sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ariane

Princesa Ariane Wilhelmina Máxima Inês


Ariane, grafado também como Ariana, é a forma francesa de Ariadne. Significa, nessa lógica, “mais sagrado”, composto dos elementos do grego αρι (ari) "mais" e αδνος (adnos) "santo". Na mitologia grega, Ariadne era a filha do rei Minos. Ela se apaixonou por Teseu e o ajudou a escapar do labirinto e do Minotauro, mas mais tarde foi abandonada por ele. Eventualmente, ela se casou com o deus Dionísio.

Outra variante do nome é Aryana, e aqui estão listadas suas grafias em outros idiomas: Ariadna (Catalão), Arijana (croata), Ariane (holandês), Ariane, Arianne (francês), Ariane (alemão), Ariadne (mitologia grega), Arianna (italiano), Ariadna (polonês), Ariadna (russo) , Ariadna (Espanhol).

De acordo com os dados da Arpen/SP, em São Paulo, no ano de 2014, foram registradas apenas 16 meninas chamadas Ariana. Já Ariane, a forma francesa, holandesa e alemã do nome, obteve 67 registros.

Ainda, obteve 23 registros o nome na grafia Aryane, e outros 23 na grafia Ariany. Assim, de acordo com essa amostragem do estado de São Paulo, Ariana/Ariane é um nome raro e incomum.

É um nome que tem uma aura nobre, encaixaria bem em uma princesa ou rainha. Porém, infelizmente, tem a conotação racista por ser muito associado à “raça ariana”, conceito racial em voga no início do século XX, principalmente na Alemanha nazista.

Ariana dos Países Baixos, princesa de Orange Nassau (nascida Ariane Wilhelmina Máxima Inés a 10 de abril de 2007, em Haia) é a terceira filha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e da rainha Máxima dos Países Baixos. Ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono, atrás das duas irmãs mais velhas, as princesas Catarina Amália e princesa Alexia.

Ariane Colombo é uma modelo brasileira que conquistou a terceira colocação no Concurso Miss Brasil 2005 e ganhou o direito de representar o Brasil no Miss Beleza Internacional 2005, concurso este que ela conseguiu se classificar entre as 12 semifinalistas. É a primeira capixaba a ostentar o título de Miss Brasil Internacional e terceira a conquistar um título principal de beleza no Brasil.

Ariane Mnouchkine (Boulogne-sur-Seine, 3 de março de 1939) é diretora de teatro e cinema francesa, de renome mundial, fundadora do Théâtre du Soleil em Paris (1964), coletivo teatral que se instala na Cartoucherie de Vincennes em 1970. Uma diretora ligada principalmente ao teatro de vanguarda, sua vitoriosa trajetória representa um marco na entrada da mulher num mercado de trabalho majoritariamente masculino.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário