sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vitória

.


Significa "vitória" em latim (do termo vincere), a cargo da deusa romana da vitória. É também uma forma feminina de Victorius. Embora usado em todo o resto da Europa, o nome era muito raro no mundo de fala inglesa até o século 19, até a Rainha Victória começar a governar a Grã-Bretanha.

A Rainha Victória foi a sucessora da sua mãe. Elisabeth I, que era da realeza alemã. Muitas áreas geográficas foram nomeadas após a Rainha, incluindo um Estado australiano e uma cidade canadense. Victória, é para mim, de longe, a grafia mais bonita e eu pronuncio o "C". 

Variantes: Viktoria (alemão), Viktoria (sueco), Viktoria (norueguês), Viktoria (Dinamarquês)

Diminutivos: Tori, Toria, Tory, Vic, Vicki, Vickie, Vicky, Vikki (inglês)

Outros idiomas: Latoya (Africano americano), Toya (American (latino-americano)), Viktoriya (búlgaro), Viktorija (croata), Viktorie (Checo), Victoire (francês), Wikolia (havaiano), Viktória (húngaro), Vittoria (italiano ), Viktorija (lituano), Viktorija (macedônio), Wiktoria (polonês), Vitória (Português), Viktoriya (russo), Viktória (eslovaco), Viktorija (esloveno), Viktoriya (ucraniano).

Vitória está em 40º lugar no ranking de nomes mais usados organizado pelo Baby Center Brasil em 2014. Caiu uma posição em relação ao ranking anterior.
Na lista oficial divulgada pela Arpen/SP, Vitória foi registrado 2996 vezes, além de outras grafias:

VITÓRIA
SP
2996
VICTÓRIA
SP
504
VICTORIA
SP
402
VICTORYA
SP
20
VITTÓRIA
SP
19
VITÓRYA
SP
17
VITORYA
SP
14
Fonte: Arpen/SP (2014)

Personalidades

Vitória, Princesa Herdeira da Suécia, Duquesa de Västergötland (em sueco, Victoria, Sveriges kronprinsessa, hertiginna av Västergötland; Estocolmo, 14 de julho de 1977), é a princesa herdeira ao trono sueco. Se ela se tornar rainha, como é esperado, tornar-se-á a quarta rainha reinante sueca (após Margarida, Cristina e Ulrica Leonor).

Maria Vitória Luísa de Saxe-Coburgo-Saalfeld (em alemão: Marie Louise Victoire; Coburgo, 17 de agosto de 1786 — Frogmore House, 16 de março de 1861), mais tarde Duquesa de Kent, foi a mãe da rainha Vitória do Reino Unido.

Vitória (Londres, 24 de Maio de 1819 – East Cowes, 22 de Janeiro de 1901), oriunda da Casa de Hanôver, foi rainha do Reino Unido de 1837 até a morte, sucedendo ao tio, o rei Guilherme IV. A incorporação da Índia ao Império Britânico em 1877 conferiu a Vitória o título de Imperatriz da Índia.

Vitória Adelaide Maria Luísa (em inglês: Victoria Adelaide Mary Louisa) (Londres, 21 de novembro de 1840 — Potsdam, 5 de agosto de 1901) foi princesa real da Grã-Bretanha e Irlanda, filha mais velha da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. Também foi rainha consorte da Prússia e imperatriz consorte da Alemanha durante os 99 dias de reinado de seu marido, Frederico III, imperador da Alemanha e rei da Prússia.

Vitória Francisca Antônia Juliana Luísa de Saxe-Coburgo-Koháry (em alemão: Viktoria Franziska Antonia Juliane Luise von Sachsen-Coburg un Gotha) (Viena, 14 de fevereiro de 1822 — Claremont, 10 de novembro de 1857) foi uma princesa de Saxe-Coburgo-Gotha (pertencente à linhagem católica Koháry) e duquesa de Nemours pelo casamento.

Vitória Melita de Saxe-Coburgo-Gota (Attard, 25 de novembro de 1876 - Amorbach, 2 de março de 1936) foi a terceira criança e segunda filha de Alfredo, duque de Saxe-Coburgo-Gota e da grã-duquesa Maria Alexandrovna da Rússia, tendo sido neta da rainha Vitória do Reino Unido e do czar Alexandre II da Rússia.

Vitória Della Rovere, em italiano Vittoria Feltria della Rovere (7 de Fevereiro de 1622 – 5 de Março de 1694), era uma princesa de Urbino e foi Grã-duquesa da Toscana como consorte do Grão-duque Fernando II. Do casamento nasceram quatro filhos, dois dos quais atingiram a idade adulta: o futuro Cosme III, e Francisco Maria, que veio a ser Cardeal.

Comentários

Vitória é um nome forte e marcante e é envolto por toda uma aura de significação e simbolismo, por estar relacionado com “vitórias”, “conquistas”, “sucesso”. Combina bem com o indivíduo moderno, com o ser humano voltado para a conquista pessoal que temos hoje em dia.

Porém, há dois problemas: o primeiro é que se criou uma associação de meninas chamadas Vitória com partos prematuros ou bebês que passaram por complicações no parto, doenças e sobreviveram. Então, toda vez que conhecemos uma criança chamada Vitória, logo pensamos que a mesma passou por dificuldades no período neonatal.

O outro problema é que vem sendo usado em compostos (alguns bons, outros bizarros) ate a exaustão. Parece que Vitória combina com praticamente tudo, aí é um tal de Sofia Vitória, Luísa Vitória, Laura Vitória, Ana Vitória, Julia Vitória e TUDO + Vitória. Aí inevitavelmente , o nome perde o seu brilho e cansa.


Deste modo, Vitória como primeiro nome e sozinho ainda continua tendo seu charme. Mas em compostos nada harmônicos, realmente é desaconselhável. 


By




.

3 comentários:

  1. Adoro Vitória/Victoria, adoro o significado, a historicidade, a força e segurança que o nome me transmite ... pena aqui estar comum

    ResponderExcluir