sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Adônis

Para ilustrar, foto do modelo considerado homem mais bonito do mundo, que na verdade, se chama Omar.

Adônis, ou então Adonis, é um nome que deriva da palavra semita “Adonai”, que significa, “Senhor”, no sentido de divindade. No mito grego, Adônis era um jovem pastor que foi morto enquanto caçava um javali. A flor da anêmona teria surgido do seu sangue. 

Já que ele era amado por Afrodite, Zeus permitiu que ele fosse devolvido à vida durante um período do ano. Os gregos pegaram emprestado esse personagem a partir de várias tradições semitas, daí a origem do nome semita estar misturada com a mitologia grega.

Considero Adônis um nome másculo e requintado. Porém, muitas pessoas hesitariam em dar um nome de menino que é sinônimo ao ideal de beleza masculina, pois nem sempre a pessoa poderá corresponder a esse ideal. 

Isso pode transformar Adônis num nome difícil de carregar. Tanto que, numa breve pesquisa pelo Google Imagens, se digitar “Adônis” automaticamente resgata uma série de imagens de estátuas gregas com aquele ideal de beleza helênico.

No Behind The Name, um dos usuários comentou: “Se você estiver indo dar à luz a um imortal, um homem atraente no auge de sua vida, este nome é perfeito. Mas se você acha que pode estar carregando um ser humano normal, seria melhor escolher um nome com menos reputação”.


De qualquer modo, vários nomes significam qualidades de beleza, força, coragem, e isso não quer dizer necessariamente que a pessoa que o carrega será automaticamente bela, forte e corajosa. Isso é muito relativo e precisamos desconstruir alguns estereótipos. Por exemplo: o que é um ideal de beleza? O que é um padrão de beleza? Isso é mesmo necessário? 

Considerar Adônis um nome inviável por conta do personagem do mito grego ter sido um modelo de beleza helênica não quer dizer que necessariamente isso precise ser reproduzido hoje. Por isso, acredito que o nome Adônis seja uma ótima alternativa para os dias atuais. Além disso, é raro: Em São Paulo, no ano de 2014 (Arpen/SP), não há nenhum registro do nome Adônis



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário