, xícara”, inicialmente usada para referir um vaso de vinho de barro.


.


Campânula - é um gênero botânico pertencente à família Campanulaceae. O seu nome derivado do diminutivo do termo latino “campana”, que significa “pequeno sino”, referindo-se à forma das flores.

Caralluma – é um gênero de plantas com cerca de 120 espécies da família Apocynaceae. É encontrada em regiões da África, Arábia, Ásia e Europa. Seu nome deriva do árabe “al-qarh luhum” que significa "chaga, ferida" na carne.

Carissa - é um género de sete espécies de arbustos ou pequenas árvores nativas às regiões tropicais e subtropicais da África, Austrália e Ásia.

Carlina – é um gênero com 34 espécies de plantas herbáceas da família Asteraceae. Diz a lenda que os anjos teriam ensinado a Carlos Magno como usa-la contra a peste, e portanto, a planta é nomeada em sua honra. Depois Carlos Magno foi substituído pelo Rei Carlos I da Espanha, e assim Lineu usou a história como base para nomear a planta.

Cassinia - é um grande género de plantas de florescência da família Asteraceae, a maioria são nativas do hemisfério sul. Seu nome geral foi dado em homenagem ao botânico francês Alexandre de Cassini.

Cassiope – é um gênero botânico que abrange cerca de 12 espécies de pequenos arbustos perenes da família das Ericaceae. É nativo do Ártico e regiões montanhosas do Norte. Foi nomeada em homenagem à Rainha Cassiopeia, da mitologia grega.

Coronilla – é um gênero de angiospermas, nomeadas assim em referência ao formato de suas flores, sendo que Coronilla, é um diminutivo de Corona, que significa “coroa” em latim.

Cynara


Cynara – é um género da família Asteraceae que contém aproximadamente 10 espécies, originalmente procedentes do Mediterrâneo, noroeste de África e Ilhas Canárias. Incluídas entre as espécies está a Alcachofra. O nome vem do termo grego Kinara (Κυνάρα), que significa “alcachofra”, de κύων (Kion), derivado de cão. Passou para o latim como Cynara, que também é o nome usado para designar o Cardo.

Cydonia – é um gênero de plantas que pertence à familia das Rosáceas. O melhor tipo da espécie vinha da região de Cidonia, na costa noroeste de creta, de onde provem seu nome cientifico. Era conhecida pelos gregos como “maçã da Cidonia”.

Dampiera – é um gênero botânico pertencente à familia Goodeniaceae, seu nome foi dado em homenagem ao capitão e cientista inglês William Dampier.

Daphne – um gênero de plantas nativas da Eurásia descobertas e nomeadas por Lineu em 1753. Foi nomeada pois suas folhas lembram a folha de louro, e esse é o significado do nome em grego, com base na lenda mitológica de Daphne e Apolo.

Davidia – conhecida em inglês como “dove tree” (arvore pombo). O nome foi dado em homenagem ao Padre Armand David, um missionário francês e naturalista que vivia na China.


.


Dianella é um género botânico pertencente à família Hemerocallidaceae. O nome é dado como um diminutivo da deusa romana Diana.

Dilenia – é um gênero de 60 espécies de plantas que pertencem a familia Dilleniaceaem nativas de regiões tropicais e subtropicais do sul da Ásia, Austrália e ilhas do Oceano Indico. É um nome genérico dado em honra ao botânico alemão Johann Jacob Dillenius.

Dyonisia - é um género de plantas pertencentes à família de Primulaceae. Seu nome é dado em honra à Dionísio, deus grego do vinho.

Egeria – é um gênero de plantas aquáticas nativas do Brasil, conhecidas por produzir grandes quantidades de oxigênio. Esse nome é derivado da mitologia romana, sendo que Egeria era uma ninfa do séquito de Venus, protetora das noivas, gestantes e do parto.

Encelia – é um gênero de plantas que pertencem à familia Asteraceae. Seu nome foi dado em homenagem a Christoph Entzelt (1517-1583), um naturalista alemão e clérigo luterano que mudou seu nome para Encelius;

Ercilla – gênero de plantas de florescência da familia Phytolaccaceae. O nome é provavelmente inspirado em Ercilia ou Hersilia, um nome romano de significado desconhecido.

Erythrina – gênero da família Fabaceae, distribuídos por regiões tropicais e subtropicais do mundo. O nome deriva do grego ερυθρος (erythros), que significa "vermelho", referindo-se à cor das flores de algumas das espécie.

Felicia é um gênero de plantas com flores que pertencem à família Asteraceae. Existem 160 espécies descritas e apenas 84 aceitas. Deriva do latim “felix”, e significa “feliz”.

Gilia -  é um género de aproximadamente 25-50 espécies de plantas com flores que pertencem à família Polemoniaceae, nativo de regiões temperadas e tropicais da América, a partir do oeste dos Estados Unidos até o sul do Chile, onde crescem principalmente no habitat deserto ou zonas áridas. Não foi encontrado o significado de Gilia.


.


Gloriosa – é um gênero de plantas tuberosas da familia Colchicáceas. Em inglês são conhecidas como Clinbing Lily, Fire Lily, Flame Lily, etc. em maori as denominações são “rire vaevae-moa, riri, vavai-moa”. O nome é literal em língua portuguesa.

Grindelia – é um gênero botânico da família Asteraceae, nativa da América.

Halesia – é um gênero de plantas pertencentes à familia Styracaceae.

Harrisia – é um gênero de cactos nativo da Argentina, Paraguai, Caribe e Flórida. Seu nome foi dado em honra à William Harris, que foi superintendente de jardins públicos e plantações da Jamaica.


Hebe – gênero de plantas nativas da Nova Zelândia, Austrália, Papua e Nova Guiné, Ilhas Malvinas, entre outras.  Foi nomeado em honra à Hebe, a deusa grega da juventude. 




Qual desses nomes menos conhecidos de flores você mais gostou? 

Conte para a gente nos comentários! 




.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Nomes de Flores - Parte II

.

As referências foram retiradas 


A Flor é o símbolo da beleza, da alma, da pureza, do amor, da fertilidade, da natureza, da criação, da infância, da juventude, da harmonia, da perfeição espiritual e do ciclo vital. Por vezes, a Flor é considerada o símbolo da virgindade ou de sua perda (processo chamado de de Floração).

As simbologias e os significados associados à Flor diferem muito de cultura para cultura; contudo, a Flor é um símbolo antigo e universal do princípio passivo, do nascimento e do ciclo vital e, desde a antiguidade, muitas foram usadas para a cura de muito males e ainda nos rituais sagrados.

Quando estão abertas, as Flores simbolizam a natureza em seu maior esplendor, representando assim, a glória e refletindo tudo o que é passivo e feminino, portanto, ligadas a beleza, a juventude, a paz, ao espírito e a primavera. Ademais, sua beleza fugaz representa a brevidade da juventude, bem como a glória e, além disso, dependendo de sua cor, as Flores podem simbolizar uma orientação das tendências psíquicas, por exemplo: as amarelas estão associadas ao sol, as azuis aos sonhos, enquanto as vermelhas estão ligadas ao sangue e ao amor.

Para os povos pré-colombianos, os Astecas e os Maias, as Flores possuíam uma simbologia sagrada e de perfeição, uma vez que os jardins repletos de Flores, para eles, representavam não somente um ornamento, mais estavam associados aos deuses e a criação do universo. Curioso notar que, para os Maias, a Flor da frangipana simbolizava a fornicação e, por isso, estava também associada à fertilidade e ao sol.

Por sua vez, o Cristianismo associa as Flores ao símbolo da perfeição e, muitas vezes, ela surge nas passagens bíblicas representando o paraíso celestial. Da mesma maneira, muitas culturas orientais, como o tantra, o taoismo e o budismo associam a imagem da Flor à renovação espiritual e da evolução interior, como por exemplo, a Flor-de-ouro e a Flor de lótus. Já nas culturas ocidentais, a Flor-de-lis e o lírio, ambos simbolizam a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual.


O Ikebana é a arte japonesa dos arranjos Florais que carrega um simbolismo associado à Flor, uma vez que no Japão, ela representa a perfeição, o ciclo vital e o equilíbrio. Dessa forma, o arranjo Floral segue um esquema: o ramo superior simboliza o céu, o médio simboliza o homem e, por fim, o inferior simboliza a terra, formando, assim, a ordem cósmica e a tríade universal representada pelo homem como um mediador entre o céu e a terra.

Confira as flores que separamos para esse post especial e não deixe de ler o post Nomes de Flores - Parte I. 


Alpínia


Alpínia - O gênero Alpinia foi nomeado por Lineu em homenagem ao botânico italiano Prospero Alpini (1553-1617). O gênero compreende cerca de 400 espécies espalhadas nas regiões tropicais. É também conhecida no Brasil como Vindekaa, se originou da junção da palavra "vinho" (uma referência à cor vermelha das flores) com a palavra tupi ka'a, "folha, planta".

Alamanda


Alamanda – A alamanda (Allamanda cathartica L.), também conhecida como dedal-de-dama é uma planta tóxica ornamental da família Apocynaceae. É uma trepadeira arbustiva e latescente. Possui folhas 4-verticiladas, oblongas ou ovadas, acuminadas e glabras. As flores são amarelas, fasciculadas, axilares e campanuladas. Seu nome foi dado em homenagem à Frederic Allamand, botânico e professor de história natural.


Fúcsia


Fúcsia – No Brasil, também é conhecida como “brinco-de-princesa”. Plumier nomeou a fúcsia a partir do botânico alemão Leonard Fuchs. Este senhor havia morrido em 1566 mas Plumier o homenageou, provando que não era apenas um interesseiro.


Frésia



Frésia - A freesia, frésia ou junquilho é um gênero da família das Iridáceas. Mais uma vez, o nome Freesia foi dado em  homenagem à Heinrich Friedrich Theodor Freese, alemão que estudou essas plantas no século XIX.


Jasmim


Jasmim – é uma flor conhecida pelo seu perfume marcante, e seu nome deriva do persa Yasamenm, relativo à mesma flor. Tem várias grafias como Jasmina, Jasmine, Yasmin, Yasmine, etc.


Jonquil


Jonquil e Jonquille – é um tipo de narciso correspondente ao junquilho ou frésia. O nome “Jonquil ou “Jonquille, traduzido para o português como junquilho, vem do espanhol Junquillo, derivado da palavra em latim “juncus”.


Laelia


Laelia e Lélia – é um gênero de orquídeas. A nomenclatura pode ser uma referência à Laelia, uma das virgens vestais da mitologia, ou então, uma homenagem à uma família romana – Laelius – da qual originaram-se alguns imperadores.


Lantana


Lantana - o nome vem de Viburnum Lantana, por possuir folhas semelhantes à essa espécie. Também é conhecida como Cambará-de-jardim, lantana-cambará, camarazinho.


Lavanda


Lavanda – é conhecida também como alfazema, cujo nome vem do latim “lavare”, que significa “lavar”, pois era usada para perfumar a água de banho dos antigos romanos. Lavender é sua versão em inglês.


Liátris


Liatris Liátris é muito conhecida como “estrela ardente”, uma flor de corte, que atrai muitas borboletas e beija-flores, além de outros insetos e pássaros. Suas flores são roxas, normalmente, mas já existem na cor rosa ou branca. Seu nome parece uma combinação de Lia e Beatriz.


Liátris


Lília, Lílian, Liliana, Lily, Líria – todos são nomes femininos elaborados a partir da flor do lírio, palavra que deriva do latim Lilium, que significa “portador de bulbos”. Os lírios tem inúmeras espécies de flores diferentes.



Lineia – o seu nome foi dado em homenagem ao botânico sueco Carl Von Linné. Lineia portanto, é um nome de flor atribuído em auto-homenagem a seu descobridor, e assim, ele se junta ao conjunto de nomes de flores que são nomes próprios, como Dália, Margarida, Rosa, etc. Inclusive, a Linnea Borealis é considerada a flor oficial da Suécia;



Flor de Lis


Lis – a flor de Lis, pode significar lírio ou íris, ser um diminutivo de Elisabeth, que significa “meu deus é um juramento” ou “meu deus é abundância”, do hebraico.


Lobélia


Lobélia – essa flor recebeu nome em homenagem ao médico e botânico Mathias de Lobel. A espécie Lobelia inflata é usada como sedativo, para desinfestação das vias respiratórias e para combater o tabagismo, por isso também é conhecida como tabaco-indio, e de suas folhas se extrai a lobelina, utilizada como estimulante respiratório.


Flor de Lótus


Lótus – é uma planta aquática, cultivada em lagos e represas. O nome se originou do hebraico Loth, que significa “o que esconde, véu, cobertura”, relacionada à árvore de origem mitológica, cujos frutos tinham a capacidade de induzir o sono e o esquecimento.


Madressilva – é a designação popular para as plantas da espécie Lonicera periclymenum, gênero botânico Lonicera, da família das Caprifoliaceae.


Magnólia


Magnólia – essa flor também recebeu seu nome em homenagem à Pierre Magnol, médico e professor de botânica, nomeada pelo botânico Plumier.

Malva – seu nome origina-se no grego e significa “fina, delgada, delicada”. Essa planta pode ser ornamental, medicinal e até pode ser usada na culinária.

 
Margarida

Margarida – na verdade, Margarida vem do grego margarites e significa “pérola”. Esse nome foi usado para as flores brancas com centro amarelo. O equivalente em inglês é Daisy.

Marigold 


Marigold – essa é a palavra inglesa para a calêndula, por suas pétalas lembrarem o ouro (gold).


Mirabilis


Mirabilis - Mirabilis é a designação comum às plantas do gênero Mirabilis L., da família das nictagináceas, que reúne 54 espécies, nativas de regiões subtropicais das Américas (principalmente do Sudoeste da América do Norte) e apenas uma espécie do Himalaia. Muitas delas são cultivadas como ornamentais, como por exemplo a maravilha (Mirabilis jalapa). Mirabilis significa “maravilhoso” em latim.


Narciso


Narcisa – versão feminina de Narciso, uma flor que recebe esse nome por conta do personagem mitológico, um belo jovem que acaba morrendo afogado de tanto admirar a própria beleza na superfície de um lago.


Orquídea


Orquídea – essa é a designação para várias espécies de flores.  O nome Orquídea vem do grego όρχις (órkhis), que significa “testículo” e ειδος (eidos) que significa “aspecto, forma”; Assim, significa “em forma de testículo”, nome esse dado por causa de suas flores em forma de testículo de um dos primeiros gêneros descobertos. 


Papoula



Papoula – Em inglês, temos a versão Poppy, e a versão em espanhol é Amapola. A Papoula era conhecida já em tempos remotos, tinha prestigio entre os médicos da Grécia Antiga, sendo associada a Hipnos, deus do sono, pai e Morfeu. Essa era a planta favorita de Hipnos por isso sempre é representado com os frutos dela na mão.


Peônia


Peônia – o nome dessa flor deriva de Péon ou Peone, o médico dos deuses gregos. Apresentando propriedades medicinais, de forma geral, as peônias são usadas contra febre, dor, sangramentos, feridas, hemorragias. 


Perpétua


Perpétua – Seu nome é literal na língua portuguesa, e significa “para sempre, eterna”.

Pétala - Pétalas são peças constituintes da flor, situadas no seu verticilo protetor mais interno. São estruturas normalmente membranáceas, amplas, coloridas e têm muitas funções, entre as quais a atração de polinizadores. O conjunto de pétalas de uma flor é chamado corola.


Petúnia


Petúnia – aparentemente significa “flor vermelha” na língua tupi-guarani.


Pluméria


Pluméria – é um gênero de flores mais conhecido no Brasil como Jasmim-Manga. É muito usada como planta ornamental. Seus caules são grossos e lisos, de cor cinzenta ou bronzeada de formato escultural. Por essas características, é muito apreciada por paisagistas. O nome Pluméria foi dado em homenagem à Charles Plumier, um botânico francês do século XVII que descreveu várias espécies vegetais na zona intertropical. De qualquer modo, a palavra lembra “pluma”.


Prímula


Prímula – seu nome vem do latim primulus (primeiro), que indica “primeiras flores”, referindo-se à temporada de floração. Na época medieval, era chamada de “prímula veris” ou seja, “primogênita da primavera”. Em inglês, seu nome é Primrose (usado em Jogos Vorazes para nomear a personagem da irmã da Katniss).


Prunella


Prunella – O seu nome é derivado da palavra latina “pruna”, que significa “ameixa”. Já a Wikipédia espanhola diz que esse nome genérico é derivado de uma palavra alemã para "dor de garganta", uma doença que esta planta é usada para tratar.


Rosa


Rosa – esse é o mais tradicional de todos os nomes de flores. O nome tem origem germânica, no elemento hrod, que significa “fama”.


Tulipa


Tulipa – o nome foi inspirado da palavra turca tülbend, que significa “turbante”, em referência ao formato da flor.


Vanilla



Vanilla – esse é um dos gêneros das orquídeas, a partir do fruto de algumas espécies obtêm-se a especiaria baunilha, o único fruto comestível da família das orquidáceas. É uma planta nativa do México, seu nome vem do espanhol vainilla que significa “pequena vagem;


Verbena


Verbena Verbena tem o uso de longa data em fitoterapia e medicina popular, geralmente como um chá de ervas. Em The Vampire Diaries, a Verbena é usada para proteger dos ataques dos vampiros. Acredita-se que o nome dessa planta deriva da palavra latina “verbenae”, que se refere genericamente à “ramos e galhos”, ou a partir da palavra celta “ferfaen”, que significa “pedra afastada”, pois a verbena foi usada para tratar pedras nos rins.


Flor de Verônica


Verônica – O nome dessa flor vem do nome feminino Verônica, uma variação de Berenice, que significa “a que traz a vitória”.


Violeta


Violeta – é um nome literal em português, pois se refere tanto à cor quanto à flor, vindo do latim “viola”, de mesmo significado.

Vitória-Régia


Vitória-Régia – é uma planta aquática nativa da Amazonia. Seu nome foi dado em homenagem à rainha e ao rei ingleses, sendo Vitória é uma homenagem à rainha e Régia significa “real”.

Zínia. 


Zínia – o nome da flor foi dado em homenagem ao botânico alemão Johann Gottfried Zinn. 




Não deixe de ler o post Nomes de Flores - Parte I 





.