sábado, 27 de junho de 2015

Thomas, Tomás ou Tomé

Tomás/Thomas significa "gêmeos"

Thomas é a forma grega do nome aramaico תָּאוֹמָא (Ta'oma') que significa "gêmeos".

Outros idiomas:
Tomás,Tomé(português), Tomás (espanhol, irlandês), Thomas (inglês, francês, alemão, dinamarquês, grego, sueco, holandês, norueguês), Tommaso (italiano),Toma (georgiano, macedônio, búlgaro, georgiano, sérvio), Tomas (lituano), Tamati (maori), Toma, Tomica, Tomo (croata), Tomáš (eslovaco, tcheco), Tomaž (esloveno), Foma (russo), Toma (romeno), Toomas (estoniano), Tomi, Tommi, Tuomas, Tuomo (finlandês), Tomi, Tomos, Twm (galês), Tamás, Tomi (húngaro), Toms (letão), Tomasz, Tomek (polonês).

Popularidade no Estado de São Paulo (Brasil):
Thomas 324
Thomaz 116
Tomás 79
Thomás 56
Tom 18
Tomas 13
Thomáz 11
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Popularidade no exterior:
Thomas é o nome mais colocado na Inglaterra e o mais colocado na Austrália.

Pronúncia e escrita:
Importante lembrarmos que Thomas tem uma pronúncia diferente de Tomás. Thomas se lê mas enquanto Tomás se lê do jeito que escreve, com a silaba forte no más (por favor não esquecer do acento, como fizeram 13 pais em 2014 segundo a estatística acima).
Também não podemos escrever o nome ao nosso bel prazer, visto que se optarmos pela escrita inglesa Thomas, tem que ser escrito desta forma para não ferir a língua de origem, então não pode ser Thomaz, Thomáz e muito menos Thomás. Caso optem pela escrita em português Tomás, a que gera menos dúvidas na minha opinião, não podemos "enfeita-lo" com um H, colocar um Z no final ou nos esquecermos do acento.

Apelidos:
Os mais comuns são Tommy e Tom.

História do nome:
No Novo Testamento, Tomé é o nome do apóstolo que inicialmente duvidou da ressurreição de Jesus. Na Inglaterra, o nome foi introduzido pelos normandos e tornou-se muito popular devido a São Tomás Becket, o arcebispo de Cantuária e mártir um século XII. Outro Santo notável por este nome foi o filósofo italiano do século XIII e teólogo Tomás de Aquino, que é considerado como um doutor da Igreja. Outros portadores famosos incluem o filósofo Tomás Hobbes (1588-1679), o presidente americano Tomás Jefferson (1743-1826), escritor Tomás Hardy (1840-1928) e o inventor Tomás Edison(1847-1931).

Personalidades:

Thomas Müller, jogador de futebol alemão do time Bayern de Munique.
Thomas Müller
Quem gosta de quadrinhos vai se lembrar de Tomás Reco, personagem de Tio Patinhas.
Tomás Reco



E então, o que acham do nome? Preferem Thomas, Tomás ou Tomé?






http://www.blogdothomas.com.br/







Por Serena W.



.

21 comentários:

  1. Sério que significa gêmeos? Estou esperando um casal de gêmeos e amo esse nome. Mas ainda não tenho nenhum ideia de menina. Vocês podiam fazer um coluna de pares perfeitos.

    ResponderExcluir
  2. Embora sejam três versões do mesmo nome, Mel, Thomas, Tomás e Tomé soam muito diferentes para mim.
    Com Tomé eu combinaria Hugo, Otto, Levi, Ravi.
    Com Tomás eu combinaria Diogo, Diego, Marcos, Romeu, Bento.
    Com Thomas eu combinaria Nicolas, Douglas, Heitor.
    Mas isso sou eu... o "par perfeito" é algo muito relativo e acho que os pais devem seguir seus gostos pessoais e não preocupar-se em combinar os nomes

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de Thomas e Tomás mas eu amo de paixão Tomé. Faz parte do meu top 5 e usaria sem problemas. Espero que não fique demasiado popular

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto da grafia Thomaz com H e com Z.
    Neste caso o H deixa a grafia mais bonita e o Z além dispensar o acento não confunde-se com Thomas (inglês).

    ResponderExcluir
  6. Gosto da grafia Thomaz com H e com Z.
    Neste caso o H deixa a grafia mais bonita e o Z além dispensar o acento não confunde-se com Thomas (inglês).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá me gerou uma duvida cruel!!! meu nome é TOMAZ então qual seria a pronuncia correta? Tômaz ou Tomáz?

      Excluir
    2. Tomáz, eu diria, mas aí depende de como você se auto define e como sua família e amigos te chamam,pois quem dá personalidade ao seu nome é você

      Excluir
  7. Meu filho se chama Thomaz, igualzinho ao meu avô. Não inventei nada e nem mudei a grafia.
    Mas tem muita gente que o chama errado como se fosse Thomas. Thomaz tem a sílaba mais forte no MAZ.....
    É incrível como as pessoas mesmo ouvindo a forma correta de chamar a criança, ainda existe em chama-lo errado. Acho falta de respeito.
    Na escola, ele durante dois anos foi chamado errado pelos alunos.
    Ele nem corrigia, tinha vergonha em falar qual era a maneira certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não tinha pensado nisso, mas realmente, eu automaticamente leio a grafia Thomaz com acentuação aguda na última sílaba, enquanto se fosse Thomas eu leria com o acento circunflexo na primeira sílaba.
      Talvez seja uma jogada inteligente terminar o nome com Z.
      Acho que as pessoas são muito sem noção, se tem dúvida, não custa nada perguntar e então se esforçar para falar certo. É falta de respeito e de cuidado com o outro, sim. Vale a pena corrigir sempre

      Excluir
    2. Nossa estou muito na dúvida do nome do meu bebe, pois queria muito Thomas, mas todos dizem que vão acabar chamando ele de Tomás, tenho medo de ficar metade das pessoas chamando ele de uma coisa e a outra metade chamando de outra... queria ouvir das pessoas que tem esse nome, o que eles acham?

      Excluir
    3. Conheço um menino que se chama Thomas e ninguém chama de Tomás. Mas isso depende da região/ nível de conhecimento, etc

      Excluir
    4. Eu vou te dizer que meu filho é Tomás, e embora o cento agudo indique claramente a tônica do nome, a imensa maioria no Brasil o chama de Tômas. Eu (ele, e o pai, particularmente, prefiro Tomás. E por mais incrível que possa parecer, aqui na Inglaterra onde moramos, os colegas de escola e todos os professores o chamam de Tomás. Mesmo fora da escola, quando perguntam o nome dele, as pessoas pronunciam corretamente. Diferente do Brasil, onde mesmo falando Tomás o pessoal repete Tômas.

      Excluir
  8. Meu sobrenome é Thomaz gosto dele assim com H e Z Luana Thomaz

    ResponderExcluir
  9. Tomaz estaria correto como rapaz, capaz, fulgaz..Na língua portuguesa! É o nome de um dos meus Gêmeos o outro é Heitor. Na época dá escolha não sabia o significado!

    ResponderExcluir
  10. Oi o nome do meu filho é Thomás escrito assim agora me veiu uma dúvida da escrita do nome do meu filho a pessa que eu achava está certa 😞

    ResponderExcluir
  11. to em duvida de como escrever o nome do meu filho que vai se chamar Tomás mas queria desse jeito Thomaz e serto ou errado

    ResponderExcluir
  12. O nome do meu filho é Thomás e acho lindo

    ResponderExcluir
  13. O nome do Meu filho é Thomaz eu chamo Thômaz ... Acho mais bonito assim

    ResponderExcluir