sábado, 28 de novembro de 2015

Ariadne

.
O nome Ariadne significa “mais sagrado”, composto dos elementos grego-cretenses Grego αρι (ari) "mais" e αδνος (adnos) "santo".

A Ariadne da mitologia grega apaixonou-se por Teseu e o ajudou a escapar do labirinto e do Minotauro, mas mais tarde foi abandonada por ele. Depois ela casou-se com o deus Dionísio e ele lhe deu o dom da imortalidade.

Outras línguas: Ariadna (Catalão), Arijana (croata), Ariane (holandês), Ariana, Arienne, Aryana (Inglês), Ariane, Arianne (francês), Ariane (alemão), Arianna (italiano), Ariadna (polonês), Ariadna (russo), Ariadna (Espanhol)

É um belo nome com conexões mitológicas impressionantes. Tem uma sonoridade elegante e admirável, além do significado encantador. É um nome exótico que se encaixa perfeitamente no mundo moderno.

Ariadne foi uma imperatriz-consorte bizantina, esposa dos imperadores Zenão e de seu sucessor Anastácio. Ariadne Oliver é um personagem recorrente nos romances de Agatha Christie. Ela é uma escritora de mistério, e em várias histórias ela ajuda Hercule Poirot a resolver mistérios usando a “intuição feminina”.  Ariadne Artiles é uma modelo espanhola; Ariadne Díaz é uma atriz mexicana; Ariadne auf Naxos é uma ópera composta pelo alemão Richard Strauss;

Tem até uma frase de Nietzsche que menciona o nome: “Um homem labiríntico nunca procura a Verdade, mas apenas a sua Ariadne”. 



By



.

Um comentário:

  1. Bom, eu gosto muito desse nome, principalmente depois que li um texto sobre essa passagem do Nietzche e você entende o que é o homem e o além do homem (https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2015/06/28/misterio-de-ariadne-segundo-nietzsche-gilles-deleuze/). Toda a teorização que o filósofo faz sobre o conto grego é fantástico. Bom, sobre o significado "sagrado", temos outros nomes como Olga, Layla (porque em alguma língua Olga significa Laila) e Sancha (que rima com lancha). Só que Ariadne, na minha opinião, é o que mais se destaca (positivamente). Eu tenho dúvidas quanto a fala...se a entonação fica no "a" -> Ari(á)dne ou em um "i" mudo (que acho que ficaria muito mais bonito) -> Ariad(í)ne. Acho que tinha uma trans em algum big brother que adotava esse nome. É um nome que não passa desapercebido. Ele tem presença, classe e é sonoro. Por outro lado, eu não gosto de Ariana ou de Ariane (duas pessoas com esse nome tinham graves problemas de conduta)...não sei se é assim com alguma Ariadne. Sendo sincera, dos nomes com início "Ari" acho que só gosto desse...não consigo gostar de Ária... e Ariella tem vezes que gosto e outros não. De qualquer forma Ariadne forma o apelidinho fofo de "díne" ou "didi". Parece o nome de uma estrela do céu! ^^

    ResponderExcluir