quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Dalila & Delilah

.


"Vai buscar Dalila, vai buscar Dalila, ligeiro, ligeiro, ligeiro"... É quase impossível não cantar mentalmente a música de Ivete Sangalo quando se ouve ou lê esse nome. A canção "Cadê Dalila?" entranhou na nossa mente.


Mas para além disso, Dalila na verdade é um nome bíblico. Tem origem no hebraico, e significa "Delicado, fraco, definhando". O significado não é muito auspicioso. A história, menos ainda: No Antigo Testamento, ela é a mulher de Sansão, a quem ela trai em favor dos filisteus, cortando seu cabelo, que é a fonte de seu poder. Apesar de suas falhas de caráter, o nome começou a ser usado pelos puritanos no século XVII. 

O nome tem sido usado ocasionalmente no mundo de fala inglesa desde aquela época, na variante Delilah. A sonoridade do nome é muito boa, e sua aparência exótica e misteriosa talvez colabore para que o significado e a personagem bíblica passem despercebidos.

Ou então, as pessoas preferiram comprar a versão de que Dalila é a forma feminina do nome masculino árabe Dalil, que quer dizer "guia". Esse nome pode fazer algum sentido já que Dalila é um dos personagens das "Mil e uma Noites". O que não ajuda muito por que nos contos, Dalila é apresentada como "A trapaceira". 

Delilah/Dalila é um nome bom. Pessoas nomeiam suas filhas como Diana, embora que ela tenha sido descrita como uma deusa muito vingativa e ocasionalmente violenta. Pessoas nome de seus filhos Lorelei, mesmo sendo ela que atraiu os marinheiros para as rochas. O significado ou o fundo de um nome não significa necessariamente que ele está arruinado (com exceção eterna de Caim, Judas e Adolf Hitler...). 

Personalidades: Dalila Carmo, atriz portuguesa; Dalilah Polanco, atriz mexicana; Dalila Pereira da Costa, escritora, poetisa e ensaísta portuguesa; 


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário