segunda-feira, 6 de julho de 2015

Caleb





Caleb significa "cachorro" em Hebraico. Uma teoria alternativa conecta ao hebraico כָּל (kal) "todo, todo" e לֵב (lev) "coração". 

Variante; Kaleb (Inglês)

Diminutivo: Cale (Inglês)

Outros idiomas: Calebe (grego bíblico), Kalev (Hebraico Bíblico), Calebe (Bíblico Latina)

No Antigo Testamento, este é o nome de um dos doze espiãos enviados por Moisés a Israel. Dos israelitas que deixaram o Egito com Moisés, Calebe e Josué foram os únicos que viveram para ver a Terra prometida. 

Como um nome inglês, Caleb entrou em uso após a Reforma Protestante. Era comum entre os puritanos, que introduziram o nome na América no século XVII.

Consta no Ranking anual organizado pelo Baby Center Brasil em 2014 na posição número 58, na grafia "Calebe", tendo caído 5 posições em relação a 2013. 

Em São Paulo, foram estes os registros de Caleb em 2014: 

Nome
Qtd
Calebe
222
Kaleb
138
Caleb
91
Kalleb
57
Kalebe
48
Kaleby
17
Calleb
16
Kallebe
16
Kalleby
16
Callebe
12
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Este nome pode agradar dois públicos distintos: o público religioso que procura um nome bíblico para nomear o filho, como está muito em voga no momento, principalmente em torno do consenso de fugir dos nomes bíblicos comuns (Pedro, Paulo, João, Lucas, Mateus...), e também, os defensores e amantes de animais, especialmente os cães por conta do significado. 



By





.

Um comentário:

  1. Gosto de Calebe, acho um bom nome, gosto da sonoridade. Na minha cidade é raro ouvir alguém ser chamado por esse nome!

    ResponderExcluir