domingo, 19 de julho de 2015

Zamora


Zamora, por muitos, não é considerado um nome próprio. Não é o tipo de nome que você encontrará em um site de Significado de Nomes, nem mesmo na minha principal fonte de pesquisa, o Behind The Name

Para mim, entretanto, é mais um nome feminino que se enquadra perfeitamente na categoria de Nomes Geográficos, como LorenaGeórgia e outros. A palavra é usada para nomear várias cidades, entre elas Zamora de Hidalgo, uma das cidades do estado de Michoacán, no México. A cidade mexicana foi nomeada em referência a cidade de Zamora, na comunidade de Castela e Leão, na Espanha. 

A etimologia do nome, segundo dados encontrados na Wikipédia, remete ao latim "civitas murata" ou cidade murada, por estar rodeada de morros, como também do vocábulo árabe Zamarat, que significa "esmeralda" e faz referência a fertilidade. 

Além de nomear várias cidades de países que falam espanhol - entre eles, Argentina, Chile e Equador - é usado como sobrenome, inclusive do futebolista chileno Ivan Luis Zamora, conhecido como Zamorano

Ele constitui-se como um dos meus guilty pleasures: Sempre gostei da letra Z e acabei pesquisando muitos nomes com essa inicial, mas poucos deles satisfizeram meus gostos pessoais. A sonoridade do "Z" misturado com "Amora", um nome da categoria "nomes de frutas, hippies" que está sendo bem aceito no Brasil.

Então, embora grande parte das pessoas não considere Zamora como um nome próprio, eu - por minha conta e risco - o promovi a essa categoria. 

Além disso, para Portugal, pode ser considerado bastante patriótico, como disse minha amiga Joana Recharte, por ser o nome da cidade espanhola onde foi assinado o Tratado de Zamora, que concedeu a independência ao reino de Portugal. Ainda segundo a Joana, na obra Alzire o  les Américains de Voltaire, um dos personagens principais é um inca chamado Zamoro: a literatura sempre colabora.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário