domingo, 31 de maio de 2015

Gustavo


Forma italiana, espanhola e portuguesa do nome Gustav. De acordo com nossa colaboradora Shamaim (que, em se tratando de onomástica, é uma enciclopédia viva), o significado mais provável é "bastão dos godos" ou "bastão dos deuses". É um antigo nome nórdico, que advém de Gautstafr.

No entanto, essa origem é contestada pelo site Behind The Name, que aponta a possibilidade do nome vir de Gostislav, que seria um nome eslavo medieval derivado dos elementos eslavos gosti "hóspede" e slava "glória", ou seja, hóspede glorioso.

Já o Blog Nomes e Mais Nomes (http://nomesportugueses.blogspot.com.br/ ) aponta o significado de Gustavo como sendo “Cetro do Rei”.

Já o site do Baby Center Brasil, afirma que a origem de Gustavo seria escandinava e compreenderia a variação de Gustav, do nórdico arcaico Gautr (um nome tribal) combinado com stafr ("líder", "arrimo").

Na Wikipédia, encontra-se o significado “Báculo dos Gautas”, ou ainda, “aquele que auxilia os góticos”, e mais, em alguns locais o significado é exposto como “Bastão de combate”.

Variantes: Gösta, Göstav, Gustaf (sueco), Gustaf (Alemão)

Outros idiomas: Gautstafr (escandinavo antigo), Gustaaf, Guus (holandês), Kustaa, Kyösti, Kusti (finlandês), Gustave (francês), Gusztáv (húngaro), Gustavo (italiano), Gustav (letão), Gustaw (Polónia), Gustavo (Português), Gustavo (Espanhol)

Popularidade:

No ranking do Baby Center 2014 ele é o 14º colocado, embora tenha caído 2 posições em relação ao ano anterior.

Em São Paulo, tivemos 5297 meninos registrados como Gustavo (Arpen/SP, 2014). Ainda, registrou-se 19 meninos que receberam nome com a grafia Gusthavo (que aparentemente, é uma estropiação, pois a grafia com H não existe em nenhuma língua do planeta).

Talvez a popularidade do nome tenha subido depois do sucesso (?) do Gusttavo Lima (Tchereretchê, Tchê, tchê, tchê, Gusttavo Lima e você!


Algumas pessoas notórias portadoras do nome:

  • Gustavo Charif (nascido em 1966), artista argentino.
  • Gustavo García del Postigo, arquiteto chileno.
  • Gustav Mean pesquisador, escritor, místico.
  • Gustavo Alatriste, ator, diretor e produtor mexicano.
  • Gustavo Aguerre (nascido em 1953), artista, curador, escritor e designer argentino.
  • Gustavo Colonnetti (1886–1968), matemático e engenheiro italiano.
  • Gustavo Gutiérrez Merino (nascido em 1928), teólogo e padre dominicano peruano, criador da Teologia da Libertação.
  • Gustavo Santaolalla (nascido em 1952), produtor, músico e compositor, vencedor do Oscar.
  • Gustavo Kuerten (nascido em 1976), tenista brasileiro.
  • Gustavo Borges (nascido em 1972), nadador brasileiro.
  • Gustavo III da Suécia (1746 - 1792). Ele tomou o governo do parlamento em 1772 através de um golpe de estado, encerrando a Era de Liberdade e entrando numa campanha para restaurar a autocracia real. Foi Rei da Suécia de 1771 até o seu assassinato, cerca de 1 ano depois.
  • Gustavo V da Suécia (1858 - 1950), foi Rei da Suécia de 1907 até à sua morte 43 anos depois, detém o recorde do monarca mais velho da Suécia e o segundo que mais tempo reinou depois de Magno IV, sendo ainda assim o que mais tempo chegando ao trono em adulto.  

Colaborou: Shamaim.



By












. 

4 comentários: