quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Açucena

.

O nome Açucena deriva da flor no mesmo nome, que cientificamente é denominada Lilium candidum. Muitas vezes o termo açucena é estendido a outras espécies de plantas, como a Flor-da-Imperatriz, Tuquirá, Palma-de-são-josé e Estrela-do-norte (comum no Pará).

É uma variante de Azucena, nome espanhol, significa “Lírio de Madonna”, sendo Madonna uma das formas de se referir a Nossa Senhora. Azucena, possivelmente, é derivado do árabe e é, portanto, um cognato do hebraico "Shoshanah" e um parente distante do inglês "Susan".

Azucena, nessa grafia, aparece na ópera “Il Trovatore”, de Verdi. A história conta sobre uma cigana que foi condenada à fogueira por bruxaria, e sua filha Azucena, por vingança, rapta um dos filhos do Conde de Luna, que ainda era um bebê.

Açucena também é um município brasileiro no estado de Minas Gerais e existe uma emissora de televisão, chamada TV Açucena, com sede em Balsas, Maranhão.

É um nome usado predominantemente no nordeste do Brasil. Na novela Cordel Encantado (Rede Globo, 2011), a atriz Bianca Bin interpretou uma personagem chamada Açucena, que na verdade descobria mais tarde tratar-se da Princesa Aurora.

Antes disso, na novela Tropicaliente (Rede Globo, 1994), a atriz Carolina Dieckman interpretou também uma personagem chamada Açucena.

Mesmo com as duas mocinhas nas novelas brasileiras, o nome não se tornou popular, nem com a novela mais recente e nem há 16 anos.


Continua sendo original, raro e exótico. Um nome tipicamente brasileiro, com aquele gingado todo especial, com característica de algo muito nosso, enquanto país. 



By



.

6 comentários: