quinta-feira, 30 de julho de 2015

Konstantin




Alguns nomes estão sendo sempre lembrados nas listas dos(as) participantes: Martim e Valentim. 

O nome que trago hoje para apreciação de todos e todas é Konstantin, que possui a mesma terminação dos queridinhos da nossa “Sociedade” e assemelha-se com um popular de Portugal, no gênero feminino: Constança.

Konstantin é um cognato do nome Constantino, a partir do latim Constantinus, derivado de Constans. O nome significa, literalmente, “constante”, ou seja, inabalável, inalterável, que não muda com o tempo.

Constantino, o Grande (272-337) foi o primeiro imperador romano a adotar o cristianismo, mudou o nome da capital do império romano de Bizâncio para Constantinopla (Istambul hoje).

Konstantin Levin é um famoso personagem do romance de Leo Tolstoy, "Anna Karenina".

O grão-duque Konstantin Pavlovich Romanov, filho do imperador Paulo I da Rússia e irmão mais novo de Alexandre I da Rússia.

Variantes: Kostadin (búlgaro), Kostadin (macedônio).

Diminutivos: Kostya (russo), Kosta (Búlgaro).

Outros idiomas: Kostandin (albanês), Constantijn, Stijn (holandês), Constantin (francês), Konstantine (Geórgia), Konstantinos, Gus (grego), Constantine (História), Costantino (italiano), Constantino (Late Roman), Konstantyn (polonês), Constantin Costache, Costel, Costică, Costin Dinu (romeno), Kostyantyn (ucraniano), Cystennin (Galês).

Para mim, o nome Konstantin tem duas facetas muito diferentes que harmonizam incrivelmente entre si: Ele tem uma conotação forte, misteriosa, e ao mesmo tempo é um nome aveludado, ondulante, uma qualidade que o torna agradável de dizer.

Apesar de não gostar, na maioria dos casos, da letra K como inicial, em Konstantin acho que ela faz toda a diferença – Constantin não teria a mesma graça.

O significado me faz pensar num homem calmo, culto, equilibrado e bem resolvido, mas não a ponto de ser monótono ou previsível. Em suma, é um nome equilibrado e poderoso.


E vocês, o que pensam sobre Konstantin



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário