quinta-feira, 25 de junho de 2015

Augusto

.

Significa "o grande" ou "o venerável", derivado latino "augere", que quer dizer "para aumentar". Augusto era o título dado a Otávio, o primeiro imperador Romano. Ele era o filho adotivo de Julio César, que subiu ao poder através de uma combinação de habilidade militar e proeza política. Este foi também o nome de três reis Da Polônia.

Formas femininas: Augusta (italiano), Augusta (português)


Outros idiomas: Augustus (romano antigo), agosto (Catalão), agosto (dinamarquês), Augustus, Guus (holandês), agosto, Gus (Inglês), Aukusti, Aku, Kusti (finlandês), Auguste (francês), Agosto (alemão ), Augusts (letão), Augustas (lituano), Agosto (norueguês), Agosto (polonês), Avgust (russo), Avgust (esloveno), Agosto (sueco), Avgust (ucraniano)

No ranking do Baby Center Brasil 2014 está na 76a posição, que caiu 8 posições em relação a 2013. Já no estado de São Paulo, foram estes os registros de Augusto: 

Nome
Qtd
Augusto
431
Fonte: ARPEN/SP (2014)
100º

E, de acordo com a Arpen/RS, em 2014 foram estes os registros de Augusto: 

Nome
Qtd
Augusto
333
Fonte: ARPEN/RS (2014)
43º

Como a população de São Paulo é extremamente maior do que a população do RS e a diferença de registros entre os dois estados é de menos de 100, pode-se afirmar que Augusto é mais popular no Rio Grande do Sul. 

Em Portugal, Augusto teve apenas 8 registros. Provavelmente lá ele é considerado datado, ou um nome relacionado a pessoas idosas. Filipa Lopes, do Blog Nomes e Mais Nomes, escreveu que insere Augusto nos nomes considerados retrô em Portugal. Segundo ela: 


Ainda que esteja fora do top 10 oficial de nomes masculinos mais usados de sempre e não é difícil de encontra-lo nas listas não oficiais [mas que não me parecem muito afastadas da realidade] que eu publiquei há uns anos: é 10º em 1920, 17º em 1950 e continuava entre os nomes populares em 1960 e 1970. Em 1980 já estava longe do seu auge, ficando-se pela 96ª posição (...). 

.
Você  poderá ter acesso a esse texto completo clicando aqui. 





By





.

Um comentário:

  1. Obrigada pela referência ao Nomes e mais Nomes! :) E é isso mesmo: Augusto é um nome perfeitamente normal em Portugal, que se encontra com facilidade em pessoas maiores de 40 anos, mas que, entretanto, deixou de se usar!

    ResponderExcluir