quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Antenor




O primeiro elemento desse nome é derivado de qualquer ἀντ grego (ant) "em vez de" ou de αντι grego (anti) "contra". O segundo elemento é derivado do grego ανηρ (Aner) "homem". Na mitologia grega, Antenor era um conselheiro do rei Príamo, durante a Guerra de Tróia.

Antenor de Veras Nascentes (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1886 — 6 de setembro de 1972) foi um filólogo, etimólogo, dialectólogo e lexicógrafo brasileiro de grande importância para o estudo da língua portuguesa.

Antenor de França Navarro (João Pessoa, 1898 — 26 de abril de 1932) foi um político brasileiro. Iniciou seus estudos em João Pessoa e conseguiu se formar em engenharia. Foi um dos principais líderes da Revolução de 1930.

Antenor Tavares (Tijucas, 20 de março de 1921) é um advogado e político brasileiro.

2207 Antenor é um asteroide troiano de Júpiter localizado no ponto de Lagrange L5 do planeta. Foi descoberto em 19 de agosto de 1977 por Nikolai Stepanovich.


Antenor foi um escultor grego do período Arcaico, ativo em Atenas no final do século VI a.C. A ele se atribui o grupo escultórico de Harmódio e Aristogíton.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário