sábado, 30 de maio de 2015

Heitor & Hector



Heitor é a forma portuguesa de Hector. Forma latinizada do grego 'Εκτωρ (Heitor), que foi derivada de  εκτωρ (hektor) que numa primeira análise quer dizer “apegar” , ou então, a partir εχω (eco) que significa “para segurar, para possuir”.

Na lenda grega Hector foi um dos campeões troianos que lutaram contra os gregos. Depois que ele matou amigo de Aquiles Pátroclo na batalha, ele mesmo foi brutalmente assassinado por Aquiles, que amarrou seu corpo morto de uma carruagem para depois arrastá-lo. Este nome também aparece em lendas arturianas, como pertencente ao pai adotivo do Rei Arthur.

Hector / Heitor tem sido usado ocasionalmente como nome próprio desde a Idade Média, provavelmente por causa do caráter nobre do herói clássico, e foi historicamente comum  na Escócia.

Outros idiomas: Hector (Catalão), Ettore (italiano), Heitor (Português), Heck, Heckie (escocês), Héctor (Espanhol)

Popularidade: O nome Heitor subiu 5 posições no ranking do Baby Center 2014 em relação ao de 2013, figurando agora na décima posição. Foi uma subida significativa em apenas um ano, o que indica que ele cada vez mais se tornará uma moda no Brasil. Teve 3411 registros no estado de São Paulo (Arpen/SP, 2014) na grafia Heitor e 144 registros na grafia Hector. A grafia italiana, Ettore, também apareceu timidamente  na lista de São Paulo, figurando com 14 registros.

Curiosidades

Heitor era, na mitologia romana, um príncipe de Roma e um dos maiores guerreiros na Guerra de Roma, suplantado apenas por Aquiles.

Heitor Villa-Lobos foi um maestro e compositor brasileiro, falecido em 1959.

Comentários

É um nome simples, de escrita e pronúncia fácil, que dificilmente irá ocasionar erros de grafia ou de entendimento. Também possui uma história marcante e por isso, se constitui em um nome forte, atemporal e clássico.


Entretanto, ele tem seus aspectos negativos: 1) a excessiva popularidade. 2) a imediata associação com os Três porquinhos, toda vez que ouço o nome, completo mentalmente: "Heitor, Cícero e Prático". 3) Embora seja o nome de um herói da Guerra de Tróia, não se pode esquecer que ele teve um fim bem trágico (colaborou Dani L.). 

Infelizmente, como mencionado, está se constituindo em um nome extremamente popular, dando saltos no ranking ano após ano. Por isso, alternativas a serem consideradas são a versão Hector e Ettore, incomuns no Brasil. 

By








.

2 comentários:

  1. Estranhamente é o nome que escolhi para meu filho... e o 'fim trágico' na guerra de Tróia, convenhamos, todos os troianos tiveram, com exceção de Enéias, filho de Afrodite e Anquises. Enéias fugiu de Tróia, fez uma longa viagem e chegou à Itália, onde participou da fundação de Roma. Enfim... eu simplesmente amo o herói Heitor de Tróia: um grande herói, mais honrado que Aquiles, um bom esposo, um bom pai e filho dedicado do Rei Príamo.

    ResponderExcluir