terça-feira, 16 de junho de 2015

Ísis

Ísis Valverde
É a forma grega do elemento egípcio “Ist” (reconstruído com Iset ou Ueset), o que possivelmente significava “O trono”.

Na mitologia egípcia, Ísis era a deusa do céu e da natureza, a esposa de Osíris e a mãe de Hórus. Ela foi originalmente retratada vestindo um cocar em forma de trono, mas nos últimos tempos, ela foi confundida com a deusa Hathor, tendo sido representada com chifres de uma vaca em sua cabeça. Ela também era adorada por pessoas de fora do Egito, como gregos e romanos.

Variante: Iset

Popularidade: é o 82º nome na lista dos mais usados de 2014 segundo o Ranking do Baby Center Brasil. Já no Estado de São Paulo, segundo dados da Arpen/SP (2014) foram registradas 111 meninas chamadas Ísis, mas os paulistas preferem o nome sem acento, já que foram 331 registros de Isis.

Infelizmente 14 pais tiveram a infeliz ideia de registrar suas filhas como Ísys, que desfigura totalmente o nome, e 16 meninas chamadas Ysis, que é ainda pior. Pelo menos não teve nenhuma Ysys.

Em Portugal, foram registradas 45 meninas chamadas Isis (sem acento) e 7 Ísis (com acento). O que significa que embora incomum, esse nome é bem visto em Portugal. 

Curiosidades

Ísis Nable Valverde (17 de fevereiro de 1987) é uma atriz brasileira. Seu primeiro papel de destaque foi a misteriosa Ana do Véu na novela Sinhá Moça, em 2006. Em seguida, veio a jovem Rakelli da novela Beleza Pura, em 2008, personagem de maior destaque da sua carreira até então. Sua primeira protagonista veio como a personagem Marcela, no remake de Ti Ti Ti, papel que antes fora vivido por Elizabeth Savalla em Plumas e Paetês. Em 2012, deu vida à personagem Suellen em Avenida Brasil.




By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário