domingo, 21 de junho de 2015

Domênica

.


Domênica é a forma italiana de Dominic, que quer dizer “domingo”, numa primeira análise. Porém, o nome do dia da semana vem de “dominicus”, ou seja “consagrado ao Senhor”, ou seja, o dia que entre os católicos é consagrado a Deus e por isso pressupõe descanso – como o Senhor teria descansado após terminar a criação.

O nome é tradicionalmente dado a crianças que nascem no domingo, principalmente pelos católicos, já que a maioria das religiões evangélicas possui o dia consagrado ao Senhor no sábado, e não no domingo. Outras variações do nome são: Dominika (tcheco), Dominica (inglês), Dominique (francês), Domnika (macedônico), Dominga (espanhol, português).

Em italiano, temos alterações raras como Domenichina e Mariadomenica. Os diminutivos por lá são Nica, Mimma, Mena e Mimi.

Domênica é um nome que possui sua variante na língua portuguesa: Dominga ou Domingas. Porém, não possui nem de longe a mesma vibração e o mesmo encanto.

Sendo um nome de 8  letras mas com uma marcação ritmada (vogal e consoante, consecutivamente, em todas as sílabas) e o som forte do “Ca” final, passou logo a figurar entre os meus favoritos. O som fechado do “mê” ao meio torna sua sonoridade ainda mais intensa.

Pode-se dizer que é um nome potente sem ser violento, bruto. Perfeito para mim que procuro sonoridades mais intensas para meninas, afinal, as mulheres já são consideradas delicadas e inferiores por uma boa parte da sociedade, não é necessário ter um nome “docinho” que reforce esse estereótipo.

Para terem uma ideia da raridade do nome, os rankings disponíveis no Brasil ou em Portugal não apontam nenhum registro dele. Já na Itália, segundo o Nomix.it, cerca de 156.232 pessoas se chamam Domênica, ou seja, 0.2589% da população italiana. 

Na Itália, considerando dados gerais, é o 79º nome mais comum. Esses dados italianos não levam em consideração os nascimentos de um ano ou de um período de tempo, e sim, números totais. Segundo este mesmo site, 17% das Domênica's existentes na Itália tem origem na Sicília. 

Em termos gerais, no Brasil, conforme os dados disponibilizados pelo IBGE, na ferramenta Nomes no Brasil (censo 2010), há 1.369 pessoas chamadas Domênica - o IBGE não discrimina acentuação dos nomes - sendo que quase 500 delas nasceram nos anos 80, e os nascimentos das outras décadas são bem menores. A maior frequência é no estado de São Paulo. 

Referências:


Domenica Bertè, verdadeiro nome de Mia Martini, cantora italiana;
Maria Domenica Brun Barbantini, religiosa italiana;
Domenica Costa, verdadeiro nome de Nikka Costa, cantora norte-americana;
Domenica del Paradiso, religiosa italiana;

Domenica di Tropea, santa da Anatólia;
Maria Domenica Fumasoni Biondi, cientista italiana;
Domenica Luciani, escritora italiana;
Maria Domenica Mantovani, religiosa italiana;

Maria Domenica Mazzarello, religiosa e santa italiana;
Maria Domenica Michelotti, uma política de San Marino;

Domenica Tassinari, verdadeiro nome de Pia Tassinari, soprano e meio-soprano italiano.




By





.

4 comentários:

  1. Lindo, perfeito, maravilhoso. DOMÊNICA é o meu top 2 e quer tirar Aurora do top 1, sou apaixonada por esse nome!!!!!!!!!!!!!11111111111

    ResponderExcluir
  2. Minha filhinha que tem um mês de vida SS chama Domenica porque desde criança sou apaixonada por este nome

    ResponderExcluir