domingo, 23 de agosto de 2015

Cid & Sid

.

Para quem gosta de nomes curtos, eis uma ótima opção: Cid/Sid, independente da grafia, é um nome bastante original em termos de Brasil.

O nome é um diminutivo de Sidney, que vem do sobrenome inglês (com a mesma grafia). Foi usado pela primeira vez como um nome dado em homenagem ao político executado Algernon Sidney (1622-1683). Outro portador notável do sobrenome era o poeta e estadista Sir Philip Sidney (1554-1586).

Por sua vez, o sobrenome Sidney deriva do nome de vários lugares na Inglaterra que significa, no inglês antigo, "toda a ilha", dos elementos "sid" (ampla) e eg (ilha). Outra teoria sustenta que se trata do nome de uma cidade na Normandia chamada "Saint Denis", embora não haja evidências concretas para isso. 

Curiosidades:

Rodrigo Díaz de Vivar (Burgos, Espanha, 1043 - Valência, 10 de julho de 1099) morreu com 56 anos, chamado El Cid (do mourisco sidi, "senhor") e de Campeador (Campidoctor, Campeão), foi um nobre guerreiro castelhano que viveu no século XI, época em que a Hispânia estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros (muçulmanos). Sua vida e feitos se tornaram, com as cores da lenda, sobretudo devido a uma canção de gesta (a Canción de Mio Cid), datada de 1207, transcrita no século XIV pelo copista Pedro Abád, cujo manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional da Espanha, um referencial para os cavaleiros da idade média.

Augusto José Sobral Cid (Horta, 1941-) é um cartunista e caricaturista político e ilustrador português.

Cid Moreira (Taubaté, 29 de setembro de 1927) é um jornalista, locutor e apresentador brasileiro em atividade desde 1947. Cid é famoso mundialmente por sua voz grave e singular, a qual impõe a sensação de um eco aos espectadores.


Cid Ferreira Gomes (Sobral, 27 de abril de 1963) é um engenheiro civil e político brasileiro. Atualmente, é filiado ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Foi governador do estado do Ceará por dois mandatos.



by






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário