sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Leopoldina

.
Leopoldina sempre foi um nome raríssimo. É a forma alemã, portuguesa e inglesa de Leopoldine – a forma feminina alemã de Leopold – mas é raramente encontrado em qualquer uma das nacionalidades.

Sendo a forma feminina de Leopold, deriva dos elementos germânicos Leud (povo) e Bald (audaz). A grafia foi alterada ao longo do tempo devido a associação com o latim “Leo”, ou seja, leão.

Este nome era comum na realeza alemã, primeiro com os Babenbergs e em seguida, com os Habsburgos.

São Leopold foi um  margrave da família Babenberg do século XII, da Áustria, e agora é considerado padroeiro do país. Também foi o nome de dois imperadores romanos e três reis da Bélgica. Desde o século XIX, o nome vem sendo usado ocasionalmente na Inglaterra, originalmente em honra de um tio da Rainha Victória, um rei da Bélgica, depois que ela nomeou assim um dos seus filhos.

Na Alemanha pode ser encontrado na variante Luitpold e no diminutivo Poldi. Em outros idiomas, podemos citar: Leudbald, Liupold (germânico antigo), Leopold (francês), Leopoldo (italiano), Leopoldo (Português), Leopoldo (Espanhol).

Maria Leopoldina da Áustria, que adotou esse nome ao chegar ao Brasil (e que na verdade, chamava-se Caroline Josepha Leopoldine Von Habsburg-Lothringen), nasceu em Viena em 1797 e morreu no Rio de Janeiro, em 1826 (aos 29 anos), foi arquiduquesa da Áustria, primeira imperatriz-consorte do Brasil, regente do Brasil durante oito dias e em 1826, Rainha consorte de Portugal.

Leopoldina de Bragança e Bourbon, cujo nome completo era Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon (Rio de Janeiro, 13 de julho de 1847 — Viena, 7 de fevereiro de 1871) era filha do imperador dom Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina. Recebeu o nome em homenagem a sua avó, a Imperatriz Leopoldina.

Em homenagem à Maria Leopoldina da Áustria, imperatriz do Brasil, foram nomeadas várias cidades, bairros, ruas, praças, localidades, e inclusive uma Escola de Samba.


Leopoldine Mimovich é uma artista plástica austríaca; Léopoldine Cécile Marie-Pierre Catherine Hugo era a filha mais velha do romancista, poeta e dramaturgo Victor Hugo e sua esposa, Adèle Foucher; Leopoldine Konstantin, uma atriz austríaca falecida em 1965; Leopoldina Fortunati, uma feminista, autora e teórica italiana, autora do livro “L'arcano della riproduzione: Casalinghe, prostitute, operai e capitale”. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário