quarta-feira, 22 de julho de 2015

Julieta




Julieta é uma forma de Juliet, que é a forma inglesa de Juliette e Giulieta usada por Shakespeare para sua obra "Romeo and Juliet", cujo título português é Romeu e Julieta. 

Essas formas são provenientes de um nome de família romana, possivelmente derivado do grego ιουλος (ioulos) "barba aveludada”. Alternativamente, poderia estar relacionado com o nome do deus romano Júpiter. O membro mais notável desta família romana foi Gaius Julius Caesar, que é conhecido pela sua conquista da Gália. 

Julia e todas as variações sempre fizeram sucesso no mundo todo, e se tornaram clássicos pela feminilidade e carisma. Entretanto, como Julia está popular demais no Brasil, é justo buscarmos outras alternativas.

Acredito que Julieta é uma excelente opção para quem gosta de Julia, mas incomoda-se com sua popularidade, ou que considera Juliana datado. Mas a pessoa que irá portar esse nome já deve ficar preparada para uma enxurrada de "Oh, onde está o seu Romeu?".

Entretanto, para quem tem aquele pé no mundo dos livros e das obras clássicas, Julieta é um nome com associações literárias maravilhosas, afinal, uma obra de Shakespeare não é qualquer romance de banca. Tais laços literários, portanto, são um ótimo motivo para amar esse nome.

As adaptações cinematográficas de Romeu e Julieta também conferiram glamour ao nome, mas não conferiram popularidade. É indescritivelmente maravilhosa a associação com Olivia Hussey na adaptação de Franco Zeffirelli, com aquelas roupas e aquele clima de Renascimento italiano.

Por mais que sejam registradas algumas - raras - meninas chamadas Julieta nos países de língua portuguesa, continua sendo um nome incomum, raro e que sempre será lembrado através de heroína de Shakespeare. 



by




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário