segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Augusta


Augusta é a forma feminina de Augustus, título romano que receberam os imperadores romanos, e destinado às mulheres mais importantes da corte imperial, em geral a esposa, mãe e filha ou nora do imperador reinante. Significa venerável.

Ele foi introduzido na Grã-Bretanha quando o rei George III, um membro da Casa Alemã de Hanover, deu este nome à sua segunda filha no século XVIII.
Variante:  Auguste (Alemão)

Diminutivos: Gusta (holandês), Gussie (inglês)

Formas masculinas: agosto (alemão), Augusto (italiano), Augusto (Português), Agosto (polonês), Augustus, Guus (holandês), agosto, Gus (Inglês), Augustus (Ancient Roman)

Outras línguas: Avgusta (esloveno)

Augusta de Saxe-Gota-Altemburgo (Gota, 30 de novembro de 1719 – Londres, 8 de fevereiro de 1772) foi a Princesa de Gales de 1736 até 1751. Ela é uma de apenas três Princesas de Gales a nunca se tornarem rainha consorte. Seu filho mais velho ascendeu ao trono como Jorge III do Reino Unido em 1760, já que seu marido Frederico, Príncipe de Gales, havia morrido nove anos antes. Ela teve uma filha e uma neta também chamadas Augusta.

A bisneta da primeira Augusta também se chamou assim,  Augusta de Cambridge (19 de julho de 1822 - 5 de dezembro de 1916) foi um membro da família real britânica, uma neta do rei Jorge III do Reino Unido. Casou-se com o grão-duque de Mecklemburgo-Strelitz e tornou-se grã-duquesa.

Sendo um título usado por imperadores romanos e na forma feminina, para mulheres da família do imperador, ele é um nome bastante formal e grave. Para contribuir com isso, ele foi usado por monarquias para nomear princesas e outros membros da nobreza. Aparentemente, isso torna o nome ainda mais cerimonial.

Mas ainda assim, não se pode negar que é um nome adorável, gentil e sofisticado. O fato de ser bastante usado no Brasil em sua versão masculina, o torna familiar aos ouvidos das pessoas. Uma Augusta ou Maria Augusta sempre dará a impressão de ser nobre, aristocrática. Alguns podem considerar isso um pouco esnobe, mas não desabona o nome.



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário