quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tandara & Tândara

.

O nome Tandara (ou Tândara) em alguns casos, é familiar ao povo brasileiro, através da jogadora de vôlei brasileira Tandara Alves Caixeta, medalha de ouro pela seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Apesar da familiaridade do nome, Tandara não possui qualquer informação etimológica em nenhum site ou livro de onomástica/antroponímia disponível para consulta, do qual tenhamos acesso e possamos dizer que é confiável (afinal qualquer um pode inventar um significado e apresentá-lo como verdadeiro).

Poderia ser uma deturpação do nome Dandara – que também não tem significado conhecido, mas sabemos que é africano por ser o nome da esposa de Zumbi dos Palmares – ou então, uma variante de Tamara, ou quem sabe ainda, numa terceira opção, uma mistura desses dois nomes.

Se for uma variante de Tamara, o nome é árabe e literal, ou seja, o nome da fruta (tâmara). De alguma forma, parece muito com o “olho de Thundera” do desenho “ThunderCats”.

Mas o mais provável mesmo é que uma primeira pessoa em algum lugar desse país ou do mundo tenha inventado o nome e de repente foi copiado por algumas pessoas, e depois por outras. Essa invenção é bem recente, pois a principal referência que encontramos é a jogadora Tandara Caixeta.

A sonoridade é boa e trata-se de uma invenção aceitável. Não é um nome constrangedor ou que cause danos ao desenvolvimento e a personalidade da pessoa. Não é ridículo, vexatório ou possível de ser transformado em um apelido danoso. Infelizmente não tem significado e para a etimologia “oficial”, ele não existe.


Portanto, esse nome é uma página em branco: a sua história na humanidade terá que ser construída ao longo do tempo e, esperamos, positivamente. 



By




.

27 comentários:

  1. eu também sou Tandara...tenho 26 anos e sou de salvador. Já ouvi muitas histórias sobre meu nome, uns dizem que parece indígeno, outros na internet falam que é árabe e como citado acima também ouvir falar que pode ser africano. Que pena não saber o que significa, mas foi meu pai que escolheu e eu gosto muito do meu nome. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Tandara também e minha mãe diz que escolheu por conta de um livro

      Excluir
    2. Significa FRUTO DOCE

      Excluir
  2. e só depois de muitas pesquisas que eu descobrir que tinha uma jogadora de vôlei com o mesmo nome que o meu...fiquei muito surpresa!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não tem como saber o que significa e provavelmente foi inventado do zero.

    ResponderExcluir
  4. Bem, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, baseado no Censo de 2010), Tandara é o nome de 387 pessoas no Brasil. É raro, mas existem algumas por aí. O IBGE confirma a suposição de que ele é mais frequente no Sul, mas há também em outros estados. Na Bahia por exemplo são 15 Tandaras.

    Os nascimentos são restritos dentro da década de 80, 90 e 2000. Mas a maioria é na década de 90.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Tandara, e a origem desse nome é africano, com um significado simbolico de uma princesa africana que morreu afogada em um rio por causa de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal, poderia nos dizer a fonte dessa informação?

      Excluir
  6. Meu nome é Tandára, tenho 30 anos e sou de SC! :) e na época minha mãe tirou de um livro que contava a história de uma árvore e uma cachoeira. No caso era nome de uma personagem, mas não me recordo se era uma Índia ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tandara! Ajudaria muito se você pudesse nos dizer o nome do livro, seria muito legal, então o nome poderia passar a ser literário!

      Excluir
    2. Me chamo Tandara e minha mãe também fala que encontrou o nome em um livro

      Excluir
  7. Eu me chamo Valdeglécio e não há nenhum significado do meu nome, sou único com esse nome raro, pouca gente conhece ouviu falar e gostaria muito saber de onde é qual origem ou seu significado procurei e nada nem aqui tem sé alguém soube deixe aqui a baixo nos comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdeglécio, é bem provável que seu nome seja inventado, ou talvez a junção de outros nomes, por isso você dificilmente vai encontrar um significado> Mas não se preocupe, quem dará marca a seu nome é você mesmo, e por isso ele se tornará especial. Abraço.

      Excluir
  8. Me chamo Tandara também... e minha mãe tirou do desenho, juntou Thundera com Shitara, e formou Tandara.
    Já morei por um tempo no Marrocos, e para eles o meu nome significa fruto doce. E mais algumas coisas religiosas e de simbologia aramaica. Tenho 27 anos, quase 28.
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Sou e Tandara sou do sul

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Tandara tambem, e a minha mae tambem diz que tirou de um livro esse nome, mas ela nunca conseguiu recordar o nome, achei ate que pudesse ser história dela rs, mas sempre tive a curiosidade de saber qual era o livro. Pode me ajudar com o nome?

    ResponderExcluir
  11. Meu nome também é Tandara, tenho 25 anos e foi o meu pai que escolheu o meu nome. Ele disse ter lido em uma revista. Não sei qual rsrs. Mas eu amo o meu nome, acho lindo!

    ResponderExcluir
  12. Olá também me chamo Tandara tenho 22 anos e sou do Rio de janeiro duque de Caxias meu pai escolheu meu nome disse que viu na televisão e achou bonito e ele não sabe o que significa

    ResponderExcluir
  13. Gente! Estou estarrecida kkkk meu nome é Tândara kkk diferente, com o acento circunflexo kkkk sou a mais velha pelo jeito. Nasci em 89 e vou fazer 33 anos. Me arrepiei quando li que alguma pessoa inventou esse nome do zero... Meu pai disse que leu no paralama de um paralamas de um caminhão, mas estava escrito TâMdara, ele preferiu bom N e colocou o meu de Tândara. Será que foi ele quem criou esse nome? Mineiro, colocava nomes exóticos nós filho, sempre com base em pessoas importantes do estado e do mundo, e tbm de filmes. Para vcs terem uma noção, vejam os nomes dos meus irmãos kkkk Tercírio (que seria Tráulio, mas o cartório não aceitou, ufa! Kkkkk), Tanisléo, Teniel, Tom Welder e Tândara.

    Bjos minha charás, adorei saber q vcs existem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olah eu tambm sou Tândara com acento circunflexo sempre pensei k fosse a única mas achei charas aqui... amei...😘

      Excluir
    2. Olá, eu sempre achei que eu era a única. Vamos amigas?? Sou Tândara com o circunflexo

      Excluir
  14. pouco importa a origem, nome feio e estrambótico.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é lindo e o seu deve ser tão ridículo que escreveu anonimamente. Seu ridículo . Ass: Marcos

      Excluir
  15. Meu nome é Tandara e tenho 28 anos. Ele foi escolhido pela minha falecida avó que é de origem indígena. Minha bisavó era índia e na aldeia tinha uma moça com este nome. Minha avó nunca se esqueceu e colocou esse nome em mim quando eu nasci. Bom, essa é a história que mim mãe conta! Mas em outras pesquisas eu soube que era de origem árabe justamente pela explicação dada aqui! Queria realmente saber a origem do meu nome, acho importante.

    ResponderExcluir
  16. Minha filha tem o nome Thandara e tem 32 anos de idade. Eu escolhi o nome por ter visto uma reportagem no fantastico e, à época a reportagem era sobre "nomes diferentes que os pais colocavam nos filhos". Eu gostei de Thandara. Na repportagem disseram que significava menina guerreira. Hoje a médica Thandara é uma grande guerreira. Eu tenho certeza que acertei no nome.

    ResponderExcluir
  17. Sou Tândara, (com acento circunflexo) 36 anos então a pronúncia é diferente. Minha mãe sempre falou que era um nome indígena, já adulta ela falou que era nome de carro. Eu amo meu nome, e sempre me senti como ele. Única, raro, lindo, diferente, estranho...

    ResponderExcluir
  18. Me chamo Tândara Tatayra, o Tândara nao sei o pq minha mãe escolheu ja o Tatayra ela gostou pq é uma cobra indígena. Sou de Castanhal Pa . Atualmente moro em Blumenau Sc . E tenho 32 anos. Sofri bastante comnas pronuncias do meu nome. Hoje em dia so corrijo as pessoas quando tou afim . Mas meu nome quase não vejo. Me surpreendeu a quantidade de Tândaras . Rsrs

    ResponderExcluir