sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Xavier

.
Xavier, ou Javier em espanhol, é um nome derivado da cidade basca Etxaberri, que significa “casa nova”. Este era o sobrenome do padre jesuíta São Francisco Xavier (1506-1552). Ele era um missionário na Índia, Japão e China, por isso é considerado o santo padroeiro do Oriente e missionários. Seu sobrenome desde então tem sido adotado como um nome dado em sua honra, principalmente entre os católicos.

Variantes: Xavior, Xzavier, Zavier (Inglês), Javier (Espanha)

Diminutivo:  Xavi (Catalão)

Formas femininas:  Xavia, Xaviera, Zavia (inglês)

Outros idiomas:  Xabier, Xabi (basco), Xabier (Galego), Xaver (alemão), Saverio (italiano), Ksawery (Polonês)

Xavier (em espanhol: Javier; em basco: Xabier) é um município da Espanha da província e comunidade foral de Navarra.

Francisco Xavier Ferreira Marques (Itaparica, 3 de dezembro de 1861 — Salvador, 30 de outubro de 1942) foi um jornalista, político, romancista, poeta e ensaísta brasileiro. Foi eleito em 24 de julho de 1919 para a cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras.

Xavier Le Pichon (18 de junho de 1937) é um geofísico francês. É conhecido por seu modelo de placas tectônicas (1968). É professor do Collège de France.

Xavier Malisse (Kortrijk, 19 de Julho de 1980) é um tenista profissional belga, conquistou seu melhor resultado na semifinais de Wimbledon de 2002, perdendo para David Nalbandian, e foi campeão em duplas de Roland Garros em 2004, ao lado do compatriota Olivier Rochus, seu principal parceiro de duplas, foi top 20, quando em 2002 alcançou o 19° posto, no ranking da ATP.

Xavier Bettel (Cidade de Luxemburgo, 3 de março de 1973) é um político e advogado luxemburguês, atual Primeiro-ministro do Luxemburgo e ex-prefeito da Cidade de Luxemburgo, ex-membro da Câmara dos Deputados e do conselho comunal, representando o Partido Democrata.


E para finalizar, quem não conhece o professor Charles Xavier, de X-men? No filme, X-Men: Primeira Classe, ele foi interpretado por James McAvoy.




By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário