domingo, 6 de setembro de 2015

Castiel

.
O site Behind The Name aponta Castiel como significando "escudo de Deus" em hebraico. Segundo o mesmo site, no hebraico é comum incorporar o nome de deus ou de alguma divindade a nomes próprios. No caso, todo sufixo "el" tem ligação com Deus (Gabriel, Rafael, Daniel, Emanuel). 


Ainda consta, no BTN que Castiel pode ser uma variante de Cassiel. É dificil saber pois o nome Castiel não aparece na Bíblia. Textos posteriores - e que não são fontes confiáveis - dizem que Castiel é o anjo que preside as quintas-feiras (??). 



É bem mais provável, entretanto, que o nome Castiel tenha sido inventado para o protagonista da série de Televisão "Supernatural, interpretado pelo ator Misha Collins. Castiel é um anjo que faz amizade com os personagens Sam e Dean Winchester. O uso moderno deste nome, com certeza é associado a este personagem. 



De acordo com o site Wikipédia, 


"É um anjo que aparece pela primeira vez na quarta temporada, e é usado para introduzir temas da teologia cristã à série. Na história, Castiel traz Dean Winchester de volta do inferno e frequentemente ajuda ele e seu irmão Sam em suas batalhas com vários demônios e anjos ao longo do caminho. Durante suas viagens com os Winchester, Castiel desenvolve amizades com ambos os irmãos. Como um anjo, possui uma série de habilidades sobrenaturais, incluindo a capacidade de matar demônios. Inicialmente, o personagem demonstra completa devoção a Deus e pouca emoção. No entanto, suas interações e experiências com Sam e Dean Winchester, assim como certas revelações sobre Deus e seus companheiros anjos, têm um efeito humanizador nele. Isto, apesar do estresse e danos que causam ao seu caráter, lhe permite desenvolver uma vontade independente com o progresso da série e ajuda a mostrar temas relacionados com o livre arbítrio".

Apesar de sua origem ser, realmente, a invenção do nome para a série, Castiel tomou fácil um espaço no gosto das pessoas. Sendo semelhante a vários outros nomes terminados em "el", e com uma sonoridade que lembra a palavra castelo, começaram surgir alguns registros no Brasil. 


Em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com a Arpen/SP, foram computados 12 registros do nome Castiel; 




By


.

4 comentários:

  1. Juliana, amei o seu trabalho e o blog tbm é claro, conheci agora, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. E o nome do meu filho Castiel tem 02 anos

    ResponderExcluir
  3. Acho o nome lindo, estou grávida e vou registrar meu filho com esse nome, já tive que escutar algumas críticas, mas tudo bem, meu filho, minha escolha.

    ResponderExcluir
  4. O meu se também se chamará Castiel. Meu marido que escolheu ambos somos fãs da série.

    ResponderExcluir