sexta-feira, 5 de junho de 2015

Théo

.


Embora alguns sites deem o significado de Théo como sendo forma curta de Theodoro, Theobaldo, Theodorico, etc., na verdade a palavra “Theo” em grego, significa literalmente, “Deus”. 

Por esse mesmo motivo que a área de estudos das religiões chama-se “Teologia”, por esse motivo chamamos um governo onde o poder supostamente vem de Deus de “Teocracia” e assim por diante. O elemento grego “Theo” simplesmente quer dizer Deus.

É possível também usar a variante sem H: Téo, mas por algum motivo (a mim) parece que está faltando alguma coisa.

É um nome curtinho, moderno e que caiu no gosto da população recentemente, já figurando como o 23º colocado no Ranking Anual do Baby Center 2014, tendo subido sete posições em relação ao ano anterior.

Talvez a popularidade se deva ao personagem Theo, interpretado pelo ator Rodrigo Lombardi na novela Salve Jorge, que foi ao ar em 2013. O capitão da cavalaria honesto, fiel e lindo deve ter inspirado muitas mães a escolherem este nome para o filho.

No ranking oficial divulgado pela Arpen/SP aponta que no estado de São Paulo, nasceram apenas 664 meninos chamados Theo no ano de 2014. Ou seja, o Ranking não oficial do Baby Center (que é o único ranking pretensamente nacional que dispomos) não bate como o Ranking oficial do Estado de São Paulo, onde Theo, numa abordagem geral (Sem separação por gênero) está na posição 150ª.

O nome segue a tendência dos nomes curtos e modernos, que tem sido escolhido por muitos pais na atualidade. Estando no TOP 100 não se configura em algo muito “Ousado” mas também não é algo tão comum que já tenha enjoado. É uma opção perfeita para quem não gosta de nomes excessivamente populares nem tem coragem para arriscar-se demais.

Há ainda quem prefira dar o nome Theodoro e escolher chama-lo pelo apelido Theo. Uma das desvantagens desse tipo de nome é a frequente pergunta: “Mas é o nome do bebê mesmo?”, “É apelido de Theodoro?”, em geral as pessoas pensam mesmo que se trata de um diminutivo carinhoso para a criança, e não o nome propriamente dito.

Outra dúvida que pode surgir é : Théo ou Theo? Com acento ou sem acento? Encontrei dois tipos de informação, e não tenho formação específica e exaustiva em gramática, portanto, vou compartilhar as duas hipóteses:

1. Theo se escreve sem acento segundo nossas normas gramaticais porque é uma palavra paroxítona. Porém, por ser nome próprio normalmente se permite que a mãe/pai decidam como querem escrever. Porém, Theo sem acento pode ser pronunciado como “teu”, e isso vai ser muito desagradável. Então aqui (minha opinião, de novo) entendo que é melhor colocar acento.

2. “Tem-se que analisar se a palavra é oxítona ou paroxítona. Não há como uma palavra ser das duas classificações ao mesmo tempo, portanto somente uma regra será aplicada. "Theo" é oxítona, pois as vogais "e" e "o" não formam hiato, o que é verificado na pronúncia da palavra. Portanto, deve ser acentuada, seguindo as normas de acentuação: Théo” (Usuária do Baby Center com nick “Prieadri1” neste tópico aqui).

Curiosidades

O marchand holandês Theo van Gogh (1857-1891) foi irmão do pintor Vincent van Gogh, com quem trocou intensa correspondência. Um bisneto seu, também chamado Theo van Gogh (1957-2004), foi um cineasta holandês, assassinado depois de realizar filmes críticos ao Islã.

Theotokos (grego: Θεοτόκος, transliteração: Theotókos) é o título grego de Maria, usado especialmente na Igreja Ortodoxa e Igrejas Orientais Católicas. Sua tradução literal para o português inclui "portadora de Deus".

O filho da cantora Sandy se chama Theo. Muitas discussões nos fóruns de onomástica se deram sobre a possibilidade de popularizar ainda mais o nome (isso veremos no Ranking do ano de 2015, aguardem os próximos capítulos). 

Para mim – modesta opinião, outra vez – a Sandy dificilmente vai ditar moda, ela foi ídolo quando ainda era dupla Sandy & Junior, quando eram pequeninhos e cantavam engraçadinho. 

Agora as músicas são ruins, ela cresceu e a voz continuou infantil e já não é mais ídolo para ninguém (prova disso é que a carreira não deslancha de jeito nenhum). É claro que essa é só uma opinião, e evidentemente posso estar redondamente enganada.

Enfim, se você está pensando em usar Théo para nomear o seu filho, acredito que esteja no caminho certo. Não está popular em excesso, nem mesmo é "esquisito" a ponto de causar narizes torcidos das pessoas.

By









.


26 comentários:

  1. Adoro Theo, mas usaria Teodoro/Theodoro mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Esse será o nome do meu filho, mas estou bem chateada pela popularização tão rápida. Estão nascendo vários.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto, mas está tão comum atualmente.

    ResponderExcluir
  4. Theo tem 4.924 visualizações desde que foi postado, em junho de 2015.A maioria dessas visualizações foi pelo Google (mais de 90¨%) o que significa que as pessoas estão procurando por ele e tencionando usar. Acredito que a popularidade realmente aumente muito nos rankings de 2016.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho Se chama Theo sempre gostei desse nome muito antes de ficar "famoso ". No Brasil pode ser comun mas nos Eua, onde Moro nao eh e todo mundo aqui adora o nome dele!

    ResponderExcluir
  6. É um nome maravilhoso, mas infelizmente quando a galera começa a colocar um nome, não pára mais até esgotar por completo

    ResponderExcluir
  7. Meu baby é Théo! Théozinho da mamãe e Teté para o priminho mais velho...Amo esse nome, por mais q perguntem: é só esse o nome dele?��

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tambem é Théo, e eu adoro esse nome.

    ResponderExcluir
  9. Pois então, o nome Theo subiu quatro posições de 2015 para 2016, no ranking do BabyCenter Brasil, estando agora na posição 12. Certamente ele entra para o Top 10 ano que vem.

    ResponderExcluir
  10. Amo esse nome...nome q dei ao meu segundo Neto q junto com lucca ficou perfeito.
    THÉO LUCCA.

    ResponderExcluir
  11. Amo esse nome...nome q dei ao meu segundo Neto q junto com lucca ficou perfeito.
    THÉO LUCCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Lyah, Theo Lucca ficou muito bonito. Parabéns pelo bebê.

      Excluir
    2. Sou Michele mamãe do Théo nascido em 22/04/2014, conheci esse lindo nome tinha apenas 12 anos de idade quando fui com uma tia visitar uma amiga dela que havia adotado um bebê e se chamava Théo, enfim me apaixonei lá história deles pelo nome e pelo bebê e desde então decidi que se um dia tivesse um filho teria esse nome e assim foi ❤️

      Excluir
  12. Não sabia que o nome Théo, estava sendo tão usado , resolvi colocar no meu bebê , porque era o nome do meu falecido pai, quis fazer uma homenagem a ele e acho lindo esse nome

    ResponderExcluir
  13. boa noite
    acho lindo esse nome mas estou c uma duvida cruel se tem acento ou não em alguns site dizem que sim outros não
    por favor alguem me ajude
    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  14. Nosso bebe ainda esta no ventre e nao sei se eh menino ou menina, mas se for menino, vai se Chamar Théo, com acento.

    ResponderExcluir
  15. THÉO e perfeito meu vai se chamar THÉO ele está no meu ventre foi uma escolha do meu marido eu o jeito de escrever .....THÉO HENRIQUE daqui alguns meses ele estará em meus braços

    ResponderExcluir
  16. Théo ou Theo???? Cada site fala de uma forma.

    ResponderExcluir
  17. Eu estava em dúvida se seria Théo ou Theo,mas depois de várias pesquisas cheguei a conclusão q o correto é THEO(sem acento) assim será o nome do meu segundo filho q nasce em agosto. 😍

    ResponderExcluir
  18. Sou Michele mamãe do Théo nascido em 22/04/2014, conheci esse lindo nome tinha apenas 12 anos de idade quando fui com uma tia visitar uma amiga dela que havia adotado um bebê e se chamava Théo, enfim me apaixonei lá história deles pelo nome e pelo bebê e desde então decidi que se um dia tivesse um filho teria esse nome e assim foi ❤️

    ResponderExcluir
  19. O meu será Théo Henrique🤩

    ResponderExcluir
  20. Sou mamãe do Théo! Amo esse nome♥️ Porém foi papai que escolheu!!😍

    ResponderExcluir
  21. Bom, em relação ao texto achei muito pouco esclarecedor! E sim , a Sandy faz muito sucesso tanto que faz dinheiro até hoje com sua carreira porém voz.
    Tenho um filho chamado Theo fará 5 anos esse ano. Sim, é sem acento

    ResponderExcluir
  22. Bom, em relação ao texto achei muito pouco esclarecedor! E sim , a Sandy faz muito sucesso tanto que faz dinheiro até hoje com sua carreira e voz.
    Tenho um filho chamado Theo fará 5 anos esse ano. Sim, é sem acento

    ResponderExcluir
  23. Sandy não faz sucesso? Me diga o que foi a turnê Nossa História com o Junior, e o pq que os show dela, sempre esgotam os ingressos rapidamente então.
    Além de ser uma das melhores cantoras do Brasil, sendo sempre convidada a participações internacionais. A última, no show do Coldplay. Tá bom pra vc?
    Se quiser mais, é só dar uma pesquisada sobre a carreira dela num todo.

    ResponderExcluir
  24. Toda errada a explicação acima. Theo e paroxítona terminada em o, logo, não pode ser acentuada.

    ResponderExcluir