sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Daenerys

Daenerys, interpretada por Emilia Clarke

Daenerys foi um nome inventado pelo autor George RR Martin para sua série "Crônicas de Gelo e Fogo". De qualquer forma, mesmo quando ainda estava lendo os livros e não assistindo a série, sempre me pareceu uma mistura de Daniela, com Damaris, com o religioso Régis Danese (maluquice "mode on").

No entanto, tinha uma outra coisa muito mais familiar. Escutava e não sabia dizer o que era, até estar pesquisando para escrever esse artigo: Daneris é uma marca de sapato. 

Bom, sendo o Martin um cara muito cuidadoso para escolher os nomes dos seus personagens, é certo que ele não se inspirou na marca de sapatos. Aliás, o nome dos Targaryen seguem uma lógica bem interessante de prefixos e sufixos. Com base em todos os nomes encontrados nos contos, até criou-se uma tabela no facebook - para fazer uma brincadeira de criar "o seu nome Targaryen" com base na sua data de nascimento.

O mais provável é que o autor tenha inspirado-se em Daniela (a maior prova disso é que a personagem é chamada carinhosamente de Danny) que significa "Deus é meu juíz", do hebraico. Mas é estranho Martin ter inspirado-se no hebraico para uma Targaryen, de modo que talvez possa vir de Diana, a deusa romana da caça. 



Daenerys Targaryen, a "Mãe de Dragões", é a filha do Rei Aerys II Targaryen e é um dos últimos membros sobreviventes da Casa Targaryen, junto com seu irmão Viserys. Ela é forçada a um casamento arranjado com Khal Drogo, um poderoso senhor da guerra Dothraki que ganhou seu poder ao vencer muitas batalhas, e lhe é dado o título de Khaleesi. 

Ela passou a maior parte de seu tempo em Bravos, vagando pelas Cidades Livres à procura de ajuda para retomar o Trono de Ferro de Westeros, mas as pessoas não levam seu irmão a sério e ele fica conhecido como "Rei Pedinte". A atriz inglesa Emilia Clarke retrata-a na adaptação televisiva "Game of Thrones", da HBO.

Atualmente, na 5a temporada e 5o livro, Daenerys erradicou a escravidão nas Cidades Livres e se tornou Rainha de Meeren.

Acho que a proximidade de Daenerys com Damaris/Daniela/Diana torna o som muito interessante. Nada de outro mundo, que não possa ser usado na vida real. Acho que as pessoas tem um receio em nomear seus filhos a partir de seus personagens favoritos, mas essa é uma grande besteira, já que a humanidade faz isso há séculos.

Portanto, se Daenerys é seu personagem favorito: use!
Agora, não se pode dizer o mesmo de Khaleesi (não é um nome, é um titulo, e colocar Calisse dá na mesma).


By



.


5 comentários:

  1. Amei a postagem vou colocar o nome da minha finha Daenerys porque sou muito fã dala é o nome é lindo💕💕

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em casa ja tem um damon(the Vampire diares)e agora terá uma Daenerys,amei a publicação e me convenceu ainda mais por o nome obrigada

    ResponderExcluir
  4. A minha irmã quer qui eu coloque o nome do meu bebê de Daenerys se for menina pensando bem até que é lindo esse nome e deu certo com o meu nome Daniela

    ResponderExcluir