terça-feira, 7 de outubro de 2014

Guilherme




Guilherme é forma portuguesa de William, derivado do nome alemão Willahelm, composto pelos elementos germânicos wil (desejo, vontade) e helm. (capacete, proteção).

No ranking do BabyCenter de 2014, Guilherme ocupava o décimo segundo lugar, apesar de ter caído duas posições em relação ao ano passado, ao lado também de João Guilherme que está na sexagésima primeira posição, tendo subido cinco posições em relação ao Ranking 2013.  Na lista divulgada pela Arpen/SP em 2014, Guilherme possuía 5847 registros.

O nome caiu em popularidade desde 2009 -quando foi o 6º colocado no ranking -, mas continua sendo um clássico. Forte e chamativo, é um nome que agradou pais de várias gerações e ainda se destaca nos registros brasileiros.

Talvez o grande destaque na literatura seja como o nome do protagonista do livro O Nome da Rosa, do escritor italiano Umberto Eco, que na versão em português é Guilherme de Baskerville, e ganhou versão para os cinemas com Sean Connery no papel.

O nome aparece entre filhos de famosos sozinho e em combinações, como por exemplo: Guilherme [irmão de Felipe e Catarina, nascido em 9 de abril de 2013] é filho do ator Marcelo Serrado; João Guilherme foi o nome escolhido pela apresentadora Letícia Birkheuer para o filho nascido em 9 de outubro de 2011, e também foi o eleito para o filho do apresentador Faustão, nascido em 2 de fevereiro de 2004.

Apesar de estar sempre nos rankings, Guilherme não perde sua elegância e continua sendo uma excelente opção para os pais, principalmente se a criança for herdar sobrenomes incomuns, evitando assim muitos homônimos. A esperança é de que Guilherme mantenha sua fama nos próximos anos.



Atualização: No ranking do BabyCenter do ano de 2015, Guilherme ficou na 14ª posição, tendo caído duas em relação à 2014. Na lista da Arpen/SP 2015, Guilherme contabilizou 5225 registros.


Atualização em 02.07.2016: No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), vemos que Guilherme é o nome de 525.028 pessoas, isso faz dele o #28 nome masculino mais registrado no Brasil de 1930-2010. A esmagadora maioria foi registrada nos anos 90 em diante, com destaque para a década de 2000. São Paulo é o estado onde você encontra mais pessoas chamadas Guilherme


by













6 comentários:

  1. Guilherme é uma graça de nome!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito bonito o nome, principalmente por que amo o apelido GUI.

    ResponderExcluir
  3. É um dos poucos populares que gosto tanto, adoro mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Acho másculo, bonito, interessante, mas acho que precisa descansar umas décadas antes de retomar o uso.

    ResponderExcluir