domingo, 23 de agosto de 2015

Salomé

Salomé Jens

Salomé é um nome bastante exclusivo e destinado a pais com gosto muito exótico. O nome vem do aramaico Shalam-Zion (a paz de Sião), que acabou sendo encurtado para Shalamzu e depois, transliterado para o grego como Salomé.

Tem relação com o hebraico Shalom, que significa “paz”, e por isso lhe é atribuído o significado “pacífica”. Na Bíblia, há duas personagens chamadas Salomé: a neta de Herodes e uma das mulheres que testemunhou a crucificação de Jesus.

A personagem Salomé, que dança para Herodes e ganha como recompensa a cabeça de João Batista, não é uma associação muito boa ao nome. As várias pinturas feitas representando Salomé com a cabeça de João Batista em uma bandeja são repugnantes.

 Sua história foi contada na ópera, do mesmo nome, de Richard Strauss e depois numa peça de Oscar Wilde durante a metade do século XIX, que foi proibida de ser encenada na Inglaterra por conta da conotação bíblica.

Também foi o nome de uma Rainha da Judeia, Salomé Alexandra, a última antes de Roma assumir o controle da área. Como personagem contemporânea, pode citar a atriz americana Salome Jens.

Ele também é encontrado, no inglês e em outros idiomas, na grafia Salome e em polonês, na grafia Salomea.

É um nome interessante, não tem muitos registros (na verdade, no Brasil, não tem nenhuma menção em nenhum Ranking), e todas as pessoas o conhecem.


Existem também algumas versões não oficiais, que podem ser interpretadas como deturpações do nome, como por exemplo: Sally, Salomka, Salinka, Salomija e Salka.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário