sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Agnes




Agnes é o nome de uma das personagens de “Meu malvado favorito” (Gru – O Maldisposto, em Portugal e Despicable Me, na versão original). Ela é bastante querida pelas crianças – e adultos também – e talvez por isso se torne um nome mais popular daqui para frente.
Embora comece com inicial diferente, Agnes é uma versão de Inês, que não é muito usado para a geração atual no Brasil, mas é o 8º colocado no ranking de Portugal.
Ambos os nomes derivam do grego Hagne, que teve origem em Hagnos, cujo significado é “casta”, “pura”. Se tornou um nome popular no mundo cristão através da popularidade de Santa Agnes de Roma (também conhecida como Santa Inês de Roma), uma mártir cristã perseguida pelo imperador Diocleciano.
Agnes acabou ficando associado à palavra latina agnus, “cordeiro”, e a santa é frequentemente representada com um cordeiro no colo. O nome possui ainda outras variações:
Variantes: Annis, Inez, Annice (Inglês), Agneta, Agnetha (sueco), Agnetha (norueguês), Agnete, Agnetha, Agnethe (dinamarquês), Hagne (grego)
Diminutivos: Aggie, Nancy (Inglês), Nes, Neske (holandês)

Outras línguas: Oanez (Breton), Agnes (Catalão), Agneza, Ines, Janja, Nensi (croata), a idade (Estónia), Aune, Iines (finlandês), Agnes, Inês (francês), Agnes, AGI (húngaros), Aignéis, Nainsí (irlandês), Agnese, Ines (italiano), Agnese, Agnija (letão), Nes, Neske (limburguês), Agne (lituano), Agnija (macedônio), Agnieszka, Jagienka, Jagna, Jagusia (polonês), Inês (Português), Agnessa (russo), Agnija, Janja (sérvio), Agnesa (eslovaco), Ines, Neza (esloveno), Inés (espanhol), Ninho, Nesta (Galês).

Agnes sempre foi um nome bastante popular nos países de língua inglesa. Mas em países de língua portuguesa, o nome não tem tanta abertura. Mas talvez isso esteja sendo superado: Em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP, foram contabilizados 114 registros de Agnes, empatado com o nome Vívian, por exemplo, que é bem conhecido dos brasileiros.

Conforme os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Agnes é o nome de 7.718 pessoas do sexo feminino no país, sendo que a maioria delas nasceu nos anos 2000. 


By



.

Um comentário: