quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dara

.
O pessoal da minha idade deve lembrar-se da novela Explode Coração, sucesso absoluto na Rede Globo, exibida há exatamente 19 anos (1995-1996), que substituiu a lendária "A Próxima Vítima". Na novela Explode Coração, escrita integralmente por Glória Perez, a trama girava em torno da cigana Dara Sbano (Tereza Seiblitz) e Julio Cesar Falcão (Edson Celulari).

Dara é prometida ao cigano Igor (Ricardo Macchi) ainda criança, quando moravam em Sevilha, na Espanha. Vinte anos depois, ela não deseja cumprir com o acordo das familias ciganas, deseja estudar e acaba envolvendo-se pela internet com o empresário Julio. Naquela época, músicas ciganas, a dança flamenca, assessórios e roupas com inspiração da cultura cigana fizeram a cabeça do povo brasileiro.

Não encontrei informações sobre a escolha do nome da personagem Dara, se realmente é um nome comum entre ciganos de origem espanhola ou foi uma escolha exótica para demarcar a personalidade rebelde da mesma. O certo é que o nome Dara tem origens e significados distintos.  

1 - Seria um nome masculino irlandês, derivado de Mc Dara, que significa "árvore de carvalho". Variantes seriam: Daire, Darach, Daragh, Darragh.

- Significa estrela em Khmer - língua falada no Camboja - e seria um nome unissex.

3 - Além de um nome masculino em persa, que significa "rico". 

4 - Em javanês, Manuk Dara é a palavra usada para designar uma "pomba".

Dara também é o título de uma música da Daniela Mercury, por conta do trecho "Mori obinrin to dara/ Kpelou onan to dara". A canção foi escrita em homenagem a Iyalorixá Cleusa Millet, filha de Mãe Menininha do Gantois, e foi interpretada em dueto com a cantora beninense Angélique Kidjo. 

O ponto positivo é que a pessoa terá uma música para si, o lado negativo é que não sabemos o que ela quer dizer. 

A atriz e cantora coreana Sandara Park é mais conhecida como Dara e seus fãs são chamados de Daralings. 

Dara Maclean é uma cantora cristã (gospel) norte americana.

Constitui-se em um nome raro tanto no Brasil - foram apenas 13 registros no estado de São Paulo, segundo dados da Arpen/SP (2014) - e Portugal. Está na tendência dos curtinhos modernos e tem boa aceitação, já que possui sonoridade semelhante a Sara, Lara, Yara. Mara, Nara, etc. 

Um nome que tem tantos significados em tantas línguas diferentes, não só pode ser classificado como internacional, como também universal.




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário