segunda-feira, 15 de junho de 2015

Antônia

.

Antônia é a forma feminina de Antônio. O significado de Antônio já foi abordado neste post aqui. Deriva de antonius (origem desconhecida, supostamente um sobrenome romano que significava "de valor incalculável"). Pode vir também do grego anthos ("flor").

Diminutivos: Antonella, Antonietta, Nella, Tonina (italiano), Nia, Toni, Tonia, Tonya (Inglês), Teuna (holandês)

Formas masculinas: Antonello, Antonio, Tonino, Tonio (italiana), Antonio, Tono (espanhol), Antony, Tony, Anthony (em Inglês), Anton (alemão), Anton (sueco), Anton (norueguês), Anton (dinamarquesas), Anton, Antoon, Ton, Toon, Antonie, Antonius, Teun, Teunis, Theun, Theunis (holandês), Antoni (polonês), Anton (romeno), Antonius (Ancient Roman)

Outros idiomas: Latonya (Africano americano), Donka (búlgaro), ANTONIJA, Antica, Antonela, Nela, Tonka (croata), Antonie (Checo), Toini (finlandês), Antoinette, Toinette (francês), Antia (Galego), Antônia (húngaro), Antónia (Português), Antônia (Português (Brasil)), Antonija (sérvio), Antónia (eslovaco), Antonija, Tonka (esloveno)

No Ranking do Baby Center Brasil, do ano de 2014, Antônia é o 79º colocado, e subiu sete posições em relação ao ano de 2013.

Nos dados oficiais divulgados pela Arpen/SP (2014), Antonia (sem acento) aparece com 79 registros, e Antônia (com acento) apareceu com 59 registros.
Mais uma vez, não é possível que um nome que consta com apenas 139 registros, no total, no estado de São Paulo (o mais populoso do Brasil) possa figurar na 79ª posição num Ranking Nacional. Deve haver alguma contradição na elaboração ou na coleta de dados para o Ranking.

Em Portugal, o nome Antónia (com acento agudo no “o”, diferentemente do Brasil), teve apenas 14 registros. Ou seja, não é um nome que possa ser classificado como popular em Portugal (bem menos do que a versão masculina que teve 519 registros).

Curiosidades

Antónia Maria Fernanda Micaela Gabriela Rafaela Francisca de Assis Ana Gonzaga Silvéria Júlia Augusta de Saxe-Coburgo-Gota e Bragança (Lisboa, 17 de fevereiro de 1845 — Sigmaringen, 27 de dezembro de 1913), infanta de Portugal e princesa de Hohenzollern-Sigmaringen, foi a terceira filha da rainha Maria II de Portugal e do rei consorte Fernando II. Através de seu pai, ela também detinha os títulos de princesa de Saxe-Coburgo-Gota e duquesa de Saxe.


Antônia foi uma série de televisão, produzida pela O2 Filmes e exibida pela Rede Globo, baseada no filme de 2006 de mesmo nome de Tata Amaral. A série tinha Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy Mendes, nos papéis principais. A 1ª temporada foi exibida de 17 de novembro a 15 de dezembro de 2006. A 2ª temporada foi exibida de 21 de setembro a 19 de outubro de 2007.



By





.