domingo, 8 de novembro de 2015

Afrodite

.
O nome Afrodite tem significado desconhecido, possivelmente de origem fenícia. Afrodite era a deusa grega do amor, cujo alter ego era a deusa romana Vênus. Ela era esposa de Hefesto e mãe de Eros, o cupido. Os gregos ligaram seu nome a αφρος (aphros) "espuma", resultando na história que ela nasceu da espuma do mar. 

Outras línguas: Aphrodisios, Aphrodisia (em grego antigo), Afroditi (grego)

O culto à deusa grega Afrodite foi influenciado pelos cultos de Astarte, na Fenícia, e sua cognata, Ishtar, dos acádios. Ambas eram deusas do amor e seus atributos e rituais foram incorporados a Afrodite. 

Os principais mitos envolvendo a deusa são: a saga da Guerra de Troia, em cujo início e desfecho ela teria tido participação ativa, protegendo a cidade de Troia e os amantes Helena e Páris; sua perseguição a mortais que a ofenderam, como Psiquê e Hipólito; as bênçãos dadas a fiéis como Pigmaleão para viverem com suas amadas; e seus diversos casos amorosos, como Ares e Adônis.

Na ilha de Chipre ela foi chamada de Kypris, também conhecida como Cytherea. Ela é associada com golfinhos, pombas, cisnes, romãs e tílias. O nome ainda é usado na Grécia Moderna e não é incomum. Mas pelo fato de ser uma deusa muito conhecida, e nomear uma penca de motéis e outros estabelecimentos do tipo, pode se tornar um incomodo para sua portadora. Até por que, uma mulher comum dificilmente pode ser vista como uma deusa do amor e daqui a pouco seu nome dificultaria ser levada à sério.

Portanto, é um nome bastante ousado para um ser humano, especialmente se essa pessoa não tem nenhum contato com a cultura grega. Afrodite é demasiada difundida pela humanidade e por isso o nome se tornou um pouco caricato. 

Se, de qualquer forma, a pessoa quer mesmo homenagear a deusa Afrodite, talvez Afrodísia seja uma opção melhor. Porém, o apelido "Afro" continua. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário