segunda-feira, 29 de junho de 2015

Bibiana


Marjorie Estiano, no papel de "Bibiana" em O Tempo e o Vento. 

Bibiana é, provavelmente, uma variação de Viviana, que vem do latim ‘vibianus” e quer dizer “vivo”. Claramente, Bibiana é a pronúncia espanhola de Viviana, já que nessa língua o som do “v” é bastante semelhante ao som do “b”, que foi transformada em uma nova grafia para outras línguas, como no português.

No Brasil, as Bibianas estão em sua maioria concentradas no Rio Grande do Sul – basta dar uma passadinha pelo facebook para confirmar a informação – e isso pode estar relacionado a dois motivos: A obra “O Tempo e o Vento”, do escritor gaúcho Érico Veríssimo, que conta mais de 200 anos de formação do Rio Grande do Sul na perspectiva da família Terra-Cambará, no qual Bibiana é uma personagem central; ou as fronteiras com Argentina e Uruguai, países de língua espanhola.

 A personagem Bibiana, de “O Tempo e o Vento”, tem centralidade na trama criada pelo autor, e foi interpretada por Louise Cardoso na primeira adaptação televisiva, fazendo par com Tarcísio Meira, e na nova adaptação para filme e minissérie exibida em 2013, foi vivida pela atriz Marjorie Estiano (na fase jovem) e Fernanda Montenegro (na fase idosa). 

As adaptações para cinema e televisão provavelmente influenciaram a nomeação de muitas Bibianas no Rio Grande do Sul, já que a capacidade de alcance da mídia artística ainda é muito maior do que a literatura.

É interessante perceber que o nome Bibiana marca exatamente as diferenças regionais no Brasil: será muito mais difícil achar uma Bibiana no norte ou nordeste do país, sendo que a maioria delas são gaúchas. 

Nos dados fornecidos pela Arpen/SP, não consta nenhuma Bibiana registrada no estado de São Paulo no ano de 2014, já em Portugal, constam 7 Bibianas, 4 delas com nomes simples e 3 compostos: Bibiana Isabel, Bibiana Andreia e Bibiana Solange.


Algumas pessoas imediatamente estranham o som repetido do “bibi”, mas para mim, é um nome com o mesmo ritmo de Viviana, Liliana ou Tatiana, onde as consoantes se repetem nas primeiras sílabas. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário