quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sara

.

Significa "Senhora" ou "princesa" em Hebraico. Na Bíblia, é o nome da esposa de Abraão (Antigo Testamento). Ela se tornou mãe de Isaque aos 90 anos de idade, através de um milagre. Seu nome originalmente era Sarai, mas Deus  o modificou (ver Gênersis 17:15). Na Inglaterra, o nome Sara entrou em uso depois da Reforma Protestante.

Variantes: Saara (finlandês), Sarah (alemão), Sarah, Sera (em Inglês), Sarah (árabe)

Diminutivos: Sarita (espanhol), Sassa (sueco), Sadie, Sal, Sallie, Sally, Sarina (inglês)

Outros idiomas: Sarah (Bíblico), Sarra (grego bíblico), Sarah (Hebraico Bíblico), Sarra (Bíblico Latina), Sara (Checo), Sarah (francês), Kala (havaiano), Sarah, Sarit (hebraico), sara, Sári, Sarika (húngaro), Sara (eslovaco), Suri, Tzeitel (iídiche)

Trata-se do 26º colocado no Ranking Anual organizado pelo Baby Center Brasil no ano de 2014, porém, na grafia Sarah. No estado de São Paulo, no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP, tivemos os seguintes registros:

Nome
Qtd
Sarah
1791
Sara
1166
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Observa-se que a grafia “Sarah” é a preferida dos brasileiros.

Foram registradas 12 meninas chamadas “Shara” – que segundo a consultoria de Shamaim, Shara é uma possível pronúncia em hebraico (com X mesmo), porque se escreve com sin [shin], não com samekh {o hebraico tem duas letras S, o sin (que com um "acento" vira shin, com a pronúncia de X) e o samekh. Samuel (Shmuel) e Sarah (Shara), por exemplo, se escrevem com sin}. Provavelmente oriunda de uma família de judeus.

Apesar de ser uma grafia válida e diferenciada, desaconselha-se, pois no Brasil acabamos pronunciando som se SH como X (vide Sheila, por exemplo). 

Curiosidades

Sarah Oliveira (São Paulo, 29 de janeiro de 1979) é uma apresentadora da televisão brasileira. Formada em Rádio e TV, e pós-graduada em Jornalismo Cultural. Começou a carreira nos meios de comunicação no fim da década de 1990, tanto no rádio (UOL 89 FM a Rádio Rock de São Paulo) quanto na televisão (MTV Brasil).

Sarah McLachlan, (Halifax, 28 de Janeiro de 1968) é uma cantora e compositora canadense.

Sarah Jane Hyland (Manhattan, Nova Iorque, 24 de novembro de 1990) é uma atriz estadunidense. Seu trabalho de maior destaque é a personagem Haley Dunphy na série Modern Family.
Sarah Brightman (Berkhamsted, Hertfordshire, 14 de agosto de 1960) é uma atriz e cantora soprano inglesa. Vendeu mais de 30 milhões de álbuns e mais de 2 milhões de DVDs, tendo conquistado 160 discos de Ouro e Platina em 34 países.

Sarah Jessica Parker (Nelsonville, 25 de março de 1965) é uma premiada atriz e produtora dos Estados Unidos, célebre por sua atuação como a protagonista da série de televisão Sex and the City.


Sarah Louise Palin (Heath; nascida em 11 de fevereiro de 1964) é uma política dos Estados Unidos e autora. Foi candidata do Partido Republicano a vice-presidente na eleição presidencial de 2008, ela foi a primeira mulher do Alasca a ser candidata de um grande partido a presidência ou a vice presidência e primeira mulher republicana a ser nomeada para a vice-presidência. Seu livro de Going Rogue já vendeu mais de dois milhões de cópias. Desde janeiro de 2010, ela dá comentários políticos para a Fox News, e apresentava um programa de televisão chamado Sarah Palin's Alaska. Cinco milhões de telespectadores assistiram o primeiro episódio, um recorde para a The Learning Channel.

By.





.

8 comentários:

  1. Tenho sérios problemas com este nome. Não gosto

    ResponderExcluir
  2. Gata o problema é todo seu pois eu amo meu nome sou apaixonada por ele

    ResponderExcluir
  3. Simplismente amo um nome lindo e vindo diretamente de Deus.é perfeito!❤️

    ResponderExcluir
  4. Sara é um nome bonito! Os dois significados são bons: "princesa" e "senhora". O final Sara é melódico (amo nomes com "ara")! É pequeno - de apenas 04 letrinhas e que potência! A música do panic at the disco 'sara's smilles' é linda. Confesso que detesto sara com h no final - até hoje não entendo porque utilizam o "h" como acento agudo da letra antecedente. Sempre quando vejo um "h" no final acabo por falar 'Sar(á)'. Não gosto dessa inserção de "h" sem sentido ou então ter que ficar corrigindo pronúncia para que se adeque a outro idioma. Estamos no Brasil minha gente e falamos português. Gosto bastante da variação Sally (acho que é por causa do estranho mundo de Jack). Como nem tudo são flores, eu não escolheria o nome justamente por causa da bíblia...a personagem bíblia é uma mulher extremamente malvada e amargurada. Explico: a) obrigou a escrava dela (Ágar) a ter relações sexuais com o marido (não era dado a escrava querer ou não); b) quando Ágar engravida por puro ciúme a manda para o deserto para que morra (sob o pretexto que a escrava "estava se sentindo"); c) quando Isaque nasce, Sara afirma que não quer que o filho divida a herança com um bastardo e lança a escrava e o filho novamente no deserto. O mais bonito na história de Ágar é que existia uma fonte de água no deserto (simboliza Jesus) e Deus a ouviu (por isso Ismael significa Deus ouviu) - e ela de escrava se tornou mãe de multidões, foi uma mulher livre e poderosa - seu coração era bom - tanto que Ismael volta para enterrar o pai junto com Isaque (e nada reclama da herança). Bom, vários personagens bíblios que tradicionalmente são amados pelo público, eu acabo por criticar, como Davi (que fez inúmeros massacres em nome de Deus). Enfim, as vezes uma pessoa ou um personagem pode nos marcar tanto que preferimos não dar este nome aos nossos filhos - e é uma justificativa plausível e deve ser respeitada. Cada um tem uma sintonia com o nome e para cada um ele pode remeter certo tipo tipo de carga, se assim posso dizer. Apesar da persoangem bíblica, reconheço os inúmeros predicados do nome Sara, pois é de fácil fala e pronúncia. Sem dúvidas é elegante e internacionalmente reconhecido! O apelido Sarinha ou Sarita também é o auge da fofura e alegria! Bom, sobre as variações do nome não gosto muito de Sarina, lembra narina e salina. Quanto a Suri (filha do Cruise) acho tão fofo, mas aqui no Brasil, requer-se ousadia, pois pode gerar trocadilho com suricato!Sobre "Sarra" existe um verbo que significa "roçar" e não é nada legal...também não gosto de "Sari"(lembra o nome dado as roupas indianas). Enfim, parabéns a todas portadoras do nome, conheço algumas e são mulheres de personalidade forte e bem determinadas! Acredito que todas sejam assim :) um grande abraço e amem o nome de vocês, porque é belo, digno de princesas! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima explanação!!! Dizem que sou sensitiva e, há muitos anos, comento com meu marido que, desde que ouvi, pela primeira vez, este nome, SARAH (SARA), não gostei da vibração desse nome - sempre achei um nome carregado de algo ruim; para completar minha “cisma”, vira-e-mexe encontro notícias sobre tragédias onde alguma pessoa chamada SARAH (SARA) esteja envolvida (como vítima ou autora)! Hoje, mais uma vez, me deparando com essa “coincidência”, na Internet (eu estava assistindo a um vídeo no YouTube), resolvi, pesquisar sobre o referido nome e eis que encontro algumas “explicações” (inclusive a sua) para meus “pressentimentos” (comento, neste Blog) e, sinceramente, acredito que o nome SARAH carregue um peso de uma mulher com dualidade de comportamento (submissa e arrogante) e com desvio de caráter (perversa) e, se eu tivesse pensado em colocar esse nome em minha filha, certamente, pediria uma BÊNÇÃO MUITO ESPECIAL para DEUS!…

      Excluir
  5. Dizem que sou sensitiva e, há muitos anos, comento com meu marido que, desde que ouvi, pela primeira vez, este nome, SARAH (SARA), não gostei da vibração desse nome - sempre achei um nome carregado de algo ruim; para completar minha “cisma”, vira-e-mexe encontro notícias sobre tragédias onde alguma pessoa chamada SARAH (SARA) esteja envolvida (como vítima ou autora)! Hoje, mais uma vez, me deparando com essa “coincidência”, na Internet (eu estava assistindo a um vídeo no YouTube), resolvi, pesquisar sobre o referido nome e eis que encontro algumas “explicações” para meus “pressentimentos”:
    “A história de SARAH começa, quando ela ainda era conhecida pelo nome de Sarai - uma mulher casada com Abrão (Antigo Testamento); ela não conseguia gerar filhos e tinha dualidade de comportamento e desvio de caráter: ela era submissa ao marido e compactuava com os erros dele, ao mesmo tempo em que era arrogante e má com sua serva, Agar (egípcia, que foi obrigada, por Sarai, a dar a Abrão um filho - que veio a se chamar Ismael); ela era incrédula (não possuía intimidade com Deus); ou seja, Sarai era uma mulher oprimida, desistida, incrédula, enferma, triste, mas, também, uma mulher soberba, manipuladora, má… Havia uma carência de afetividade na vida de Sarai, assim como era com as mulheres, daquela época: o que sobrava de trabalho faltava de amor.
    Sarai e seu marido, que se chamava ainda Abrão, viviam em Ur, uma cidade da antiga Mesopotâmia. DEUS, então os chamou para deixar sua terra natal e seguir em uma jornada rumo à terra de Canaã - que DEUS prometeu que seria a terra dos seus descendentes. DEUS apareceu para Abraão e prometeu que ele e Sarai teriam um filho juntos, apesar da idade avançada do casal. Na mesma ocasião, Deus muda o nome de Abrão para Abraão e de Sarai para SARAH ( Sarai vem de uma raiz primitiva - sharar שרר - que pode o traduzida por - Qal = ser um inimigo /// Sarai foi retirada a letra י - iode - que representava => POSSESSÃO <= talvez tudo isso explique meu incômodo com o nome!…).
    Assim, SARAH, finalmente, concebeu e deu à luz a Isaac/Isaque, o filho que DEUS havia prometido - a mudança da identidade traz habilidade para SARAH se tornar mãe de multidões - ela foi a matriarca de uma descendência poderosa, foi uma mulher de herança, genitora de nações.”.
    Fragmentos de textos retirados da Internet.
    Sinceramente, acredito que o nome SARAH carregue um peso de uma mulher com dualidade de comportamento (submissa e arrogante) e com desvio de caráter (perversa) e, se eu tivesse pensado em colocar esse nome em minha filha, certamente, pediria uma BÊNÇÃO MUITO ESPECIAL para DEUS!…

    ResponderExcluir