segunda-feira, 15 de junho de 2015

Matilde


.,.
A partir do nome germânico Mahthildis que significa "força na batalha", a partir dos elementos maht "poder, força" e hild "batalha". Santa Matilde era a esposa do rei alemão do século 10, Henry I. O nome foi levado para a Inglaterra pelos normandos, a cargo da esposa de William, o Conquistador. 

Ele era popular até o século 15, na Inglaterra, geralmente sob a forma vernácula Maud. Ambas as formas foram revividas no século 19. Este nome aparece na popular canção folclórica Australian 'Waltzing Matilda ", escrita em 1895.

Variantes: Mafalda (Português), Mafalda (Italiano)

Outros idiomas: Mahthildis, Mathilda (germânico antigo), Matylda (Checo), Mathilde (dinamarquês), Machteld, Mathilde, Mechteld, Maud, Til (holandês), Mathilda, Matilda, Mattie, Maud, Maude, Maudie, Tilda, Tillie, Tilly (Inglês), Matilda, Tilda (finlandês), Mahaut, Mathilde (francês), Mathilde, Mechthild, Mechtilde (alemão), Matild (húngaro), Til (limburguês), Mathilde (norueguês), Matylda (polonês), Matilda (Eslovaca), Mathilda, Matilda, Tilda (sueco), Mallt (Galês).

Segundo a ARPEN/SP não foram registradas nenhuma Matilde’s e nem Matilda’s, mas em Portugal foram registradas 2062 Matilde’s .

Popularidade

  Estados Unidos classificado  na posição 582
  Inglaterra e País de Gales classificado na posição 36
  Austrália (NSW) Classificado na posição 18
  Chile classificado Classificado na posição 53
  Finlândia classificado na posição 41
  Nova Zelândia Classificado na posição 77
  Suécia classificado na posição  49;

Em Portugal, o nome obteve 2062 registros em 2014, figurando no segundo lugar, atrás apenas de Maria. 

Comentários:

Matilde Maria Cristiana Gislaine d'Udekem d'Acoz é a esposa do rei Filipe e rainha consorte da Bélgica desde 2013. Ela é a primeira consorte belga a ter nascido na Bélgica e, junto com Filipe, Duque de Edimburgo, a única consorte européia atual com pais nobres.

Matilde da Frísia  foi rainha consorte de França, casada com Henrique I de França. Era a filha de Luidolfo da Frísia e Gertrudes de Egisheim.

Depois da morte da sua jovem noiva Matilde da Francónia, filha do Sacro Imperador Romano Conrado II da Germânia, Henrique acordou o seu casamento com Matilde da Frísia em 1034. Não se sabe se o matrimónio ocorreu nessa data, mas segundo todas as evidências só terá sido consumado muito mais tarde.

Matilde deu à luz uma infanta a c. 1040. As duas morreram em 1044, provavelmente de doença, com apenas algumas semanas de intervalo. Henrique casar-se-ia de seguida, e obteria o seu herdeiro, com Ana de Kiev.



By




.

Um comentário:

  1. Aqui em Portugal chovem meninas com o nome Matilde. Já nem o consigo ouvir. Prefiro Matilda.

    ResponderExcluir