segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Petra - Parte II

.

Petra, devo confessar, encaixa perfeitinho dentro do meu estilo sobre nomes próprios. É um dos meus nomes favoritos e que eu usaria facilmente para uma filha. Petra é um nome original e sonoro, lindo e sofisticado.

Dentro dos fóruns sobre nomes, o que mais encontrei foram argumentos contrários dizendo que “a menina vai ser chamada de pedra o tempo todo”. Bem, sobre isso: 1) Não vejo a galera chamando as Pietra’s de “pedra”; 2) “pedra” é precisamente o significado do nome, no sentido de rocha, forte como uma pedra, como uma rocha. Então, não consegui entrar na onda da crítica.

Em outras palavras: Grande coisa chamarem de pedra! Esse é justamente o significado do nome, e com certeza uma Petra nascida hoje será uma “pedra rara” no meio das cansativas Julia’s, Sofia’s, Isabela’s e Laura’s. De qualquer modo quando o nome existe, está correto e não é vexatório, temos mais é que ensinar os filhos agirem diante do bulliyng como se deve, ressaltando sempre que o nome que escolhemos foi único e especial como ela/ele certamente será.

Todos os nomes são passivos de associações desagradáveis, o importante é que essas associações não sejam ofensivas, e não há nada de mal numa pedra, a não ser que ela seja jogada na cabeça de alguém, suponho.

Mesmo quem não gosta do nome Petra, não consegue ficar indiferente à ele, pois o som é impactante. No começo, qualquer um estranha um pouco, mas depois que a sensação de estranheza passa, com certeza verão a beleza do nome.

Tanto é original, que o ator e cantor Maurício Mattar tem uma filha chamada Petra, com Fabiana Sá. Ela tem ainda dois irmãos, Luã e Rayra, mas todos são filhos de mães diferentes. A originalidade para a escolha do nome passou longe do relacionamento com a cantora Elba Ramalho, mãe de Luã. Infelizmente, a tal moça Petra Mattar só sai nas revistas falando em malhação, fitness e mostrando o corpo, e não vai ajudar na melhoria da imagem do nome tão cedo. Petra anda precisando de alguém para dar personalidade à ele.
Comparando Petra com o popular Pietra, podemos fazer algumas observações. Se a pessoa prefere um nome original, que se ressalte, cause impacto e não liga para a opinião dos outros, fique com Petra sem pestanejar. Agora, se a pessoa se preocupa imensamente com o que os outros acham e tem receito de um nome diferente cause problemas, fique com Pietra. Eu, sem sombra de dúvidas, optaria por Petra!

Afinal, embora Pietra seja um bom nome, digno, sem problemas, quando um nome diferenciado entra no top 100 mais usados no Brasil acaba perdendo o que tem de melhor: a originalidade.

Outra observação que é necessário fazer é que Petra não dá certo com quase nenhum composto. Muito menos com os mais tradicionais – fale Ana Petra ou Maria Petra em voz alta e comprove! – pelo simples motivo de que Petra é um nome tão poderoso, tão poderoso, que fica neutralizado com Maria. Tira o impacto. Qualquer outra combinação menos usual na tentativa de dar um composto à Petra gera coisas exageradas e bizarras. Então, se você faz questão de nomes compostos, fuja de Petra. Mas se você reconhece o poder desse nome por si só, abrace-o.





Mauricio Mattar e a filha Petra




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário