quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Aidê & Haydée

.
Aidê é um aportuguesamento do francês Haydée, que origina-se de Haidee e foi criado por Lord Byron, em Dom Juan (1819), talvez na intenção de derivar da palavra grega αιδοιος (aidoios)  que quer dizer "modesta e reverente". Mais tarde foi usado por Alexandre Dumas para um personagem em 'O Conde de Monte Cristo "(1844). 

Haydée foi o nome da personagem de Cristiane Torloni, na novela América, exibida na Globo em 2005, uma socialite cleptomaníaca. 

Haydée Figueiredo é atriz brasileira, conhecida por sua significativa carreira no teatro e participação em telenovelas. Sua última atuação em novelas foi em Cristal, exibida em 2006 pela SBT. Haydée Tamara Bunke, também conhecida como Tania, foi uma guerrilheira comunista que lutou ao lado de Che Guevara na Bolívia. Quando morta, seu corpo foi levado ao hospital de Vallegrande, no mesmo local para qual foi levado o corpo de Che.

É um nome raro em língua portuguesa, pela escrita e pela terminação. Se torna atrativo pois ao mesmo tempo em que é feminino, a forma como termina é incomum a maioria dos nomes para meninas. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário