sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vanessa

.
O nome Vanessa foi inventado pelo autor Jonathan Swift para seu poema “Cadenus e Vanessa” (1726). Ele criou-o com base no rearranjo de silabas iniciais do nome de Esther Vanhomrigh, seu amigo íntimo.

Acabou sendo usado mais tarde para nomear um gênero de borboleta. Foi nome bastante raro até o século XX, altura em que se tornou bastante popular. Também é encontrado no idioma eslovaco na grafia Vanesa.

Embora se trate de uma invenção literária, o nome ganhou fama através da atriz britânica Vanessa Redgrave (1937). A grande popularidade na Espanha se deu através da filha adotiva do cantor Manolo Escobar. Uma portadora famosa é a cantora gótica Vanessa Paradis.

No Brasil, Vanessa foi um nome muito popular nas décadas de 80  e 90, e mesmo assim, ainda não caiu completamente em desuso.

Em São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP (2014) foram registradas 102 meninas chamadas Vanessa; Além disso, 20 meninas foram registradas com a grafia Wanessa. Enquanto isso, em Portugal encontra-se 24 registros de Vanessa no ano de 2014.



By




.

Um comentário: