sábado, 6 de junho de 2015

Murilo

.




Murilo significa “pequeno muro” em Espanhol. É o 24º nome no ranking anual do Baby Center 2014. Caiu três posições em relação a 2013.

Em São Paulo, de acordo com os dados da Arpen/RS (2014) foram registrados 2678 meninos chamados Murilo, e 802 Murillo (sim, com dois L’s). Já na mesma lista de 2015, foi 2610 registros de Murilo e 891 de Murillo. 

Claro que tinha que ter 57 inocentes chamados Muryllo e 29 pobres crianças chamadas Murylo.

Um apelido indesejável é que talvez seja chamado de “Mu”, a primeira sílaba, e por maldade possa ser transformado em “mumu”, imitando o mugido de uma vaca. Porém, outros apelidos fofos que podem ser usados é “Lilo” e “Milo”, que não abrem brecha para Bullying.

As pessoas mais velhas podem talvez não dar conta de pronunciar e causar aquelas confusões familiares tão cômicas como, por exemplo, confundir com gorila ou com grilo (vi esse comentário num fórum do Baby Center, de uma mãe que reclamava que a bisavó chamava o bebê de "Gurilo")

Embora seja razoavelmente comum, ele não cai no óbvio. É suave, mas ao mesmo tempo impactante e diferente sem ser estranho.

É um nome complicado de criar um composto, pois sendo independente o bastante, dificilmente outro nome combinaria sem ficar desarmônico. Por isso, Murilo é um nome que se basta.

Personalidades

Murilo Benício, ator brasileiro nascido em 1972.

Murilo Rubião (1916-91), contista brasileiro, ligado a temáticas fantásticas, autor de "O Pirotécnico Zacarias".

Murilo Endres, voleibolista brasileiro.

Murilo Rosa, ator brasileiro.

By









Comentários


Gosto muito do nome. Acho diferente se compararmos a outros nomes do top 20. Forte por causa do "Mu" e suave por causa do "ilo".

Ele é um comum sem ser enjoado. Um comum que depende de região para região. Por exemplo, em meu estado não ouvimos muito como no Rio Grande do Sul, que se ouve com mais frequência.

Segundo minhas pesquisas, houve um pintor sevilhano chamado Bartolomé Esteban Murillo, provavelmente este foi quem deu origem ao nome.

Acredito que a popularidade do mesmo irá subir, pois agora há um personagem chamado Murilo (interpretado por Bruno Gagliasso), na novela da globo às 21h.
Este nome, não é estranho aos ouvidos. Há uma certa familiaridade, creio que seja pelos famosos. Lembro-me bem que sempre gostei do nome. A primeira vez que escutei foi pelo jogador de vôlei Murilo Endres.

Nomes com sonoridades parecidas: Danilo, Berilo, Cirilo. E um pouco mais distante: Rodrigo. Um caso a parte: Muriel. Infelizmente este nome é confundido pelo os leigos como um nome masculino. Mas não, este nome é tão feminino quanto Isabel e Raquel.

By Yasmim Paiva





.

Um comentário: