quinta-feira, 18 de junho de 2015

Paola

.



Paola, no italiano, é o feminino de Paulo, que por sua vez é derivado do nome de família romana Paulus, que significa "pequeno" ou "Humilde". São Paulo foi um importante líder da Igreja cristã primitiva, sendo que seu nome hebraico original era Saul. 




Devido a notoriedade de São Paulo, o nome se tornou comum entre os primeiros cristãos. Ele foi carregado por um número considerável de primeiros santos e Papas. Na Inglaterra foi relativamente raro durante a Idade Média, mas tornou-se frequente no início do século XVII. Assim suas versões masculinas e femininas em diferentes línguas foram difundidas em todo o mundo. 




Outros idiomas: Paula (português, catalão), Pavla (tcheco), Pauletta (inglês), Paule, Paulette (francês), Pavica (croata), Pála (islandês);




No Estado de São Paulo, no ano de 2014, foram verificados os seguintes registros de Paola. 



Nome
Qtd
Paola
362
Paula
208
Paolla
153
Fonte: ARPEN/SP (2014)


Paula é um nome clássico, mas que infelizmente, ganhou alguns apelidos indesejáveis com o tempo, principalmente em língua portuguesa. Ainda assim, não deixou de ser usado e continua se constituindo numa excelente alternativa para quem gosta de nomes simples, curtos e clássicos. 

Por isso, para quem incomoda-se com as piadinhas infelizes, Paola se transformou em um excelente Plano B. Além disso, nomes italianos estão bastante em alta no momento. 

Uma celebridade que carrega este nome é Paola Oliveira, atriz brasileira conhecida por interpretar vários papeis na TV brasileira. 


Paola Oliveira



Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 50.564 pessoas chamadas Paola. O destaque fica por conta do estado do Rio Grande do Sul, sendo que a maioria nasceu nos anos 2000. Isso possivelmente está ligado ao fato de alguns personagens de novelas italianas terem surgidos nessa época, especialmente a Paola interpretada pela atriz Maria Fernanda Cândido na novela Terra Nostra, exibida pela Rede Globo no ano 2000.



Referências:

Paola Barale, dançarina, apresentadora de TV e atriz italiana;
Paola Barbara, atriz italiana;
Paola Binetti, política italiana;
Paola Borboni, atriz italiana;
Paola Cortellesi, atriz, comediante, imitadora e dançarina italiana;
Paola Iezzi, cantora, musicista e produtora musical italiana;
Paola Lombroso Carrara, jornalista, escritora e pedagoga italiana;
Paola Perego, apresentadora de TV e empresária italiana;
Paola Pitagora, atriz italiana;

Paola Turci, cantora italiana.



By






.


Nenhum comentário:

Postar um comentário