domingo, 26 de julho de 2015

Fabrícia & Fabrizia




Fabrícia é a forma italiana feminina de Fabricius, e também pode ser encontrado na variante Fabrizia. Trata-se de um nome derivado de um sobrenome – nome de família – romano Fabricius, que originou-se do latim “Faber”, ou seja, “artesão”.

Da mesma etimologia originam-se as palavras fábrica e fabricante. Caius Fabricius Luscinus foi um general e estadista romano.

O nome é bastante utilizado no Brasil na sua forma masculina, mas é raríssimo em sua forma feminina. É extremamente difícil encontrar qualquer referência nos mecanismos usuais de pesquisa a respeito deste nome.

Fabrizia é uma comuna italiana da região da Calábria (Itália), província de Vibo Valentia, com cerca de 2.689 habitantes. Sendo assim, pode ser considerado um  nome geográfico.


No Brasil, existe uma cantora chamada Fabrícia que está a frente de uma banda chamada “Fabrícia & Banda”. Uma busca pelo Google resgata várias mulheres chamadas Fabrícia em vários ramos de atuação, inclusive no ramo acadêmico, trabalho, música, etc. No Facebook também não são poucas as Fabrícias brasileiras que são facilmente encontradas. 

Gosto do nome justamente por parecer raro e exótico. Esteve no topo da minha lista durante muito tempo, junto com Paloma e Leonarda, depois acabou sendo substituído conforme minhas pesquisas foram evoluindo.

Acredito que trata-se de uma ótima alternativa para quem quer escolher um nome incomum e poderoso, mas ao mesmo tempo, receia que possa ser demasiado estranho. Como todo mundo conhece a variante masculina, acho difícil que o ar de estranhamento seja além dos níveis normais. 

Sendo assim, adoraria conhecer uma bebê chamada Fabrícia, ou quem sabe Fabrizia para quem gosta do som do Z. 




By



.

20 comentários:

  1. Acabou de acha fabrizia com Z
    Eu aqui ó.

    ResponderExcluir
  2. Prazer Me Chamo 'FABRIZIA' KKK♥. Adorei a Pesquisa!!♥

    ResponderExcluir
  3. Eu me chamo Fabrícia♥️
    E também amei a pesquisa!!!

    ResponderExcluir
  4. acabou de achar mais uma Fabrízia

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo Fabrizia e gostei muito da pesquisa! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome também é Fabrizia kkkk❤️

    ResponderExcluir
  7. as pessoas sempre comentaram que o meu nome é diferente, é exótico, mas eu amo esse nome, acho muito lindo. depois que descobri que é italiano aí que gostei mesmo, meu nome Fabrizia vem lá da terra da pizza, que tanto amo.😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Fabrícia e durante muito tempo achei ele estranho...RS mais hj em dia eu gosto meu apelido familiar é Brisa e acho que tem tudo a ver comigo 🥰

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Fabrizia eu acho o meu nome esranho e todo mundo fica falando errado e da uma raiva de mudar meu nome

    ResponderExcluir
  10. Amei a pesquisa....me chamo Fabrícia...apelido Fá

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Fabricia, apelido Fabi.
    Adorei saber a origem dele

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Fabrizia, no começo achava estranho mas eu gosto de ser a única pessoa que tem esse nome na minha cidade, é único e lindo, desejo colocar um nome raro/diferente nas minhas futuras filhas também

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe fez a escolha certa. Me chamo Fabrícia, e adoro o meu nome.

    ResponderExcluir