terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ângela



Ângela é a forma feminina de Angelus, derivando do latim medieval, que nomeou a criatura celestial conhecida como “Anjo”. Na verdade, anjo vem da palavra grega αγγελος (angelos), que significa "mensageiro".

Variantes: Angelia, Angelle (Inglês), Anzhela (russo)

Diminutivos: Angie (Inglês), Angelina, Lina (italiano), angelien (holandês), Anzhelina (russo)

Formas masculinas: Anjo (Inglês), Angelino, Angelo (italiano), do anjo, Angjelko (macedônio), Angelus (Final de Roman)

Outras línguas: Anđela, Andjelka, Andja (croata), Anděla (Checo), Angèle, Angeline (francês), Angela (húngaro), aingeal (irlandês), Aniela, Angelina, Anielka (polonês), Ângela (Português), Anđela, Andjela, Andja (sérvio), Ángela, Angelina, Angelita (Espanhol).

Em Portugal, no ano de 2014, contabilizou-se 40 registros de Ângela. No Brasil, no único estado que disponibiliza registros, São Paulo, no mesmo ano registrou-se Ângela 20 vezes, e Angela sem acento foi registrado 108 vezes.

Podemos citar várias personalidades como Ângela Bismarchi, modelo brasileira; Ângela Leal, atriz brasileira; Angela Merkel, chanceler alemã; Ângela Vieira, atriz brasileira.


No livro Eragon, temos um personagem fictício chamado Angela. Ela é uma espécie de bruxa e herbolária, presente nos livros da série Ciclo da Herança de Christopher Paolini. Possui uma loja na cidade de Teirm, mas, como uma aliada do grupo dos Varden, gasta o tempo considerável com os rebeldes em Farthen Dûr e em Surda. É acompanhada frequentemente por um menino-gato chamado Solembum.


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário