sábado, 15 de agosto de 2015

Adão & Adam



Adam e Adão: Duas grafias diferentes – inglês  e português – para o mesmo nome de origem hebraica que significa “homem”. Pode também significar “ser vermelho”, a partir da palavra hebraica אדם ('adam, referindo-se a cor avermelhada da pele humana.

Pode ainda ter origem na palavra acadiana “adamu”, que quer dizer “para fazer”. De acordo com o Velho Testamento, Adão foi criado a partir da terra por Deus (há um jogo de palavras com o hebraico אֲדָמָה ('adamah) que significa "terra". Ele e Eva foram supostamente os primeiros seres humanos, vivendo felizes no Jardim do Éden até Adão comer uma fruta proibida dada a ele por Eva.

Como um nome cristão, Adam/Adão tem sido comum desde a Idade Média, e recebeu impulso no mundo de língua inglesa após a Reforma Protestante. Um portador famoso foi o economista escocês Adam Smith, um dos principais pensadores do liberalismo.

A única forma feminina conhecida é Adamina, de origem no inglês. Em outros idiomas, Adão/Adam é encontrado como Aatami (finlandês), Akamu (havaiano), Adhamh (irlandês), Adamo (italiano), Adomas (lituano), Addy (inglês medieval), Adan (espanhol), Adem (turco)

Em São Paulo, foram registrados 55 meninos chamados Adam em 2014, segundo dados da Arpen/SP. Em compensação, não tivemos nenhum registro de Adão.

Algumas personalidades importantes com o nome Adam/Adão:

Adão de Bremen (século XI) — clérigo e teólogo, um dos mais importantes cronistas e historiadores alemães da Idade Média
Aidan de Lindisfarne (m. 651) — santo, também conhecido como o Apóstolo da Nortúmbria
Adam Copeland - lutador de wrestling, mais conhecido como Edge.
Adam Eaton - jogador profissional de beisebol estadunidense.
Adam Kennedy - jogador profissional de beisebol estadunidense.
Adam Lambert - cantor, compositor e ator estadunidense.
Adam Newton - futebolista inglês.
Adam Smith - economista e filósofo escocês.
Adam Timmerman - ex-jogador profissional de futebol americano estadunidense.

Adam Wainwright - jogador profissional de beisebol estadunidense.



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário