terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cedric & Cedrico

Cedrico Diggory, interpretado pelo ator
Robert Pattinson
O nome foi usado por JK Rowling no livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo” para o personagem Cedric Diggory, interpretado por Robert Pattinson. Porém, como no Brasil muitos nomes foram traduzidos (desde James para Tiago), a tradução brasileira acabou ficando com Cedrico. Esta forma do nome foi usada também no filme.

O nome Cedrico, portanto, é uma invenção dos tradutores brasileiros – junto com JK Rowling – para uma outra invenção: O nome Cedric também foi inventado por Sir Walter Scott para um personagem do seu romance Ivanhoe (1819). Aparentemente, ele baseou-se no nome real Cerdic, o nome do fundador do Reino semi-lendário de Wessex, no século VI.

No romance, que retrata a invasão normanda na Inglaterra, Cedric é um nobre saxão que mantem sua protegida Rowena a fim de que ela se case com o nobre Athelstane. Seu filho, Ivanhoé, se apaixona pela moça e é expulso de casa, por ser uma ameaça aos planos de Cedric. Mais tarde, quando todos os planos dão errado e Ivanhoé prova nos torneios de cavalaria ser um bravo soldado, o nobre perdoa-o e por fim aceita o casal, que se une em matrimônio.

O significado de Cerdic é incerto, mas não parece vir do inglês antigo e pode estar ligado ao nome britânico Caratacos – ou Caratacus (celta antigo), Caradog, Caradoc (galês). Esse nome, por sua vez, é derivado do elemento celta “Car”, que significa “amor”.
O nome Cedric também foi usado por Frances Hodgson Burnett para o personagem principal do seu romance “O Pequeno Lord” (1886). No clássico da literatura infantil, Cedric é um garoto carismático que ensina os valores da humildade ao seu altivo avô, de origem nobre e aristocrática.

Como se trata de um nome com ligações exclusivamente literárias e raro no “mundo real”, seria preciso muito amor pelos livros, muita dedicação pela literatura e muita coragem e ousadia.

E você, ousaria?




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário